Catálogo das Disciplinas de Pós-Graduação/FEEC - 1º Semestre de 2013

Observação: Os horários das disciplinas são mostrados utilizando a seguinte representação: "208" significa "Segunda-feira às 8 horas".





Disciplinas Regulares


IA006 - Tópicos em Sistemas Inteligentes II (Turma B)

Dados da Disciplina

Ementa
Neste curso, desenvolveremos um laboratório introdutório sobre o uso de arquiteturas cognitivas aplicadas ao controle de criaturas artificiais. Arquiteturas cognitivas são arquiteturas computacionais de uso geral que provêm a infra-estrutura básica para a construção de "mentes artificiais" para agentes artificiais, sejam estes agentes físicos, tais como robôs e veículos autônomos, ou virtuais, tais como "players" em jogos de computador. Essas arquiteturas utilizam-se de modelos cognitivos da mente humana, de forma a implementar versões computacionais de habilidades cognitivas, tais como percepção, emoções, memória, tomada de decisão, comportamento reativo e deliberativo, motivações, e em alguns casos até mesmo consciência e emergência de linguagem. Neste laboratório, estudaremos algumas das mais populares arquiteturas cognitivas: SOAR, Clarion e LIDA, desenvolvendo experimentos práticos, utilizando as linguagens Java e C#, que permitirão ao aluno compreender o funcionamento destas arquiteturas e sua utilização no desenvolvimento de sistemas de controle inteligente. É pré-requisito para este curso a habilidade de programação em Java, uma vez que a grande maioria dos experimentos se dará por meio de programas desenvolvidos nessa linguagem.

Bibliografia

IA012 - Segurança em Comunicação de Dados (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Criptografia Simétrica: Técnicas, Algoritmos e Usos. Criptografia Assimétrica: Logaritmos Discretos, Fatoração de Inteiros, Curvas Elípticas, Protocolos de Autenticação e Assinaturas Digitais; Aplicações de Segurança para e-mail, Web e IP; Segurança de Sistemas : Invasões, Vírus, Firewalls.

Bibliografia

IA015 - Modelagem Computacional de Dados (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução a Modelagem Computacional de Dados. Modelagem Computacional de Sistemas e de Séries Temporais Multivariáveis. Elementos de Álgebra Linear e Álgebra Linear Numérica. Computação de Algoritmos Numéricos. Projeções, Decomposição em Valores Singulares, Matriz Pseudo-inversa e Solução de Mínimos Quadrados em Subespaços. Realização, Operador de Hankel e Fundamentos para Modelagem de Dados no Espaço de Estado. Aplicações.

Bibliografia

IA353 - Redes Neurais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Paradigmas computacionais. Ciências da cognição. Modelos elementares de neurônios: discretos e contínuos. Estruturas de processamento com alto grau de conexão. Redes neurais; arquiteturas básicas. Aprendizado através de redes neurais: estratégias e algoritmos. Redes multicamadas. Redes auto-organizadas. Aplicações: reconhecimento de padrões, controle, séries temporais. Laboratório.

Bibliografia

IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma S)

Dados da Disciplina

Ementa
Curso baseado em projetos práticos utilizando as linguagens de programação Python e C/C++ desenvolvidos no ambiente Adessowiki, abordando os seguintes tópicos: 1. Processamento de imagens: representação, manipulação e visualização de imagens; histograma, filtragem; detecção de bordas, processamento morfológico; limiarização, rotulação, segmentação, transformada de Hough, textura. 2. Geometria da imagem: transformações geométricas; perspectiva; modêlo de câmeras; calibração. 3. Reconhecimento de padrões: classificação supervisionada e não supervisionada, classificação linear, regressão logística, regularização, redes neurais, SVM, escolha de atributos, redução de dimensionalidade, avaliação da aprendizagem. A dinâmica do curso será utilizar a aplicação de reconhecimento de placas de veículos como meio de exercitar os diversos conceitos e técnicas acima. O curso terá uma abordagem incremental baseado num protótipo real em funcionamento a ser aprimorado no decorrer do curso. Os problemas serão resolvidos a partir de várias soluções a serem implementadas com técnicas da literatura ou desenvolvidos durante o curso. As soluções serão comparadas no ambiente Adessowiki com o objetivo de divulgação dos resultados na forma de relatórios e artigos. Este curso não é introdutório e exige conhecimento prévio de processamento de imagens. Requisito fundamental para o curso é experiência em programação em C/C+, MATLAB ou Python. Maiores informações em: http://www.adessowiki.org

Bibliografia

IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma M)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução à Interconexão de Redes; Arquitetura Internet; Protocolos de Roteamento: OSPF, BGP, PNNI; Roteamento Flat x Roteamento Hierárquico Novas Arquiteturas de Rede: Redes Overlay, Redes Peer-to-Peer, DHTs - "Distributed Hash Tables"; Novas arquiteturas de Rede: Redes Orientadas a Conteúdo Novas Arquiteturas de Centros de Dados (Data Centers) Redes Definidas por Software (SDN-Software Defined Networks)

Bibliografia

IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI (Turma S)

Dados da Disciplina

Ementa
O curso versará sobre aspectos das contribuições e das vidas de Alan Turing e Claude Shannon, duas figuras centrais para o que se pode denominar, de maneira ampla, ciência da informação. Haverá aulas expositivas e discussões - embasadas pela análise de trabalhos originais - sobre pontos de convergência entre as idéias de ambos os pesquisadores acerca de temas como computabilidade, inteligência artificial e xadrez computacional. Na etapa final do curso, ocorrerão seminários realizados pelos alunos.

Bibliografia

IA535 - Teoria de Sistemas Não-Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Equações diferenciais não lineares, existência de solução. Plano de fase e linearização harmônica. Estabilidade. Critérios clássicos de estabilidade: Nyquist, Lyapunov e Popov. Robustez de sistemas lineares. Sistemas com comutação e sistemas variantes no tempo

Bibliografia

IA543 - Otimização Não-Linear (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Funções, gradiente e Hessiano. Teorema de Taylor. Condições de otimalidade. Teorema de Kuhn-Tucker. Lagrange e dualidade. Método do Gradiente e Newton. Método das direções conjugadas. Métodos Quasi-Newtonianos, métodos do gradiente projetado e gradiente reduzido. Métodos de penalidade e lagrangeano aumentado. Programação quadrática e métodos de Lagrange. Programação convexa.

Bibliografia

IA718 - Tópicos em Sistemas Inteligentes (Turma E)

Dados da Disciplina

Ementa
Objetivo: Imersão intelectual em filosofia e teoria crítica na área de Engenharia Elétrica e de Computação, como uma experiência avançada e inovadora através da discussão de documentários em vídeos, sobre assuntos da área. Dinâmica da disciplina: A disciplina contará com aulas expositivas dos professores, visando debates e discussões através de documentários sobre temas de interesse da área. Tópicos Gerais em Engenharia Elétrica e de Computação Cada aluno deverá elaborar uma resenha por semana, num total de 14 resenhas ao longo do semestre, sobre os documentários apresentados em sala de aula. Além disso, serão recomendados textos de leitura complementar sobre os quais também devem ser feitas resenhas. Para a última aula, cada aluno deverá elaborar e apresentar um trabalho informativo, por exemplo um video, sobre seu trabalho de tese ou dissertação. Alguns tópicos a serem abordados: Tesla  Sua vida de cientista inventor, visionário e suas criações e divergências com Thomas Edison. Thomas Edison. Além da Luz elétrica. Represa de Hoover  Energia Elétrica como subproduto. Usinas Elétricas. Hidroelétrica de Simplício. Usina Termoelétrica. Maglev. Magnetismo. Raio Laser  Aplicações e Energia. Baterias. Itaipu - sua construção. Veículos Elétricos.

Bibliografia

IA725 - Computação Gráfica I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Dispositivos Gráficos. Visão introdutória à modelagem geométrica. Noções básicas de cor. Transformações Geométricas. Transformações de Visualização. Recortes. Técnicas de Rasterização. Visibilidade. Noções básicas de modelos de iluminação. Tonalização. Princípios básicos de Rendering. Visão introdutória à textura.

Bibliografia

IA727 - Computação Gráfica II (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Discussão do estado da arte em Síntese de Imagens: Aspectos físicos da interação luz-objetos; Percepção humana; Modelos para representação de cor; Detalhamento das diferentes possibilidades de modelagem (aproximação) da interação luz-objetos; Recentes avanços em Rendering.

Bibliografia

IA743 - Transdução de Grandezas Biomédicas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Noções gerais sobre transdutores para medições de parâmetros e variáveis em organismos vivos. Eletrodos para medição de biopotenciais. Princípio de funcionamento de transdutores para medições de temperatura, deslocamento, velocidade, aceleração, força, pressão e fluxo, com aplicação biomédica.

Bibliografia

IA744 - Aplicações de Engenharia ao Estudo de Fenômenos Biológicos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Biologia celular. Biofísica básica e a fisiologia dos tecidos excitáveis: Nervos e músculos estriados, cardíaco e esquelético. Aplicações específicas das ciências exatas no estudo de fenômenos biológicos (sistema nervoso, sistema auditivo, sistema visual, sistema cardiovascular).

Bibliografia

IA748 - Instrumentação Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Conceitos básicos de Introdução Biomédica. Teoria da Medida. Revisão de Conceitos de Eletrônica. Circuitos de Condicionamento de sinais. Segurança Elétrica de equipamentos Biomédicos. Instrumentos Biomédicos para diagnóstico, monitoração e terapia (eletroencefalógrafo, eletroecardiógrafo, eletromiógrafo monitores de EEG, de ECG, e de concentração gasosa do sangue, rim artificial, marca-passo cardíaco, desfibrilador, cardioversor, incubadora neonatal, ventilador pulmona, sistema de anestesia, bomba de infusão, equipamentos de eletrocirurgia, etc).

Bibliografia

IA751 - Instrumentação Biomédica Avançada (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sistemas de imagem para uso em medicina (raio-x, medicina nuclear, ultra-sonografia, tomografia, RMN). Equipamentos de radioterapia.

Bibliografia

IA844 - Redes e Sistemas Abertos de Comunicação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Revisão de redes de computadores. Redes móveis, redes de sensores e redes peer-to-peer. Sistemas distribuídos abertos: modelos de referência, arquiteturas e padrões. Computação orientada a serviço. Computação autonômica. Grades computacionais.

Bibliografia

IA867 - Visão Robótica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Aspectos geométricos e fotométricos da formação da imagem. Calibração de câmeras: parâmetros extrínsecos e intrínsecos. Perspectiva inversa. Estéreo visão. Localização (posição e orientação) de objetos no espaço 3D. Mapa de reflectância. Estéreo fotometria. Shape from shading. Shape from motion.

Bibliografia

IA881 - Otimização Linear (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Algoritmo simplex. Método de duas fases. Simplex revisado. Simplex canalizado. Dualidade. Algoritmo dual simplex. Análise de sensibilidade. Algoritmos de pontos interiores. Problemas de fluxo em rede via simplex.

Bibliografia

IA885 - Simulação de Sistemas Dinâmicos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
1. Introdução - Modelos e Sistemas, 2. Simuladores - Introdução ao Extend, 3. Probabilidade, Estatística e Teoria de Filas, 4. Análise de Dados: Modelagem dos Dados de Entrada; Verificação e Validação de Modelos de Simulação; Análise de Resultados. 5. Modelos para Simulação, 6. Técnicas de Simulação, 7. Geração de Números e Variáveis Aleatórias, 8. Introdução à Análise de Perturbações.

Bibliografia

IA887 - Fisiologia para Engenharia Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Noções de anatomia de sistemas. Biologia celular. Fisiologia de células excitáveis. Neurofisiologia. Fisiologia de sistemas de transportes e trocas (cardiovascular, respiratório, renal e digestório). Fisiologia endócrina.

Bibliografia

IA888 - Análise de Sinais e de Sistemas Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sinais contínuos e discretos. Equações a diferenças e diferenciais lineares. Transformada Z. Transformada Z aplicada à probabilidade. Transformada de Fourier. Amostragem de sinais. Ortogonalização de sinais. Transformada de Laplace. Variáveis de Estado. Resolução de Equações de Estado. Observabilidade e Controlabilidade. Estabilidade. Realimentação de Estado. Observadores. Compensadores. Sistemas Variantes no Tempo.

Bibliografia

IA890 - Pesquisa em Engenharia Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Ementa: O Engenheiro Biomédico. O doutor em Engenharia Biomédica. A questão da multidisciplinaridade. Discussão crítica sobre as sub-áreas da Engenharia Biomédica. A origem das idéias. O que vem a ser um trabalho científico em Engenharia Biomédica. O projeto de pesquisa. O método. O registro dos dados. O processamento estatístico. O produto final. O meio de divulgação.

Bibliografia

IE008 - Redes Ópticas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Redes ópticas de primeira geração: SONET/SDH, FDDI, ATM, IP. Modelo de camadas hierárquicas. Redes WDM sem roteamento de comprimento de onda: topologias físicas, arquiteturas single-hop e multihop, requisitos tecnológicos, sincronização e desempenho. Redes com roteamento de comprimento de onda: arquiteturas de nó, redes de caminhos ópticos, modelos de tráfego offline e online, modelos de atendimento com e sem bloqueio, ganhos de conversão de comprimento de onda. Anéis de ADMs ópticos, Níveis de transparência. Minimização de equipamentos via encaminhamento do tráfego (grooming). Monitoramento, controle, gerenciamento, proteção e restauração na camada óptica. Comutação de pacotes ópticos, camadas eletrônicas focadas em WDM.

Bibliografia

IE012 - Sensores Microeletrônicos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sistemas de informação e processamento. Princípios básicos de Física do semicondutor. Propriedades mecânicas do silício. Conversão em sinais em transdutores de silício. Sensores térmicos. Sensores mecânicos. Sensores magnéticos. Sensores radiantes. Sensores inteligentes. Interface. Conversão A/D. Tecnologia para a fabricação de sensores. Introdução a sistemas microeletromecânicos. Empacotamento de sensores. Estabilidade e confiabilidade.

Bibliografia

IE308 - Tópicos em Comunicações V (Turma R)

Dados da Disciplina

Ementa
Ementa 1-Filtros FIR e IIR (generalidades) 2-Decimação por um fator D 3-Interpolação por um fator I 4-Conversão da taxa de amostragem por um fator racional I/D 5-Projetos de filtros FIR para conversão de taxa de amostragem 6-Estruturas de filtros FIR para conversão de taxa de amostragem 7-Análise de ruído de quantização A/D 8-Efeitos de arredondamento para filtros IIR 9-Efeitos de arredondamento para filtros FIR 10-Algoritmo LMS para ajuste de coeficiente 11-Identificação de sistema ou modelagem de sistema 12-Supressão de interferência de faixa estreita em sinais de banda larga 13-Enriquecimento adaptativo de linha 14-Equalização adaptativa de canal 15-Modulação por código de pulsos 16-PCM diferencial (DPCM) 17-PCM adaptativo e ADPCM 18-Modulação delta DM 19-Codificação preditiva linear de voz LPC 20-Sinais multifrequenciais bitonais (DTMF) 21-Comunicação digital binária 22-Comunicação por espalhamento espectral

Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma F)

Dados da Disciplina

Ementa
1. Revisão de conceitos de processamento digital de sinais (transformada z, análise de Fourier, filtros digitais, etc.), 2. Introdução à linguagem HDL, 3. Procedimentos de projeto em FPGA, ferramentas de desenvolvimento, 4. Arquiteturas de FPGA, projeto eficiente, 5. Processamento digital de sinais para FGPA, 6. Projetos em grupos. Obs.: O curso utiliza ferramentas para codificação HDL, de simulação de tempo e de comportamento, de síntese e implementação. Utilizaremos a política de SW livre, os trabalhos implementados ficarão disponíveis no repositório do Laboratório RT-DSP.

Bibliografia

IE321 - Tópicos em Eletrônica II (Turma E)

Dados da Disciplina

Ementa
Materiais semicondutores monocristais, amorfos policristalino. Si, GaAs, InP, compostos ternários e quaternários.· Outros materiais: Substratos ópticos, polímeros, diamante. Processos - difusão, oxidação, crescimento epitaxial, metalização CVD, MOCVD, MBE, CBE. Litografia - Fotolitografia LITOGRAFIA POR FEIXE DE ELÉTRÓNS(E-beam),litografia por raios-X. ·IMPLANTAÇÃO IÔNICA. Dopagem.Modificação de materiais por incidência de feixe de íons. · Tecnologia de fabricação de CIs - Bipolar e MOS - CMOS - BICMOS. Foundries. ·Tecnologia de fabricação de dispositivos especiais - sensores, fotônicos, MEMS, MOEMS, MCM,SOC , MIC, E MMIC.· Novas tecnologias de fabricação de CIs - Tendências. ·PROJETO DE DISPOSITIVOS E CIRCUITOS INTEGRADOS ATRAVÉS DE PROGRAM PMU - PROJETO MULTI-USUÁRIO. . NANOTECNOLOGIA: TECNOLOGIAS ESPECIAIS PARA DISPOSITIVOS NANOMÉTRICOS.

Bibliografia

IE321 - Tópicos em Eletrônica II (Turma I)

Dados da Disciplina

Ementa
Princípio de funcionamento de grades de Bragg em fibras ópticas. Técnicas de interrogação com lasers de banda larga e lasers DFB sintonizáveis. Circuitos para medida de temperatura usando grades de Bragg em sistemas de malha aberta e malha fechada. Interrogadores para grades de Bragg.

Bibliografia

IE325 - Tópicos Especiais em Microeletrônica I (Turma U)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução geral de MEMS, conceitos básicos de microfabricação e de microfluídica, tecnologias de fabricação e aplicações de sistemas microfluídico.

Bibliografia

IE326 - Tópicos Especiais em Microeletrônica II (Turma N)

Dados da Disciplina

Ementa
Revisão de teoria de semicondutores e de dispositivos MOS; descrição dos processos de fabricação, projeto de dispositivos e blocos básicos de CI´s MOS, fabricação de um chip teste contendo dispositivos isolados e um circuito básico, medidas de caracterização de materiais, processos, dispositivos e do circuito fabricado

Bibliografia

IE342 - Tópicos em Comunicações I (Turma I)

Dados da Disciplina

Ementa
As aulas serão ministradas em inglês. 1. Basic concepts of imaging (migration). 2. Post-stack imaging: Kirchhoff, FK and FD algorithms. 3. Pres-stack imaging in time and depth. 4. Image resolution.

Bibliografia

IE509 - Processos Estocásticos para Engenharia (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
PARTE I. Probabilidade: experimentos, espaço amostral. Eventos, conjuntos, álgebras e s-álgebras. Definição axiomática e freqüencial de probabilidade. Probabilidade condicional e independência. Variável aleatória e função de distribuição. Classificação e função de variável aleatória. Distribuição conjunta e função de variável aleatória. Esperança matemática e momento. esperança condicional. Função característica e geração de momentos. Teorema do limite central. Lei dos grandes números. 
PARTE II. Processos Markovianos e filas: Processo de Poisson. Processos aleatórios e propriedade de Markov. Cadeia de Markov discreta. Cadeia de Markov à tempo contínuo. Sistemas de filas. Notação de Kendall, cadeia de Markov, processo de nascimento e morte, propriedades de chegadas poissonianas. Filas M/M/1. Solução geral de equilíbrio. Teorema de Little. Filas com vários servidores. Filas com capacidade de armazenamento finito. Filas Markovianas. Métodos de estágios. Filas M/E ­ r/1 e E ­ r/M/1, estágios série-paralelos. Sistemas com chegadas em lotes. 
PARTE III. Correlação e covariância. Estimação linear e ortogonalidade. Distribuição Gaussiana multivariada. Processos estacionários e ergódicos. Densidade espectral e autocorrelação. Sinal telegráfico e ruídos. Filtros lineares à tempo contínuo. Filtros lineares discretos. Transmissão digital e teorema de Bennett. Filtro casado e detecção de sinal. Filtro de Wiener e extração de sinais. Estimação de erro quadrático mínimo.

Bibliografia

IE523 - Física de Dispositivos Semicondutores I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução à mecânica quântica e funções de distribuição. Teoria das bandas. Barreiras. Condutividade. Efeito Hall. Níveis de impurezas. Tempo de vida. Efeitos cinéticos e de superfície. Contatos metálicos. Contatos metal-semicondutor. Diodos Zener. Diodos túnel. Homo e heterojunções. Dispositivos fotovoltaicos. Efeitos térmicos e magnéticos em semicondutores.

Bibliografia

IE533 - Introdução às Comunicações Digitais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sinais e sistemas, análise espectral, detecção de sinais. Modulação com e sem memória, demodulação coerente e não-coerente. Modulações PAM, PSK, QAM, FSK, CPM. Interferência intersimbólica, critério de Nyquist, equalização linear, algoritmo de Viterbi, receptores de máxima verossimilhança. Sincronização, recuperação da portadora e do relógio. Introdução à modulação codificada. Técnicas de acesso múltiplo, TDMA, FDMA, CDMA.

Bibliografia

IE660 - Teoria da Informação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução: informação e comunicação; entropia, entropia relativa e informação mútua; a propriedade da equipartição assintótica; compressão de dados; informação e teoria de jogos; capacidade de canal; entropia diferencial; o canal gaussiano; máxima entropia e análise espectral; teoria de taxa versus distorção; teoria de informação em redes de comunicação; teoria de informação e o mercado de capitais.

Bibliografia

IE661 - Codificação I: Álgebra e Códigos de Blocos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Grupos, anéis, corpos finitos, módulos, Álgebra de polinômios, corpos de Galois, espaços vetoriais, reticulados; códigos de grupo, códigos lineares; códigos cíclicos, códigos reticulados; decodificação com decisão abrupta; decodificação de códigos BCH, decodificação por lógica majoritária; decodificação com decisão suave; modulação codificada de bloco.

Bibliografia

IE708 - Comunicações Móveis (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sistemas convencionais de rádio móvel. Rádio móvel celular. O canal de rádio móvel. Modelos de perdas de percurso. Distribuição estatística de sinal de rádio móvel. Área de cobertura. Efeitos de propagação de multipercurso. Medidas de Campo. Simulação de canal. Técnicas de diversidade. Esquemas de combinação. Interferência cocanal. Interferência de canal adjacente. Ruído. Modulação para comunicações móveis. Técnicas de múltiplo acesso. Transmissão de dados e sinalização. Protocolos de acesso. Técnicas de alocação de canais. Técnicas de encaminhamento alternativo. Técnicas de Handoff. Comutação e controle. Serviços de rádio móvel. Sistemas analógicos e digitais

Bibliografia

IE762 - Introdução à Codificação Digital de Sinais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução; caracterização de sinais; modelamento de sinais; amostragem; quantização escalar; PCM; predição linear; PCM diferencial (DPCM); modulação delta e sigma-delta; sistemas adaptativos; codificação por sub-bandas; codificação por Wavelets; codificação por transformadas ortogonais; alocação de bits; quantização vetorial; codificação por árvores e treliças; quantização vetorial adaptativa e de taxa variável; codificação de entropia (Códigos de Huffman, run-length, aritméticos, e de Lempel-Ziv).

Bibliografia

IE765 - Eletromagnetismo Avançado (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Parte 1 Fundamentos Matemáticos: Análise Linear. Métodos da Função de Green, Galerkin e Variacional. Métodos da Representação Espectral. 
Parte 2 Teoria Eletromagnética: Equação de Maxwell. Teoremas e Conceitos. Fontes Eletromagnéticas. Problemas de Espalhamento e Difração. 
Parte 3 Eletromagnetismo Computacional: Métodos das Diferenças Finitas e dos Momentos. Métodos dos Elementos Finitos: Elementos nodais e de aresta. Topologia das malhas e cálculo matricial.

Bibliografia

IE767 - Introdução à Teoria Eletromagnética (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Carga elétrica; Lei de Coulomb; Campo Elétrico; Linhas de Campo; Superposição; Sistemas de coordenadas. Fluxo e Divergente; Lei de Gauss e aplicações. Trabalho e energia potencial; Potencial Elétrico; superposição linear do potencial; energia de uma distribuição de cargas; Dipolo elétrico; desenvolvimento multipolar; polarização; polarizabilidade; dieléticos; desclocamento elétrico; capacitores; energia armazenada no campo; forças e torques. Condutores e isolantes; campo elétrico no condutor; equações de Poisson e Laplace; Método das Imagens; linha de transmissão de dois fios; corrente e condutividade elétrica. Lei de Ohm. A relatividade de Einstein; força de Lorentz; campo magnético; lei de Biot-Savart; lei de Ampère; potenciais magnetostáticos. Força e torque; materiais magnéticos; circuitos magnéticos; energia potencial e força; indutância. Campos Variáveis no Tempo; Lei de Faraday; Lei de Lenz; Equações de Maxwell nas formas integral e diferencial; força eletromotriz.

Bibliografia

IT002 - Sobretensões em Sistemas de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Origem das sobretensões, sobretensões provocadas por descargas atmosféricas e por manobras, fundamentos de ondas viajantes, propagação e descontinuidade das linhas de transmissão, diagrama de Lattice, método analítico e método de Bergeron para cálculo das sobretensões, ondas viajantes para sistemas polifásicos, teoria modal, modos de propagação, efeitos de atenuação, distorção e efeito corona, métodos de controle de sobretensões, introdução á coordenação de isolamento.

Bibliografia

IT302 - Eletrônica de Potência I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Componentes Semicondutores de Potência: Diodos, Tiristores (GTO, MCT) Transistores (MOSFET, IGBT), dispositivos emergentes. Técnicas de modulação em potência: ciclos inteiros, controle de fase, largura de pulso, histerese. Conversores CA-CC: topologias, comutação, harmônicas e fator de potência. Conversores CC-CC: acionamento de máquinas CC em 1, 2 e 4 quadrantes; fontes de alimentação chaveadas. Conversores CC-CA: sistemas de alimentação ininterrupta, acionamento de máquinas CA, filtros ativos de potência. Conversores CA-CA; ciclo-conversores, conversores diretos. Introdução de técnicas de comutação suave aplicadas aos conversores.

Bibliografia

IT304 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica I (Turma K)

Dados da Disciplina

Ementa
Regime Permanente e Dinâmica de Máquinas de Corrente Contínua, Vetores Espaciais aplicados às Máquinas de Indução, Regime Permanente das Máquinas de Indução e Síncronas.

Bibliografia

IT304 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica I (Turma L)

Dados da Disciplina
  • Tema: Eficiência Energética e Sustentabilida

  • Professor(es): Ernesto Ruppert Filho

  • Créditos: 2

  • Horário: 416 417

  • Sala: PE-35


Ementa

Fontes Alternativas de Geração de Energia; Eficiência Energética nos Serviços de Energia Elétrica; Eficiência Energética e Qualidade da Energia Elétrica; Eficiência Energética em Instalações Industriais; Eficiência Energética em Iluminação; Automação e Controle para Eficiência Energética; Educação em Eficiência Energética; uso sustentável de recursos e de energia; Compensação de reativos, Análise de documentos oficiais sobre eficiência energética, Gestão Energética.

Bibliografia

IT511 - Operação Energética de Sistemas de Potência (Turma A)

Dados da Disciplina
  • Professor(es): Secundino Soares Filho
  • Créditos: 4
  • Horário: 210 211 410 411
  • Sala: PE-35

Ementa
Introdução. Modelagem dos componentes do sistema. Formulação geral do problema. Técnica de agregação e decomposição. Princípios da operação energética econômica. Avaliação crítica das metodologias existentes. A proposta metodológica da UNICAMP.

Bibliografia
  • 1. El-Hawary, M.E. e Christensen, G.S., Optimal Economic Operation of Electric Power Systems, Academic Press, 1979.

IT743 - Cálculo de Fluxo de Carga (Turma A)

Dados da Disciplina
  • Professor(es): Carlos Alberto de Castro Júnior
  • Créditos: 4
  • Horário: 314 315 514 515
  • Sala: PE-37

Ementa
Introdução. Formulação básica do problema. Métodos de solução: Newton e desaclopados. Tratamento de controles e limites. Fluxo de carga linearizado. Fluxo de carga para redes de distribuição. Fluxo de carga c.a./c.c.

Bibliografia
  • 1. Alcir Monticelli, "Fluxo de Carga em Redes de Energia Elétrica", Ed. Edgard Blucher, 1983;
  • 2. Artigos em periódicos e anais de congressos especializados.

IT745 - Geração Distribuída de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina
  • Professor(es): Walmir de Freitas Filho
  • Créditos: 4
  • Horário: 614 615 616 617
  • Sala: PE-35

Ementa
Introdução: definições, motivações e obstáculos. Tipos básicos de geradores. Tecnologias de geração: fontes primárias. Impactos técnicos nas redes de distribuição. Regulamentação.

Bibliografia
  • 1. N.Jenkins, R.Allan, P.Crossley, D.Kirschen e G.Strbac,
  • 2. Artigos em periódicos especializados.





Disciplinas Tipo Tese



AA001 - Dissertação de Mestrado (Turma A)

Dados da Disciplina
  • Professor: Pró-Reitoria de Pós-Graduação
  • Atividades relacionadas à elaboração da dissertação de Mestrado. 
  • Matrícula automática a partir do 2º período do aluno no curso.

AA002 - Tese de Doutorado (Turma A)

Dados da Disciplina
  • Professor: Pró-Reitoria de Pós-Graduação
  • Atividades relacionadas à elaboração da dissertação de Mestrado. 
  • Matrícula automática a partir do 2º período do aluno no curso.




Disciplinas de Estágio (Para Alunos do Programa PED)



CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina
  • Professor: Pró-Reitor de PG (PRPG)
  • Créditos: 4

Ementa
Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.

CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C - Mestrado/Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina
  • Professor: Pró-Reitor de PG (PRPG)
  • Créditos: 2

Ementa
Esta atividade é parte integrante do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes de Mestrado e Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência, abrangendo a elaboração ou correção de listas de exercícios, auxílio ao professor em aulas práticas, aulas teóricas ou de exercícios de reforço, plantão de dúvidas ou outras consideradas correlatas que tenham sido explicitadas no Projeto de Participação no PED.