Catálogo das Disciplinas de Pós-Graduação/FEEC - 1º Semestre de 2015

Observação: Os horários das disciplinas são mostrados utilizando a seguinte representação: "208" significa "Segunda-feira às 8 horas".







Disciplinas Regulares


IA006 - Tópicos em Sistemas Inteligentes II (Turma B)

Dados da Disciplina

Ementa
Neste curso, desenvolveremos um laboratório introdutório sobre o uso de arquiteturas cognitivas aplicadas ao controle de criaturas artificiais. Arquiteturas cognitivas são arquiteturas computacionais de uso geral que provêm a infra-estrutura básica para a construção de "mentes artificiais" para agentes artificiais, sejam estes agentes físicos, tais como robôs e veículos autônomos, ou virtuais, tais como "players" em jogos de computador. Essas arquiteturas utilizam-se de modelos cognitivos da mente humana, de forma a implementar versões computacionais de habilidades cognitivas, tais como percepção, emoções, memória, tomada de decisão, comportamento reativo e deliberativo, motivações, e em alguns casos até mesmo consciência e emergência de linguagem. Neste laboratório, estudaremos algumas das mais populares arquiteturas cognitivas: SOAR, Clarion e LIDA, desenvolvendo experimentos práticos, utilizando as linguagens Java e C#, que permitirão ao aluno compreender o funcionamento destas arquiteturas e sua utilização no desenvolvimento de sistemas de controle inteligente. É pré-requisito para este curso a habilidade de programação em Java, uma vez que a grande maioria dos experimentos se dará por meio de programas desenvolvidos nessa linguagem.


Bibliografia

IA012 - Segurança em Comunicação de Dados (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Criptografia Simétrica: Técnicas, Algoritmos e Usos. Criptografia Assimétrica: Logaritmos Discretos, Fatoração de Inteiros, Curvas Elípticas, Protocolos de Autenticação e Assinaturas Digitais; Aplicações de Segurança para e-mail, Web e IP; Segurança de Sistemas : Invasões, Vírus, Firewalls.


Bibliografia

IA015 - Modelagem Computacional de Dados (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução a Modelagem Computacional de Dados. Modelagem Computacional de Sistemas e de Séries Temporais Multivariáveis. Elementos de Álgebra Linear e Álgebra Linear Numérica. Computação de Algoritmos Numéricos. Projeções, Decomposição em Valores Singulares, Matriz Pseudo-inversa e Solução de Mínimos Quadrados em Subespaços. Realização, Operador de Hankel e Fundamentos para Modelagem de Dados no Espaço de Estado. Aplicações.


Bibliografia

IA353 - Redes Neurais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Paradigmas computacionais. Ciências da cognição. Modelos elementares de neurônios: discretos e contínuos. Estruturas de processamento com alto grau de conexão. Redes neurais; arquiteturas básicas. Aprendizado através de redes neurais: estratégias e algoritmos. Redes multicamadas. Redes auto-organizadas. Aplicações: reconhecimento de padrões, controle, séries temporais. Laboratório.


Bibliografia

IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma N)

Dados da Disciplina

Ementa
Arquitetura de robôs móveis. O robô Pioneer P3DX. APIs e plataformas de programação de robôs móveis. Robótica em rede. Locomoção e cinemática de robós móveis. Percepção. Localização. Planejamento e navegação.


Bibliografia

IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI (Turma P)

Dados da Disciplina

Ementa
(Aulas em inglês) - Review and limitations of classical networking protocols and approaches - Information- and Content-Centric Networking - Software-Defined Networking (SDN): Separation of Data and Control Planes, Programmability, OpenFlow protocol, controller platforms (e.g. OpenDaylight). - Network Functions Virtualization (NFV): Principles, enabling technologies, use cases.


Bibliografia

IA725 - Computação Gráfica I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Dispositivos Gráficos. Visão introdutória à modelagem geométrica. Noções básicas de cor. Transformações Geométricas. Transformações de Visualização. Recortes. Técnicas de Rasterização. Visibilidade. Noções básicas de modelos de iluminação. Tonalização. Princípios básicos de Rendering. Visão introdutória à textura.


Bibliografia

IA743 - Transdução de Grandezas Biomédicas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Noções gerais sobre transdutores para medições de parâmetros e variáveis em organismos vivos. Eletrodos para medição de biopotenciais. Princípio de funcionamento de transdutores para medições de temperatura, deslocamento, velocidade, aceleração, força, pressão e fluxo, com aplicação biomédica.


Bibliografia

IA744 - Aplicações de Engenharia ao Estudo de Fenômenos Biológicos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Biologia celular. Biofísica básica e a fisiologia dos tecidos excitáveis: Nervos e músculos estriados, cardíaco e esquelético. Aplicações específicas das ciências exatas no estudo de fenômenos biológicos (sistema nervoso, sistema auditivo, sistema visual, sistema cardiovascular).


Bibliografia

IA841 - Introdução à Modelagem de Sólidos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Esquemas de Representação: Instanciação, CSG, Representação por bordo e Enumeração espacial. Noções elementares de Geometria Afim e Geometria Diferencial. Representações de curvas e superfícies por Hermite, Bézier e B-Spline.


Bibliografia

IA856 - Identificação e Filtragem (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Modelos tipo entrada/saída e de estado. Estimador de máxima verossimilhança. Estimador de Bayes. Estimador de mínimos quadrados. Filtro de Kalman. Identificação de sistemas variantes no tempo. Métodos de validação de modelos. Identificação de sistemas multivariáveis.


Bibliografia

IA867 - Visão Robótica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Aspectos geométricos e fotométricos da formação da imagem. Calibração de câmeras: parâmetros extrínsecos e intrínsecos. Perspectiva inversa. Estéreo visão. Localização (posição e orientação) de objetos no espaço 3D. Mapa de reflectância. Estéreo fotometria. Shape from shading. Shape from motion.


Bibliografia

IA880 - Estudo Quantitativo do Sistema Neuro-Muscular (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Anatomia e fisiologia do músculo esquelético. Ultraestrutura do músculo. Contração muscular. Unidades motoras. Controle neural dos movimentos. Controles periféricos e central. Modelos matemáticos de circuitos neurais.


Bibliografia

 


IA881 - Otimização Linear (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Algoritmo simplex. Método de duas fases. Simplex revisado. Simplex canalizado. Dualidade. Algoritmo dual simplex. Análise de sensibilidade. Algoritmos de pontos interiores. Problemas de fluxo em rede via simplex.


Bibliografia

IA882 - Métodos Heurísticos para Otimização Combinatória (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Generalidades sobre heurísticas. Avaliação de heurísticas: comportamento médio, análise de pior caso, análise probabilística. Heurísticas de construção. Heurísticas de melhoria. Heurísticas com relaxação. Metaheurísticas: Busca Tabu, Simulated Annealing, Algoritmos Genéticos. Outras Metaheurísticas.


Bibliografia

IA885 - Simulação de Sistemas Dinâmicos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
1. Introdução - Modelos e Sistemas, 2. Simuladores - Introdução ao Extend, 3. Probabilidade, Estatística e Teoria de Filas, 4. Análise de Dados: Modelagem dos Dados de Entrada; Verificação e Validação de Modelos de Simulação; Análise de Resultados. 5. Modelos para Simulação, 6. Técnicas de Simulação, 7. Geração de Números e Variáveis Aleatórias, 8. Introdução à Análise de Perturbações.


Bibliografia

IA887 - Fisiologia para Engenharia Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Noções de anatomia de sistemas. Biologia celular. Fisiologia de células excitáveis. Neurofisiologia. Fisiologia de sistemas de transportes e trocas (cardiovascular, respiratório, renal e digestório). Fisiologia endócrina.


Bibliografia

IA888 - Análise de Sinais e de Sistemas Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sinais contínuos e discretos. Equações a diferenças e diferenciais lineares. Transformada Z. Transformada Z aplicada à probabilidade. Transformada de Fourier. Amostragem de sinais. Ortogonalização de sinais. Transformada de Laplace. Variáveis de Estado. Resolução de Equações de Estado. Observabilidade e Controlabilidade. Estabilidade. Realimentação de Estado. Observadores. Compensadores. Sistemas Variantes no Tempo.


Bibliografia

IA895 - História e Filosofia em Engenharia Elétrica e de Computação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Imersão intelectual em filosofia e teoria crítica na área de Engenharia Elétrica e de Computação, como uma experiência avançada e inovadora através da discussão de filmes e vídeos sobre os assuntos da área.


Bibliografia

IA897 - Introdução à Otimização Matemática (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Fundamentos Matemáticos; Conjuntos e Funções Convexas; Condições de Otimalidade; Teoria da Dualidade; Análise de Sensibilidade; Problemas de Otimização; Métodos Básicos de Otimização; Modelos e Métodos de Otimização Linear e não Linear.


Bibliografia

IA898 - Processamento Digital de Imagens (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Imagens digitais. Dispositivos de exibição e aquisição de imagens. Cor. Transformações espaciais e interpolação em intensidade. Transformadas de imagens. Melhoramento de imagens. Filtros. Segmentação de imagens. Descritores. Reconhecimento de padrões. Aplicações.


Bibliografia

IE008 - Redes Ópticas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Redes ópticas de primeira geração: SONET/SDH, FDDI, ATM, IP. Modelo de camadas hierárquicas. Redes WDM sem roteamento de comprimento de onda: topologias físicas, arquiteturas single-hop e multihop, requisitos tecnológicos, sincronização e desempenho. Redes com roteamento de comprimento de onda: arquiteturas de nó, redes de caminhos ópticos, modelos de tráfego offline e online, modelos de atendimento com e sem bloqueio, ganhos de conversão de comprimento de onda. Anéis de ADMs ópticos, Níveis de transparência. Minimização de equipamentos via encaminhamento do tráfego (grooming). Monitoramento, controle, gerenciamento, proteção e restauração na camada óptica. Comutação de pacotes ópticos, camadas eletrônicas focadas em WDM.


Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma P)

Dados da Disciplina

Ementa
Motivação: Com a evolução das técnicas de Software-defined Radio um novo desafio se abre ao ensino de práticas de Telecomunicações. Este workshop visa a criação de roteiros da disciplina de Laboratório de Telecomunicações em nova metodologia de ensino que deverá substituir os cursos correntes de laboratórios de comunicações. Hoje em dia, as diversas técnicas clássicas de telecomunicações podem ser perfeitamente implementadas de forma digital em tempo real. Ao mesmo faz-se necessária uma reflexão criteriosa sobre quais serão os tópicos do ensino clássico que deverão ser mantidos, uma vez que as técnicas digitais não podem substituir todos os blocos analógicos em um sistema de comunicações, principalmente paras os canais de comunicações sem fio. Ao mesmo tempo, dada a sua flexibilidade, SDR abre a oportunidade de inclusão de novos tópicos avançados. Ementa: Os alunos deverão trabalhar em grupo na elaboração dos roteiros, seguindo modelo pré-definido pelo professor. Todos os roteiros terão implementação de códigos de referência no Matlab/Simulink, bem como poderão ter códigos correspondentes em C++. Tais códigos deverão operar em tempo real na plataforma de hardware de rádio definido por software. O curso deverá abordar os seguintes tópicos: Probabilidade e Processos Estocásticos Teoria de informação e codificação Conversão analógica-digital e digital-analógica Análise de Fourier Modulação analógica Canal limitado em banda e equalizadores Sinais em banda básica e transmissão de sinais em banda passante Recuperação de portadora e sincronismo de símbolos Sistemas OFDM Sistemas de espalhamento espectral


Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma S)

Dados da Disciplina

Ementa
Análise de Fourier (contínuo e discreto); Probabilidade e Processos Aleatórios; Modulação Analógica; Conversão A/D; Transmissão em Banda Básica; Equalizador; Transmissão Passa-Faixa; Sincronização e Recuperação de Portadora; Informação e Codificação; Sistema Spread- Spectrum; OFDM.


Bibliografia

IE325 - Tópicos Especiais em Microeletrônica I (Turma U)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução geral de MEMS, conceitos básicos de microfabricação e de microfluídica, tecnologias de fabricação e aplicações de sistemas microfluídico.


Bibliografia

IE325 - Tópicos Especiais em Microeletrônica I (Turma X)

Dados da Disciplina

Ementa
Conceitos básicos de projetos de circuitos de radio-frequência e estudo de um transceptor de RF. Redes de casamento, componentes passivos, amplificadores de baixo ruído, misturadores, moduladores e amplificadores de potência.


Bibliografia

IE326 - Tópicos Especiais em Microeletrônica II (Turma N)

Dados da Disciplina

Ementa
Revisão de teoria de semicondutores e de dispositivos MOS; descrição dos processos de fabricação, projeto de dispositivos e blocos básicos de CI´s MOS, fabricação de um chip teste contendo dispositivos isolados e um circuito básico, medidas de caracterização de materiais, processos, dispositivos e do circuito fabricado


Bibliografia

IE327 - Tópicos Especiais em Microeletrônica III (Turma N)

Dados da Disciplina

Ementa
Leis de conservação de energia e de momento.Radiação do Corpo Negro.Raios X.Efeito Compton. Efeito Vavilov-Tcherenkov. Efeito Fotoeletrico Interno e Externo. Interação da luz com solidos. Dispositivos fotovoltaicos.


Bibliografia

IE345 - Tópicos em Comunicações IV (Turma F)

Dados da Disciplina

Ementa
(Aulas em inglês) - This course will focus on the first four chapters of the book by the same name, available at bayes.wustl.edu/etj/prob/book.pdf: Plausible Reasoning; The Quantitative Rules; Elementary Sampling Theory; Elementary Hypothesis Testing.
           For a detailed description of the course, please check : http://bit.ly/jaynesfeec-syl


Bibliografia

IE533 - Introdução às Comunicações Digitais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sinais e sistemas, análise espectral, detecção de sinais. Modulação com e sem memória, demodulação coerente e não-coerente. Modulações PAM, PSK, QAM, FSK, CPM. Interferência intersimbólica, critério de Nyquist, equalização linear, algoritmo de Viterbi, receptores de máxima verossimilhança. Sincronização, recuperação da portadora e do relógio. Introdução à modulação codificada. Técnicas de acesso múltiplo, TDMA, FDMA, CDMA.


Bibliografia

IE660 - Teoria da Informação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução: informação e comunicação; entropia, entropia relativa e informação mútua; a propriedade da equipartição assintótica; compressão de dados; informação e teoria de jogos; capacidade de canal; entropia diferencial; o canal gaussiano; máxima entropia e análise espectral; teoria de taxa versus distorção; teoria de informação em redes de comunicação; teoria de informação e o mercado de capitais.


Bibliografia

IE708 - Comunicações Móveis (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Revisão de probabilidade, processos estocásticos e teoria de tráfego. Introdução às redes sem fio. Arquitetura de rede. Estrutura de canais. Múltiplo acesso. Redes celulares. Padrão de reuso micro e macro celulares. Interferência em sistemas de banda estreita e de banda larga. Gerações de sistemas sem fio. Canal de rádio. Mecanismos de propagação: espaço livre, terreno plano, gume de faca. Métodos de determinação de perda de percurso. Distribuições estatísticas do sinal de rádio.Propagação de múltiplos percursos. Efeito Dopper. Banda, temo e distância de coerência. Estatísticas de ordem superior. Cruzamento de nível. Densidade espectral de potência. Métodos de diversidade e combinação. Desvanecimento de longo prazo e de curto prazo. Transmissão de dados. Desempenho de esquemas de modulação na empresa de desvanecimento. Uso de múltiplas  Transmissões, códigos corretores de erro e diversidade especial para combater o desvanecimento. Semínarios sobre as tecnologias mais recentes.


Bibliografia

IE733 - Modelagem do Transistor MOS (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Revisão de semicondutores; junções; capacitor MOS; diodo controlado por porta; transistor MOS padrão; transistor MOS com dopagem não uniforme; transistores MOS com pequenas dimensões; modelagem para grandes sinais; modelagem para pequenos sinais; modelos MOS para SPICE.

Bibliografia

 


IE762 - Introdução à Codificação Digital de Sinais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução; caracterização de sinais; modelamento de sinais; amostragem; quantização escalar; PCM; predição linear; PCM diferencial (DPCM); modulação delta e sigma-delta; sistemas adaptativos; codificação por sub-bandas; codificação por Wavelets; codificação por transformadas ortogonais; alocação de bits; quantização vetorial; codificação por árvores e treliças; quantização vetorial adaptativa e de taxa variável; codificação de entropia (Códigos de Huffman, run-length, aritméticos, e de Lempel-Ziv).


Bibliografia

IE765 - Eletromagnetismo Avançado (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Parte 1 
Fundamentos Matemáticos: Análise Linear. Métodos da Função de Green, Galerkin e Variacional. Métodos da Representação Espectral. 
Parte 2 Teoria Eletromagnética: Equação de Maxwell. Teoremas e Conceitos. Fontes Eletromagnéticas. Problemas de Espalhamento e Difração. 
Parte 3 Eletromagnetismo Computacional: Métodos das Diferenças Finitas e dos Momentos. Métodos dos Elementos Finitos: Elementos nodais e de aresta. Topologia das malhas e cálculo matricial.


Bibliografia

IE767 - Introdução à Teoria Eletromagnética (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Carga elétrica; Lei de Coulomb; Campo Elétrico; Linhas de Campo; Superposição; Sistemas de coordenadas. Fluxo e Divergente; Lei de Gauss e aplicações. Trabalho e energia potencial; Potencial Elétrico; superposição linear do potencial; energia de uma distribuição de cargas; Dipolo elétrico; desenvolvimento multipolar; polarização; polarizabilidade; dieléticos; desclocamento elétrico; capacitores; energia armazenada no campo; forças e torques. Condutores e isolantes; campo elétrico no condutor; equações de Poisson e Laplace; Método das Imagens; linha de transmissão de dois fios; corrente e condutividade elétrica. Lei de Ohm. A relatividade de Einstein; força de Lorentz; campo magnético; lei de Biot-Savart; lei de Ampère; potenciais magnetostáticos. Força e torque; materiais magnéticos; circuitos magnéticos; energia potencial e força; indutância. Campos Variáveis no Tempo; Lei de Faraday; Lei de Lenz; Equações de Maxwell nas formas integral e diferencial; força eletromotriz.


Bibliografia

IT003 - Oscilações Eletromecânicas de Baixa Freqüência em Sistemas de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Dinâmica de curta, média e longa duração. O princípio básico do CAG. Modelagem dinâmica do CAG. Estabilidade de pequenas pertubações. Torques sincronizante e de amortecimento. Influência do controle de excitação. Estabilizadores de sistemas de potência. Oscilações torsionais. Ressonância subsíncrona. Análise modal. Simulação de um sistema isolado. Representação de um sistema isolado. Representação de sistemas multimáquinas.



IT005 - Introdução aos Acionamentos Elétricos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Fundamentos do Vetor Espacial e Indutâncias; Fluxos Concatenados, Tensões e Produção de Torque em Máquinas CA: Modelos Matemáticos de Máquinas de Indução descritos por Variáveis de estado; Introdução ao Controle Vetorial de Máquinas de Indução e Síncronas e Máquina de Indução duplamente alimentada.


Bibliografia

IT302 - Eletrônica de Potência I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Componentes Semicondutores de Potência: Diodos, Tiristores (GTO, MCT) Transistores (MOSFET, IGBT), dispositivos emergentes. Técnicas de modulação em potência: ciclos inteiros, controle de fase, largura de pulso, histerese. Conversores CA-CC: topologias, comutação, harmônicas e fator de potência. Conversores CC-CC: acionamento de máquinas CC em 1, 2 e 4 quadrantes; fontes de alimentação chaveadas. Conversores CC-CA: sistemas de alimentação ininterrupta, acionamento de máquinas CA, filtros ativos de potência. Conversores CA-CA; ciclo-conversores, conversores diretos. Introdução de técnicas de comutação suave aplicadas aos conversores.


Bibliografia

IT304 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica I (Turma L)

Dados da Disciplina

Ementa
Gestão Energética; Fontes Alternativas de Geração de Energia; Eficiência Energética nos Serviços de Energia Elétrica; Eficiência Energética e Qualidade da Energia Elétrica; Eficiência Energética em Instalações Industriais; Eficiência Energética em Iluminação; Automação e Controle para Eficiência Energética; Educação em Eficiência Energética; uso sustentável de recursos e de energia; Compensação de reativos, Análise de documentos oficiais sobre eficiência energética.


Bibliografia

IT306 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica III (Turma P)

Dados da Disciplina

Ementa
1. Introdução 2. Armazenamento compacto de matrizes esparsas 3. Resolução de sistemas de equações algébricas lineares 4. Esquemas de ordenação 5. Técnicas de vetores esparsos 6. Resolução de sistemas de equações não lineares 7. Integração numérica 8. Otimização 9. Problemas de autovalores


Bibliografia

IT511 - Operação Energética de Sistemas de Potência (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução. Modelagem dos componentes do sistema. Formulação geral do problema. Técnica de agregação e decomposição. Princípios da operação energética econômica. Avaliação crítica das metodologias existentes. A proposta metodológica da UNICAMP.


Bibliografia






Disciplinas Tipo Tese



AA001 - Dissertação de Mestrado (Turma A)

Dados da Disciplina


AA002 - Tese de Doutorado (Turma A)

Dados da Disciplina






Disciplinas de Estágio (Para Alunos do Programa PED)



INSTRUÇÃO CPG-FEEC 45                                                                                   

 

Define as condições de contabilização das disciplinas CD001 - Estágio de Capacitação Docente PED A, CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B, e CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C.

 

1.    Os créditos referentes às disciplinas CD001, CD002 e CD003 não poderão fazer parte do número mínimo de créditos em disciplinas, estabelecido pelo Regulamento de Pós-Graduação da FEEC, a serem cursados pelos alunos de mestrado e doutorado.

2.    Aos alunos aprovados nestas disciplinas deve ser atribuído exclusivamente o conceito S (suficiente).

 

Aprovada em reunião da CPG/FEEC em 06/06/2011, Parecer 056/2011.

Aprovada em reunião da Congregação/FEEC em 27/06/2011, Resolução 116/2011.

 

CD001 - Estágio de Capacitação Docente PED A - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.

CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.

CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C - Mestrado/Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta atividade é parte integrante do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes de Mestrado e Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência, abrangendo a elaboração ou correção de listas de exercícios, auxílio ao professor em aulas práticas, aulas teóricas ou de exercícios de reforço, plantão de dúvidas ou outras consideradas correlatas que tenham sido explicitadas no Projeto de Participação no PED.