Catálogo das Disciplinas de Pós-Graduação/FEEC - 1º Semestre de 2014

Observação: Os horários das disciplinas são mostrados utilizando a seguinte representação: "208" significa "Segunda-feira às 8 horas".






Disciplinas Regulares


IA004 - Redes Neurais II (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Métodos de aprendizagem; Estimação de probabi- lidades; Métodos paramétricos e não paramétricos; Técnicas Bayesianas; Generalização; Funções de Kernel; Comitê de Máquinas; Aplicações: classificação e reconhecimento de padrões; "Clustering"; Identificação de Sistemas; Predição de séries temporais; Controle de processos.


Bibliografia

IA012 - Segurança em Comunicação de Dados (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Criptografia Simétrica: Técnicas, Algoritmos e Usos. Criptografia Assimétrica: Logaritmos Discretos, Fatoração de Inteiros, Curvas Elípticas, Protocolos de Autenticação e Assinaturas Digitais; Aplicações de Segurança para e-mail, Web e IP; Segurança de Sistemas : Invasões, Vírus, Firewalls.


Bibliografia

IA013 - Introdução à Computação Natural (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução e motivação. Computação inspirada na biologia. Algoritmos evolutivos. Inteligência coletiva. Otimização por colônias de formigas, robótica coletiva e otimização por partículas. Conexionismo. Sistemas imunológicos artificiais. Biologia Inspirada na Computação. Vida artificial e autômatos celulares. Geometria computacional da natureza. Computação com mecanismos naturais: computação de DNA e computação quântica. Aplicações em engenharia.


Bibliografia

IA015 - Modelagem Computacional de Dados (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução a Modelagem Computacional de Dados. Modelagem Computacional de Sistemas e de Séries Temporais Multivariáveis. Elementos de Álgebra Linear e Álgebra Linear Numérica. Computação de Algoritmos Numéricos. Projeções, Decomposição em Valores Singulares, Matriz Pseudo-inversa e Solução de Mínimos Quadrados em Subespaços. Realização, Operador de Hankel e Fundamentos para Modelagem de Dados no Espaço de Estado. Aplicações.


Bibliografia

IA344 - Dinâmica Caótica em Sistemas de Engenharia (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Conceitos básicos de dinâmica não linear, fluxo, órbita, pontos de equilíbrio, movimento caótico e sua identificação, fractal e suas dimensões, estabilidade estrutural e bifurcação, bifurcação global - homoclínica e heteroclínica. Mapas de Poincaré, Expoentes de Liapunov, espectro de frequência por FFT. Aplicações em Sistemas de Controle: Controle de Máquinas, Robótica.


Bibliografia

IA361 - Tópicos em Controle II (Turma D)

Dados da Disciplina

Ementa
Estimação e controle de sistemas através de sinais transmitidos por redes de comunicação. Perda de pacotes, atraso, limitação de banda, quantização. Cadeias de Markov. Sistemas com dimensão infinita. Sistemas chaveados.


Bibliografia

IA364 - Tópicos em Engenharia de Computação I (Turma M)

Dados da Disciplina

Ementa
Caracterização de trabalhos de pesquisa em engenharia de computação. Etapas do desenvolvimento da pesquisa. Questões de pesquisa, hipóteses e objetivos. Métodos de revisão de literatura. Métodos de desenvolvimento da pesquisa: quantitativos, qualitativos e mistos. Avaliação de resultados. Aspectos éticos. Divulgação dos resultados de pesquisa. Pesquisa interdisciplinar e pesquisa transdisciplinar.


Bibliografia

IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Em 1979, o pesquisador norteamericano Douglas Hofstadter publicava uma das obras mais originais e imaginativas da literatura de Inteligência Artificial: "Gödel, Escher, Bach: an Eternal Golden Braid". Nela, o autor explora uma das questões centrais da IA: como é possível sistemas sujeitos à regras rígidas e simples (e.g., neurônios) darem origem a comportamentos imprevisíveis e complexos (e.g., a mente humana). O livro é um tour de force literário, cheio de humor e referências eruditas, e foi agraciado com o prestigiosíssimo prêmio Pulitzer para literatura de não ficção. Ler o GEB (como o livro é carinhosamente conhecido) é uma experiência transformadora, mas nem sempre fácil: o autor salta dos Teoremas da Indecidibilidade de Gödel para a organização de colônias de formigas, com uma agilidade que desafia os cacoetes do academicismo tradicional. Nesta disciplina, quero fomentar e facilitar uma leitura completa do tomo, um calhamaço de 750+ páginas ! Isso significa que você deve, em primeiro lugar, se comprometer a estar com o livro em mãos desde o primeiro dia de aula. Eu usarei a edição americana do vigésimo aniversário do livro, indicada na bibliografia abaixo. Outras edições em inglês podem ser usadas, mas tente apelar para traduções só em último caso. Em segundo lugar, você deve se comprometer a manter a leitura --- de 50 páginas por semana --- rigorosamente em dia (serei bem picuinha com isso). Estas serão, aliás, as únicas exigências do curso: manter a leitura estritamente em dia e participar das discussões em aula. O retorno desses dois investimentos será uma aventura intelectual mais engajante do você possa ousar imaginar. Digo isso sem o menor temor de estar exagerando: meu único arrependimento quanto ao GEB foi não o ter lido 10 anos antes --- espero que você aproveite esta oportunidade.


Bibliografia

IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma X)

Dados da Disciplina

Ementa
Modelar conglomerado de pessoas. Estudo de comportamentos. Modelagem de comportamentos. Discutir e analisar modelos da literatura. Estudo de casos.


Bibliografia

IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma W)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução à robótica móvel. Arquiteturas e programação de robôs móveis. Revisão da Teoria de Probabilidades. Filtros de Bayes. Processos de Markov. Filtros Gaussianos. Filtros Não-paramétricos. Modelagem de sensores robóticos. Extração de características do ambiente. Localização robótica. Mapeamento de ambientes. Localização e mapeamento simultâneos (SLAM).


Bibliografia

IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma T)

Dados da Disciplina

Ementa
Apresentar e discutir recentes tendências na área de redes de computadores. Revisão da literatura em propostas de novas arquiteturas para Internet, redes de conteúdo, computação em nuvem, redes de data center, e redes definidas por software. Pequeno projeto prático final (individual ou em grupo) sobre experimentação com tecnologias de vanguarda em redes e computação (ex: OpenFlow/SDN, IaaS da Amazon/Rackspace, OpenStack, Content-Centric Networking, Proxy Cache HTTP, Segurança/IDS, Deep Packet Inspection, Multipath-TCP, OpenWRT WiFi, Raspberry PI). Mais detalhes sobre tópicos a serem abordados, dinâmica da disciplina, avaliação, literatura e exemplos de temas de projeto prático: http://www.dca.fee.unicamp.br/~chesteve/teaching/2013-2sem-pg-topicos-redes.html


Bibliografia

IA543 - Otimização Não-Linear (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Funções, gradiente e Hessiano. Teorema de Taylor. Condições de otimalidade. Teorema de Kuhn-Tucker. Lagrange e dualidade. Método do Gradiente e Newton. Método das direções conjugadas. Métodos Quasi-Newtonianos, métodos do gradiente projetado e gradiente reduzido. Métodos de penalidade e lagrangeano aumentado. Programação quadrática e métodos de Lagrange. Programação convexa.


Bibliografia

IA725 - Computação Gráfica I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Dispositivos Gráficos. Visão introdutória à modelagem geométrica. Noções básicas de cor. Transformações Geométricas. Transformações de Visualização. Recortes. Técnicas de Rasterização. Visibilidade. Noções básicas de modelos de iluminação. Tonalização. Princípios básicos de Rendering. Visão introdutória à textura.


Bibliografia

IA727 - Computação Gráfica II (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Discussão do estado da arte em Síntese de Imagens: Aspectos físicos da interação luz-objetos; Percepção humana; Modelos para representação de cor; Detalhamento das diferentes possibilidades de modelagem (aproximação) da interação luz-objetos; Recentes avanços em Rendering.


Bibliografia

IA744 - Aplicações de Engenharia ao Estudo de Fenômenos Biológicos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Biologia celular. Biofísica básica e a fisiologia dos tecidos excitáveis: Nervos e músculos estriados, cardíaco e esquelético. Aplicações específicas das ciências exatas no estudo de fenômenos biológicos (sistema nervoso, sistema auditivo, sistema visual, sistema cardiovascular).


Bibliografia

IA747 - Introdução à Engenharia Hospitalar (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Organização hospitalar. Segurança hospitalar. Aquisição e controle de equipamentos médico-hospitalares. Manutenção preventiva e corretiva. Planejamento e instalação. Gerenciamento, supervisão e educação.


Bibliografia

IA750 - Engenharia de Reabilitação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Locomoção normal e patológica. Análise da marcha humana. Eletromiografia. Biomecânica. Dispositivos ortóticos e protéticos. Estimulação elétrica neuromuscular. Geração e controle de sinais. Aplicações clínicas. Modelamento e controle dos sistemas neuro-muscular e músculo-esquelético.


Bibliografia

IA851 - Modelagem e Controle de Sistemas a Eventos Discretos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sistemas e modelos de sistemas. Modelos dinâmicos para sistemas a eventos discretos. Linguagens e automata. Teoria de controle supervisório. Redes de Petri. Álgebra de dióides e modelos lineares para sistemas de modelos de filas. Análise de perturbações.


Bibliografia

IA870 - Análise de Imagens por Morfologia Matemática (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução à morfologia matemática. operadores elementares; dilatações e erosões. Função distância, distância geodésica; filtros morfológicos. Aberturas e fechamentos. filtros alternantes seqüenciais. Sub-geradores, afinamento e homotopia. Reconstrução algoritmo de ÞLinhas Divisoras de Águaþ. Exemplo de segmentação de imagens usando morfologia matemática.


Bibliografia

IA881 - Otimização Linear (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Algoritmo simplex. Método de duas fases. Simplex revisado. Simplex canalizado. Dualidade. Algoritmo dual simplex. Análise de sensibilidade. Algoritmos de pontos interiores. Problemas de fluxo em rede via simplex.


Bibliografia

IA887 - Fisiologia para Engenharia Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Noções de anatomia de sistemas. Biologia celular. Fisiologia de células excitáveis. Neurofisiologia. Fisiologia de sistemas de transportes e trocas (cardiovascular, respiratório, renal e digestório). Fisiologia endócrina.


Bibliografia

IA888 - Análise de Sinais e de Sistemas Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sinais contínuos e discretos. Equações a diferenças e diferenciais lineares. Transformada Z. Transformada Z aplicada à probabilidade. Transformada de Fourier. Amostragem de sinais. Ortogonalização de sinais. Transformada de Laplace. Variáveis de Estado. Resolução de Equações de Estado. Observabilidade e Controlabilidade. Estabilidade. Realimentação de Estado. Observadores. Compensadores. Sistemas Variantes no Tempo.


Bibliografia

IA890 - Pesquisa em Engenharia Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Ementa: O Engenheiro Biomédico. O doutor em Engenharia Biomédica. A questão da multidisciplinaridade. Discussão crítica sobre as sub-áreas da Engenharia Biomédica. A origem das idéias. O que vem a ser um trabalho científico em Engenharia Biomédica. O projeto de pesquisa. O método. O registro dos dados. O processamento estatístico. O produto final. O meio de divulgação.


Bibliografia

IA895 - História e Filosofia em Engenharia Elétrica e de Computação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Imersão intelectual em filosofia e teoria crítica na área de Engenharia Elétrica e de Computação, como uma experiência avançada e inovadora através da discussão de filmes e vídeos sobre os assuntos da área.


Bibliografia

IE008 - Redes Ópticas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Redes ópticas de primeira geração: SONET/SDH, FDDI, ATM, IP. Modelo de camadas hierárquicas. Redes WDM sem roteamento de comprimento de onda: topologias físicas, arquiteturas single-hop e multihop, requisitos tecnológicos, sincronização e desempenho. Redes com roteamento de comprimento de onda: arquiteturas de nó, redes de caminhos ópticos, modelos de tráfego offline e online, modelos de atendimento com e sem bloqueio, ganhos de conversão de comprimento de onda. Anéis de ADMs ópticos, Níveis de transparência. Minimização de equipamentos via encaminhamento do tráfego (grooming). Monitoramento, controle, gerenciamento, proteção e restauração na camada óptica. Comutação de pacotes ópticos, camadas eletrônicas focadas em WDM.


Bibliografia

IE012 - Sensores Microeletrônicos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sistemas de informação e processamento. Princípios básicos de Física do semicondutor. Propriedades mecânicas do silício. Conversão em sinais em transdutores de silício. Sensores térmicos. Sensores mecânicos. Sensores magnéticos. Sensores radiantes. Sensores inteligentes. Interface. Conversão A/D. Tecnologia para a fabricação de sensores. Introdução a sistemas microeletromecânicos. Empacotamento de sensores. Estabilidade e confiabilidade.


Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma R)

Dados da Disciplina

Ementa
Processos aleatórios básicos;Processos aleatórios estacionários no sentido amplo; Sistemas lineares e processos aleatórios estacionários no sentido amplo; Processos aleatórios estacionários múltiplos no sentido amplo; Processos aleatórios gaussianos; Processos aleatórios de Poisson; Cadeias de Markov; Aspectos de MatLab, álgebra linear e de matriz, sinais, transformadas e sistemas lineares.


Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma P)

Dados da Disciplina

Ementa
Motivação: Com a evolução das técnicas de Software-defined Radio um novo desafio se abre ao ensino de práticas de Telecomunicações. Este workshop visa a criação de roteiros da disciplina de Laboratório de Telecomunicações em nova metodologia de ensino que deverá substituir os cursos correntes de laboratórios de comunicações. Hoje em dia, as diversas técnicas clássicas de telecomunicações podem ser perfeitamente implementadas de forma digital em tempo real. Ao mesmo faz-se necessária uma reflexão criteriosa sobre quais serão os tópicos do ensino clássico que deverão ser mantidos, uma vez que as técnicas digitais não podem substituir todos os blocos analógicos em um sistema de comunicações, principalmente paras os canais de comunicações sem fio. Ao mesmo tempo, dada a sua flexibilidade, SDR abre a oportunidade de inclusão de novos tópicos avançados. Ementa: Os alunos deverão trabalhar em grupo na elaboração dos roteiros, seguindo modelo pré-definido pelo professor. Todos os roteiros terão implementação de códigos de referência no Matlab/Simulink, bem como poderão ter códigos correspondentes em C++. Tais códigos deverão operar em tempo real na plataforma de hardware de rádio definido por software. O curso deverá abordar os seguintes tópicos: Probabilidade e Processos Estocásticos Teoria de informação e codificação Conversão analógica-digital e digital-analógica Análise de Fourier Modulação analógica Canal limitado em banda e equalizadores Sinais em banda básica e transmissão de sinais em banda passante Recuperação de portadora e sincronismo de símbolos Sistemas OFDM Sistemas de espalhamento espectral


Bibliografia

IE311 - Tópicos em Microondas II (Turma M)

Dados da Disciplina

Ementa
Fibrs óptica de plástico(POF) vem sendo, atualmente, aplicada em inúmeras situações, onde se deseja comunicar. Entretanto, seu produto BxL(capacidade x distância) restringe seu uso para sistemas de até 200 metros de extenção. O objetivo desta disciplina é apresentar esta tecnologia e sua aplicação em sistemas de sensoriamento e transmissão de sinais ópticos. Modelagem e caracterização dos componentes usuais, e encontrados no mercado são estudados.


Bibliografia

IE320 - Tópicos em Eletrônica I (Turma D)

Dados da Disciplina

Ementa
Estudo de tópicos selecionados de teoria eletromagnética e compatibilidade eletromagnética.


Bibliografia

IE325 - Tópicos Especiais em Microeletrônica I (Turma U)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução geral de MEMS, conceitos básicos de microfabricação e de microfluídica, tecnologias de fabricação e aplicações de sistemas microfluídico.


Bibliografia

IE326 - Tópicos Especiais em Microeletrônica II (Turma N)

Dados da Disciplina

Ementa
Revisão de teoria de semicondutores e de dispositivos MOS; descrição dos processos de fabricação, projeto de dispositivos e blocos básicos de CI´s MOS, fabricação de um chip teste contendo dispositivos isolados e um circuito básico, medidas de caracterização de materiais, processos, dispositivos e do circuito fabricado


Bibliografia

IE327 - Tópicos Especiais em Microeletrônica III (Turma O)

Dados da Disciplina

Ementa
1-)Elétrons em Cristais:bandas de energia, massa efetiva e função de Fermi-Dirac. 
2-)Materiais Semicondutores Intrínsecos e Extrínsecos. 
3-)Dispositivos Semicondutores:diodo de junção,diodo Schottky e Heterojunções. 
4-)Transistor Bipolar e MOSFET 
5-) Materiais e Dispositivos Opto-Eletrônicos


Bibliografia

IE533 - Introdução às Comunicações Digitais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sinais e sistemas, análise espectral, detecção de sinais. Modulação com e sem memória, demodulação coerente e não-coerente. Modulações PAM, PSK, QAM, FSK, CPM. Interferência intersimbólica, critério de Nyquist, equalização linear, algoritmo de Viterbi, receptores de máxima verossimilhança. Sincronização, recuperação da portadora e do relógio. Introdução à modulação codificada. Técnicas de acesso múltiplo, TDMA, FDMA, CDMA.


Bibliografia

IE561 - Introdução à Teoria de Informação e Codificação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Conceitos básicos de teoria da informação, codificação de fontes discretas sem memória, capacidade de canal, teorema da codificação de canal, capacidade do canal Gaussiano; conceitos básicos de códigos de bloco lineares, códigos convolucionais, algoritmo de Viterbi.


Bibliografia

IE660 - Teoria da Informação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução: informação e comunicação; entropia, entropia relativa e informação mútua; a propriedade da equipartição assintótica; compressão de dados; informação e teoria de jogos; capacidade de canal; entropia diferencial; o canal gaussiano; máxima entropia e análise espectral; teoria de taxa versus distorção; teoria de informação em redes de comunicação; teoria de informação e o mercado de capitais.


Bibliografia

IE708 - Comunicações Móveis (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sistemas convencionais de rádio móvel. Rádio móvel celular. O canal de rádio móvel. Modelos de perdas de percurso. Distribuição estatística de sinal de rádio móvel. Área de cobertura. Efeitos de propagação de multipercurso. Medidas de Campo. Simulação de canal. Técnicas de diversidade. Esquemas de combinação. Interferência cocanal. Interferência de canal adjacente. Ruído. Modulação para comunicações móveis. Técnicas de múltiplo acesso. Transmissão de dados e sinalização. Protocolos de acesso. Técnicas de alocação de canais. Técnicas de encaminhamento alternativo. Técnicas de Handoff. Comutação e controle. Serviços de rádio móvel. Sistemas analógicos e digitais


Bibliografia

IE762 - Introdução à Codificação Digital de Sinais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução; caracterização de sinais; modelamento de sinais; amostragem; quantização escalar; PCM; predição linear; PCM diferencial (DPCM); modulação delta e sigma-delta; sistemas adaptativos; codificação por sub-bandas; codificação por Wavelets; codificação por transformadas ortogonais; alocação de bits; quantização vetorial; codificação por árvores e treliças; quantização vetorial adaptativa e de taxa variável; codificação de entropia (Códigos de Huffman, run-length, aritméticos, e de Lempel-Ziv).


Bibliografia

IE765 - Eletromagnetismo Avançado (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Parte 1 ? Fundamentos Matemáticos: Análise Linear. Métodos da Função de Green, Galerkin e Variacional. Métodos da Representação Espectral. Parte 2 ? Teoria Eletromagnética: Equação de Maxwell. Teoremas e Conceitos. Fontes Eletromagnéticas. Problemas de Espalhamento e Difração. Parte 3 ? Eletromagnetismo Computacional: Métodos das Diferenças Finitas e dos Momentos. Métodos dos Elementos Finitos: Elementos nodais e de aresta. Topologia das malhas e cálculo matricial.


Bibliografia

IT002 - Sobretensões em Sistemas de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Origem das sobretensões, sobretensões provocadas por descargas atmosféricas e por manobras, fundamentos de ondas viajantes, propagação e descontinuidade das linhas de transmissão, diagrama de Lattice, método analítico e método de Bergeron para cálculo das sobretensões, ondas viajantes para sistemas polifásicos, teoria modal, modos de propagação, efeitos de atenuação, distorção e efeito corona, métodos de controle de sobretensões, introdução á coordenação de isolamento.


Bibliografia

IT304 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica I (Turma L)

Dados da Disciplina

Ementa
Gestão Energética; Fontes Alternativas de Geração de Energia; Eficiência Energética nos Serviços de Energia Elétrica; Eficiência Energética e Qualidade da Energia Elétrica; Eficiência Energética em Instalações Industriais; Eficiência Energética em Iluminação; Automação e Controle para Eficiência Energética; Educação em Eficiência Energética; uso sustentável de recursos e de energia; Compensação de reativos, Análise de documentos oficiais sobre eficiência energética.


Bibliografia

IT306 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica III (Turma O)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução às fontes alternativas de energia elétrica; Introdução à geração distribuída de energia elétrica; Radiação solar; Efeito fotovoltaico e células fotovoltaicas; Sistemas fotovoltaicos autônomos; Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica; Projeto e simulação de sistemas fotovoltaicos em computador; Requisitos para a conexão à rede elétrica; Normas técnicas nacionais e internacionais; Requisitos técnicos das distribuidoras de energia elétrica brasileiras; Resolução ANEEL 482; Teoria dos inversores eletrônicos para a conexão à rede elétrica; Sistemas e estratégias de controle para inversores; Métodos de sincronização de inversores monofásicos e trifásicos com a rede elétrica; Métodos de rastreamento da máxima potência; Sistemas de detecção de ilhamento ativos e passivos


Bibliografia

IT505 - Fontes Chaveadas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Dispositivos semicondutores rápidos de potência. Técnicas de modulação. Topologias básicas de fontes chaveadas. Comutação não-dissipativa. Componentes passivos. Modelamento e controle. Circuitos Integrados dedicados. Normas e caracterização de fontes chaveadas. Fontes de alimentação com correção de fator de potência.


Bibliografia

IT511 - Operação Energética de Sistemas de Potência (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução. Modelagem dos componentes do sistema. Formulação geral do problema. Técnica de agregação e decomposição. Princípios da operação energética econômica. Avaliação crítica das metodologias existentes. A proposta metodológica da UNICAMP.


Bibliografia

IT715 - Estimação de Estado em Sistemas de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Formulação do problema de estimação de estado em sistemas de energia elétrica. Método das equações normais. Métodos ortogonais. Observabilidade topológica e numérica. Processamento de erros grosseiros.


Bibliografia

IT743 - Cálculo de Fluxo de Carga (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução. Formulação básica do problema. Métodos de solução: Newton e desaclopados. Tratamento de controles e limites. Fluxo de carga linearizado. Fluxo de carga para redes de distribuição. Fluxo de carga c.a./c.c.


Bibliografia


 




Disciplinas Tipo Tese



AA001 - Dissertação de Mestrado (Turma A)

Dados da Disciplina


AA002 - Tese de Doutorado (Turma A)

Dados da Disciplina





Disciplinas de Estágio (Para Alunos do Programa PED)


 

INSTRUÇÃO CPG-FEEC 45                                                                                   

 

Define as condições de contabilização das disciplinas CD001 - Estágio de Capacitação Docente PED A, CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B, e CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C.

 

1.    Os créditos referentes às disciplinas CD001, CD002 e CD003 não poderão fazer parte do número mínimo de créditos em disciplinas, estabelecido pelo Regulamento de Pós-Graduação da FEEC, a serem cursados pelos alunos de mestrado e doutorado.

2.    Aos alunos aprovados nestas disciplinas deve ser atribuído exclusivamente o conceito S (suficiente).

 

Aprovada em reunião da CPG/FEEC em 06/06/2011, Parecer 056/2011.

Aprovada em reunião da Congregação/FEEC em 27/06/2011, Resolução 116/2011.

 


 

CD001 - Estágio de Capacitação Docente PED A - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.

CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.

CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C - Mestrado/Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta atividade é parte integrante do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes de Mestrado e Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência, abrangendo a elaboração ou correção de listas de exercícios, auxílio ao professor em aulas práticas, aulas teóricas ou de exercícios de reforço, plantão de dúvidas ou outras consideradas correlatas que tenham sido explicitadas no Projeto de Participação no PED.