Catálogo das disciplinas de Pós-gradução/FEEC 1º Semestre 2017




Disciplinas Regulares


IA012 - Segurança em Comunicação de Dados (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Modelos criptográficos clássicos. Criptografia Simétrica: Técnicas, Algoritmos e Modos de Operação. Revisão de Teoria dos Números e Corpos Finitos. Criptografia Assimétrica: Logaritmos Discretos, Fatoração de Inteiros, Curvas Elípticas. Funções Hash. Protocolos de Autenticação. Assinaturas Digitais. Geração de números aleatórios.


Bibliografia

IA342 - Tópicos em Otimização de Sistemas III (Turma G)

Dados da Disciplina

Ementa
Programação dinâmica é uma metodologia para resolver problemas de otimização que podem ser decompostos em um conjunto de problemas acoplados, resolvidos sequencialmente. É em parte ciência, sintetizada na solução das equações de otimalidade de Bellman (hoje denominadas equações de Hamilton-Jacobi-Bellman), e em parte a arte de identificar e encontrar uma boa representação para os problemas que podem ser abordados por essas equações. Discutiremos as principais ideias de programação dinâmica, suas variações e aplicações ao longo das últimas seis décadas, usando como referências principais os livros de Bellman (1957), Bertsekas (2005) e de Powell (2011). Bellman fez um registro estimulante e abrangente das primeiras ideias; desde então elas vêm sendo desenvolvidas, às vezes com nomes distintos, nas áreas de pesquisa operacional, controle e inteligência computacional. Bertsekas e Powell fezem um registro atual do estado da arte em programação dinâmica, com ênfase no tratamento de incertezas e no uso de aproximações para resolver problemas de complexidade computacional. Os pré-requisitos para o curso são noções de cálculo e probabilidade (em nível de graduação), habilidade de programação em alguma linguagem (para desenvolvimento de trabalhos e do projeto) e fluência na leitura de textos científicos em inglês. Noções de redes neurais também serão úteis para os interessados em desenvolver projetos com ?neuro-dynamic-programming?.


Bibliografia

IA353 - Redes Neurais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Paradigmas computacionais. Ciências da cognição. Modelos elementares de neurônios: discretos e contínuos. Redes neurais artificiais: arquiteturas básicas. Aprendizado através de redes neurais: estratégias e algoritmos. Redes multicamadas. Redes auto-organizadas. Redes de Hopfiels. Redes RBF. Aplicações: classificação de padrões, controle e identificação, séries temporais, otimização.


Bibliografia

IA362 - Tópicos em Controle III (Turma H)

Dados da Disciplina

Ementa
Objetivos: A álgebra linear e a teoria de matrizes são ferramentas básicas nas mais variadas disciplinas da matemática e, consequentemente, da engenharia. Este curso tem por objetivo oferecer um tratamento moderno e formal da teoria de matrizes, visando apresentar ao aluno um vasto repertório de resultados clássicos e recentes que se mostram úteis nas aplicações da matemática. Ementa: 0. Revisão 1. Valores e vetores próprios e Similaridade 2. Similaridade e Equivalência Unitárias 3. Formas Canônicas de Similaridade e Decomposições Triangulares 4. Matrizes Simétricas e Hermitianas e Congruências 5. Normas para Vetores e para Matrizes 6. Localização e Perturbação de Valores Próprios 7. Matrizes Definidas e Semidefinidas Positivas 8. Matrizes Positivas e Não-Negativas


Bibliografia

IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma W)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução à robótica móvel. Arquiteturas e programação de robôs móveis. Revisão da Teoria de Probabilidades. Modelagem de sensores robóticos. Filtros de Bayes. Processos de Markov. Filtros Gaussianos. Filtros Não-paramétricos. Mapeamento e localização robótica. Localização e mapeamento simultâneos (SLAM). Planejamento de ações.


Bibliografia

IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI (Turma W)

Dados da Disciplina

Ementa
Num mundo inundado por quantidades crescentes de dados, sistemas de visualização devidamente projetados podem oferecer atalhos cognitivos e promover inferências perceptivas que potencializem a compreensão, a memória e facilitem tomadas de decisão, possibilitando também o envolvimento de públicos diversos no processo de análise de dados. O curso abrangerá: (a) estudo de conceitos básicos da teoria de visualização, incluindo modelos de dados e técnicas de codificação visual e interação; (b) análise exploratória de dados em diferentes domínios (textos, dados cartográficos, informações de redes e dados multivariados); (c) experiência prática na construção e avaliação de sistemas de visualização; (d) estudo de tecnologias emergentes e seu impacto na visualização interativa de dados (realidade virtual, realidade aumentada e sensores de gestos). O curso é voltado tanto para alunos que queiram desenvolver visualizações para seus próprios trabalhos como para alunos interessados em desenvolver melhores ferramentas e sistemas de visualização. É recomendada experiência básica prévia com ferramentas de análise e processamento gráfico tais como Python, R ou Matlab.


Bibliografia

IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI (Turma Z)

Dados da Disciplina

Ementa
O objetivo deste curso é estudar os conceitos e ferramentas por trás da comunicação de análises de dados modernas, de maneira reproduzível. Serão abordados tópicos como aspectos éticos de pesquisa e gerenciamento de dados, e-Science e Open Science, ferramentas de ?literate computing?, análise de dados baseada em evidência, benchmarking em pesquisa e organização e gerenciamento de ?workflow?. Durante o curso, o aluno irá conhecer e testar plataformas e linguagens que permitem compilar trechos de códigos embutidos em documentos, permitem escrever e publicar documentos executáveis e organizar suas análises de dados de forma a ficarem reproduzíveis e acessíveis por seus pares. Ao término do curso, os alunos devem sair preparados para utilizar essas ferramentas em suas próprias pesquisas, ajudando a ampliar a forma como se faz pesquisa reproduzível atualmente.


Bibliografia

IA376 - Tópicos Em Engenharia de Computação VII (Turma C)

Dados da Disciplina

Ementa
1.- Introduction to Network Softwarization: Software-Defined Networking (SDN) and Network Functions Virtualization (NFV) concepts such as network programmability and abstractions enabling the vision of future networks including 5G. 2.- Review of Reference Architectures: Standardization efforts and SDN, NFV, and 5G. 3.- Enabling Technologies: SDN technologies for the control- and data planes will be presented. Notable examples of APIs for network abstraction and programmability (e.g., OpenFlow, P4), hardware acceleration, as well as NFV-enabling features such as service function chaining and key open source technologies. 4.- Class Project: Practical project on SDN / NFV systems.


Bibliografia

IA376 - Tópicos Em Engenharia de Computação VII (Turma D)

OBSERVAÇÃO: Os interessados em cursar a disciplina devem encaminhar e-mail  para: dovalle@dca.fee.unicamp.br

Dados da Disciplina

Ementa
We aspire our research to impact the world beyond h-indices and impact factors --- we dream that our work, directly or indirectly, improves *people's lives*. I start with a tease: do you have *any* evidence that this is the case for *your* research? My aim is for us to learn to ask that question, and then to give it a fruitful answer. Let's mine academic sources, government policies, NGO/Charities experiences, think-tank statements to answer the following questions: (1) How can I design research in IT to maximize social impact? (2) How can I work with the intended communities to to favor that impact? (3) How can I measure (or at least inspect) that impact? Our scope will be limited to Information Technology (i.e., "a GIS to improve access to clean water" is within scope, "a new polymer to clean water" not so much), and to disfavored communities (i.e., "real-time social networks to improve sanitization" is within scope, "real-time social networks to exchange designer watches" not so much). This course will be *nothing* like your typical classroom experience. There will be no lectures. We will meet for the presencial sessions to discuss previous work, and plan our attack for the next week. I'll expect you to continue working throughout the week. There will be no exams. I'll grade your work based on participation during the sessions, progress between sessions, self assessment, and peer assessment. Active participation will be mandatory. This means (surprise!) talking in public. Everyone will be learning together, so all of us must accept the risk to be wrong. This course won't work for those who always want to appear wise and knowledgeable. Group work will be highly encouraged. The course will be in English. We'll be a cozy small group: at most 18 students. I'll select the candidates based on a letter of intentions, and on previous experience. Write a short e-mail to dovalle@dca.fee.unicamp.br with a short-résumé (American style) summarizing your research, professional, and extra-curricular activities, highlighting experience relevant for the course; add also a short statement (300~600 words) explaining your current research, or future research that you'd like to develop, highlighting the social impact you'd like to see. We will be particularly interested in IT research for Health and Education benefiting disfavored communities, but other themes are welcome.
 
Whether you are a regular or special-enrolled student, please send me your e-mail above until 8 January 2017.


Bibliografia

IA376 - Tópicos Em Engenharia de Computação VII (Turma B)

Dados da Disciplina

Ementa
This course has two final aims: 1) To develop student's ability to write effectively, accurately and objectively. 2) To develop student's skills for critically analyzing and improving scientific texts. During this course, we will discuss: * The structure of scientific texts, * Main grammar issues (especially those that are typical of non-native speakers) * How to build a coherent a cohesive discourse * How to use computational tools to help improving a text's quality * How to write the main sections of a scientific text * How to review scientific texts Please note: this course will be taught in English, and students will be expected to speak English while in class.


Bibliografia

IA539 - Dinâmica de Robôs (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Análise Cinemática. Representação de Denavit-Hartenberg. Cinemática inversa. Jacobiano. Estratégias de controle. Controle multivariável


Bibliografia

IA543 - Otimização Não-Linear (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Funções, gradiente e Hessiano. Teorema de Taylor. Condições de otimalidade. Teorema de Kuhn-Tucker. Lagrange e dualidade. Método do Gradiente e Newton. Método das direções conjugadas. Métodos Quasi-Newtonianos, métodos do gradiente projetado e gradiente reduzido. Métodos de penalidade e lagrangeano aumentado. Programação quadrática e métodos de Lagrange. Programação convexa.


Bibliografia

IA725 - Computação Gráfica I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Dispositivos Gráficos. Modelagem geométrica. Transformações Geométricas. Transformações Projetivas. Iluminação. Amostragem. Visibilidade. Cor. Quantização. Textura.


Bibliografia

IA744 - Aplicações de Engenharia ao Estudo de Fenômenos Biológicos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Biologia celular. Biofísica básica e a fisiologia dos tecidos excitáveis: Nervos e músculos estriados, cardíaco e esquelético. Aplicações específicas das ciências exatas no estudo de fenômenos biológicos.


Bibliografia

IA752 - Transdução e Instrumentação Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Noções gerais sobre transdutores para medições de parâmetros e variáveis em organismos vivos. Conceitos básicos de Instrumentação Biomédica. Introdução aos sistemas de medição de grandezas biomédicas. Princípio de funcionamento de transdutores para medições de biopotenciais, temperatura, deslocamento, velocidade, aceleração, força, pressão e fluxo, com aplicação biomédica. Principais características de construção, funcionamento e utilização de equipamentos biomédicos para diagnóstico, monitoração e terapia (eletrocardiógrafo, eletroencefalógrafo, eletromiógrafo, monitores de ECG, oximetria, terapia renal substitutiva, desfibrilador, cardioversor, incubadora neonatal, ventilador pulmonar, sistema de anestesia, bomba de infusão, equipamentos de eletrocirurgia, etc).


Bibliografia

IA841 - Introdução à Modelagem de Sólidos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Espaços geométricos. Técnicas de Representação. Algoritmos de Processamento e Avaliação. Algoritmo de Análise.


Bibliografia

IA862 - Inteligência Artificial em Automação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução. Características, propriedades e requisitos de sistemas inteligentes em problemas de processamento de informação e decisão. Arquiteturas, metodologias e algoritmos de inteligência computacional em sistemas de suporte a tomada de decisão. Conceitos e abordagens de raciocínio e inferência temporal e aplicações em sistemas de tempo real. Arquiteturas e aplicações em logística, automação industrial, sistemas de transporte, sistemas de energia e sistemas hídricos.


Bibliografia

IA880 - Estudo Quantitativo do Sistema Neuro-Muscular (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Revisão sobre fisiologia das células excitáveis. Conceitos básicos de biomecânica do movimento. Anatomia e fisiologia dos músculos esqueléticos. Propriedades mecânicas dos músculos esqueléticos. A unidade motora. Receptores sensoriais musculares, cutâneos e articulares. Reflexos medulares. Controle encefálico do movimento. Sistema vestibular. Controle postural. Controle neural da marcha. Conceitos básicos de fisiopatologia do sistema neuromuscular. Noções sobre modelagem matemática do sistema neuromuscular.


Bibliografia

IA881 - Otimização Linear (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução. Algoritmo simplex. Método de duas fases. Simplex revisado. Simplex canalizado. Dualidade. Algoritmo dual simplex. Análise de sensibilidade. Algoritmos de pontos interiores. Problemas de fluxo em rede via simplex.


Bibliografia

IA887 - Fisiologia para Engenharia Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Noções de anatomia de sistemas. Biologia celular. Fisiologia de células excitáveis. Neurofisiologia. Fisiologia de sistemas de transportes e trocas (cardiovascular, respiratório, renal e digestório). Fisiologia endócrina.


Bibliografia

IA888 - Análise de Sinais e de Sistemas Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sinais contínuos e discretos. Equações a diferenças e diferenciais lineares. Transformada Z. Transformada Z aplicada à probabilidade. Transformada de Fourier. Amostragem de sinais. Ortogonalização de sinais. Transformada de Laplace. Variáveis de Estado. Resolução de Equações de Estado. Observabilidade e Controlabilidade. Estabilidade. Realimentação de Estado. Observadores. Compensadores. Sistemas Variantes no Tempo.


Bibliografia

IA890 - Pesquisa em Engenharia Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
O Engenheiro Biomédico. O doutor em Engenharia Biomédica. A questão da multidisciplinaridade. Discussão crítica sobre as sub-áreas da Engenharia Biomédica. A origem das idéias. O que vem a ser um trabalho científico em Engenharia Biomédica. O projeto de pesquisa. O método. O registro dos dados. O processamento estatístico. O produto final. O meio de divulgação.Um destes aspectos será escolhido pelo professor para que os estudantes trabalhem e discutam durante o semestre. O tema escolhido será usado para avaliação


Bibliografia

IA895 - História e Filosofia em Engenharia Elétrica e de Computação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Imersão intelectual em filosofia e teoria crítica na área de Engenharia Elétrica e de Computação, como uma experiência avançada e inovadora através da discussão de filmes e vídeos sobre os assuntos da área.


Bibliografia

IA897 - Introdução à Otimização Matemática (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Fundamentos Matemáticos; Conjuntos e Funções Convexas; Condições de Otimalidade; Teoria da Dualidade; Análise de Sensibilidade; Problemas de Otimização; Métodos Básicos de Otimização; Modelos e Métodos de Otimização Linear e não Linear.


Bibliografia

IA898 - Processamento Digital de Imagens (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Imagens digitais. Dispositivos de exibição e aquisição de imagens. Cor. Transformações espaciais e interpolação em intensidade. Transformadas de imagens. Melhoramento de imagens. Filtros. Segmentação de imagens. Descritores. Reconhecimento de padrões. Aplicações.


Bibliografia

IA941 - Laboratório de Arquiteturas Cognitivas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Laboratório introdutório sobre o uso de arquiteturas cognitivas aplicadas ao controle de criaturas artificiais. Arquiteturas cognitivas são arquiteturas computacionais de uso geral que provêm a infra-estrutura básica para a construção de ?mentes artificiais? para agentes, sejam estes agentes físicos, tais como robôs ou veículos autônomos ou virtuais, tais como ?players? em jogos de computador. Essas arquiteturas utilizam-se de modelos cognitivos da mente humana, de forma a implementar versões computacionais de habilidades cognitivas, tais como percepção, emoções, memória, tomada de decisão, comportamento reativo e deliberativo, motivações, e em alguns casos até mesmo consciência e emergência de linguagem. Neste laboratório, desenvolvem-se experimentos utilizando as linguagens Java e C# utilizando algumas das mais populares arquiteturas cognitivas: SOAR, Clarion, LIDA e CST, desenvolvendo pequenos experimentos que ilustram o funcionamento destas arquiteturas para a construção de mentes artificiais para o controle de agentes inteligentes.


Bibliografia

IE008 - Redes Ópticas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Redes ópticas de primeira geração: SONET/SDH, FDDI, ATM, IP. Modelo de camadas hierárquicas. Redes WDM sem roteamento de comprimento de onda: topologias físicas, arquiteturas single-hop e multihop, requisitos tecnológicos, sincronização e desempenho. Redes com roteamento de comprimento de onda: arquiteturas de nó, redes de caminhos ópticos, modelos de tráfego offline e online, modelos de atendimento com e sem bloqueio, ganhos de conversão de comprimento de onda. Anéis de ADMs ópticos, Níveis de transparência. Minimização de equipamentos via encaminhamento do tráfego (grooming). Monitoramento, controle, gerenciamento, proteção e restauração na camada óptica. Comutação de pacotes ópticos, camadas eletrônicas focadas em WDM.


Bibliografia

IE009 - Processamento Adaptativo de Sinais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução, Fundamentos de Filtragem Adaptativa, Filtragem de Wiener, Métodos de Otimização de Newton e do Gradiente, Algoritmos Tipo LMS, Método dos Mínimos Quadrados, Algoritmos de Mínimos Quadrados Recursivos (RLS), Algoritmos RLS em Treliça, Algoritmos Q-R, Filtros Adaptativos IIR, Estruturas Alternativas, Equalização Adaptativa, Antenas Adaptativas, Predição Adaptativa.


Bibliografia

IE320 - Tópicos em Eletrônica I (Turma J)

Dados da Disciplina

Ementa
Equações de Maxwell e circuitos elétricos, introdução à compatibilidade eletromagnética, linhas de transmissão e integridade do sinal, sinais periódicos, comportamento não-linear de componentes do circuito, crosstalk.


Bibliografia

IE325 - Tópicos Especiais em Microeletrônica I (Turma U)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução geral de MEMS, conceitos básicos de microfabricação e de microfluídica, tecnologias de fabricação e aplicações de sistemas microfluídico.


Bibliografia

IE326 - Tópicos Especiais em Microeletrônica II (Turma N)

Dados da Disciplina

Ementa
Revisão de teoria de semicondutores e de dispositivos MOS; descrição dos processos de fabricação, projeto de dispositivos e blocos básicos de CI´s MOS, fabricação de um chip teste contendo dispositivos isolados e um circuito básico, medidas de caracterização de materiais, processos, dispositivos e do circuito fabricado


Bibliografia

IE327 - Tópicos Especiais em Microeletrônica III (Turma P)

Dados da Disciplina

Ementa
Eletrônica analógica e digital; amplificadores operacionais; circuitos com amplificadores operacionais; medidas de temperatura, pressão, strain, deslocamento, vibração; sensores; condicionamento de sinais analógicos; Conversão de dados; Sistemas de aquisição de dados, Aquisição de dados e medidas utilizando a plataforma LabVIEW.


Bibliografia

IE327 - Tópicos Especiais em Microeletrônica III (Turma O)

Dados da Disciplina

Ementa
1-)Elétrons em Cristais:bandas de energia, massa efetiva e função de Fermi-Dirac. 2-)Materiais Semicondutores Intrínsecos e Extrínsecos. 3-)Dispositivos Semicondutores:diodo de junção,diodo Schottky e Heterojunções. 4-)Transistor Bipolar e MOSFET 5-) Materiais e Dispositivos Opto-Eletrônicos


Bibliografia

IE345 - Tópicos em Comunicações IV (Turma H)

Dados da Disciplina

Ementa
Kalman fltering; Optimal estimation methods; Linear dynamic systems; Probability and expectancy; Rndom processes; Linear optimal filters and predictors; Optimal smoothers; Implementation methods; Nonlinear aproximations; Practical considerations; Applications to navigation.


Bibliografia

IE533 - Introdução às Comunicações Digitais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sinais e sistemas, análise espectral, detecção de sinais. Modulação com e sem memória, demodulação coerente e não-coerente. Modulações PAM, PSK, QAM, FSK, CPM. Interferência intersimbólica, critério de Nyquist, equalização linear, algoritmo de Viterbi, receptores de máxima verossimilhança. Sincronização, recuperação da portadora e do relógio. Introdução à modulação codificada. Técnicas de acesso múltiplo, TDMA, FDMA, CDMA.


Bibliografia

IE660 - Teoria da Informação (Turma A)

Dados da Disciplina


Ementa
Introdução: informação e comunicação; entropia, entropia relativa e informação mútua; a propriedade da equipartição assintótica; compressão de dados; informação e teoria de jogos; capacidade de canal; entropia diferencial; o canal gaussiano; máxima entropia e análise espectral; teoria de taxa versus distorção; teoria de informação em redes de comunicação; teoria de informação e o mercado de capitais.


Bibliografia

IE708 - Comunicações Móveis (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Revisão de probabilidade, processos estocásticos e teoria de tráfego. Introdução às redes sem fio. Arquitetura de rede. Estrutura de canais. Múltiplo acesso. Redes celulares. Padrão de reuso micro e macro celulares. Interferência em sistemas de banda estreita e de banda larga. Gerações de sistemas sem fio. Canal de rádio. Mecanismos de propagação: espaço livre, terreno plano, gume de faca. Métodos de determinação de perda de percurso. Distribuições estatísticas do sinal de rádio.Propagação de múltiplos percursos. Efeito Dopper. Banda, temo e distância de coerência. Estatísticas de ordem superior. Cruzamento de nível. Densidade espectral de potência. Métodos de diversidade e combinação. Desvanecimento de longo prazo e de curto prazo. Transmissão de dados. Desempenho de esquemas de modulação na empresa de desvanecimento. Uso de múltiplas Transmissões, códigos corretores de erro e diversidade especial para combater o desvanecimento. Semínarios sobre as tecnologias mais recentes.


Bibliografia

IE765 - Eletromagnetismo Avançado (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Campos Eletromagnéticos no Domínio do Tempo e na Frequência. Propriedades Eletromagnéticas dos Materiais. Equação de Onda e suas Soluções. Propagação de Ondas e Polarização. Reflexão e Transmissão. Equações de Radiação e Espalhamento. Potenciais Vetoriais Auxiliares e Construção de Soluções. Teoremas e Princípios em Eletromagnetismo. Introdução a Antenas. Método das Diferenças Finitas nos Domínios do Tempo e da Frequência. Guias e Cavidades. Funções de Green. Método dos Momentos.


Bibliografia

IE767 - Introdução à Teoria Eletromagnética (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Carga elétrica; Lei de Coulomb; Campo Elétrico; Linhas de Campo; Superposição; Sistemas de coordenadas. Fluxo e Divergente; Lei de Gauss e aplicações. Trabalho e energia potencial; Potencial Elétrico; superposição linear do potencial; energia de uma distribuição de cargas; Dipolo elétrico; desenvolvimento multipolar; polarização; polarizabilidade; dieléticos; desclocamento elétrico; capacitores; energia armazenada no campo; forças e torques. Condutores e isolantes; campo elétrico no condutor; equações de Poisson e Laplace; Método das Imagens; linha de transmissão de dois fios; corrente e condutividade elétrica. Lei de Ohm. A relatividade de Einstein; força de Lorentz; campo magnético; lei de Biot-Savart; lei de Ampère; potenciais magnetostáticos. Força e torque; materiais magnéticos; circuitos magnéticos; energia potencial e força; indutância. Campos Variáveis no Tempo; Lei de Faraday; Lei de Lenz; Equações de Maxwell nas formas integral e diferencial; força eletromotriz.


Bibliografia

IT002 - Sobretensões em Sistemas de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Origem das sobretensões, sobretensões provocadas por descargas atmosféricas e por manobras, fundamentos de ondas viajantes, propagação e descontinuidade das linhas de transmissão, ondas viajantes para sistemas polifásicos, cálculo de parâmetros de linha de transmissão polifásica, modos de propagação, efeitos de atenuação, distorção e efeito corona, análise de manobras típicas, modelagem dos elementos do sistema para estudo de transitórios eletromagnéticos, introdução ao uso de simuladores para estudo de transitórios eletromagnéticos, métodos de controle de sobretensões, introdução á coordenação de isolamento.


Bibliografia

IT012 - Avaliação da Qualidade da Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Distúrbios que afetam a QEE. Caracterização e Classificação dos Distúrbios. Duração de Sub e Sobretensões. Oscilações de Tensão: Fenômeno de Cintilação (Flicker). Técnicas de Estimação e Medição de Flicker. Limites. Fenômeno da Distorção Harmônica. Técnicas de Análise e Medição. Limites. Transitórios de Chaveamento, Energização de Transformadores, Capacitores, Ressonâncias, Amortecimento de oscilações. Importância do Aterramento na QEE. Análise de Distúrbios no Domínio do Tempo. Análise de Distúrbios no Domínio da Frequência. Tratamento Estatístico.


Bibliografia

IT302 - Eletrônica de Potência I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Componentes Semicondutores de Potência: Diodos, Tiristores (GTO, MCT) Transistores (MOSFET, IGBT), dispositivos emergentes. Técnicas de modulação em potência: ciclos inteiros, controle de fase, largura de pulso, histerese. Conversores CA-CC: topologias, comutação, harmônicas e fator de potência. Conversores CC-CC: acionamento de máquinas CC em 1, 2 e 4 quadrantes; fontes de alimentação chaveadas. Conversores CC-CA: sistemas de alimentação ininterrupta, acionamento de máquinas CA, filtros ativos de potência. Conversores CA-CA; ciclo-conversores, conversores diretos. Introdução de técnicas de comutação suave aplicadas aos conversores.


Bibliografia

 

IT304 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica I (Turma O)

Dados da Disciplina
  • Tema: Introdução a Geração de Energia Elétrica a Partir da Energia Eólica
  • Professor(es): Ernesto Ruppert Filho
  • Créditos: 2
  • Horário: 319 320
  • Sala: PE-35

Ementa
Fundamentos de geração eólica Geradores de indução Geradores síncronos Eletrônica de potência aplicável Geração de energia elétrica com turbinas em velocidade variável


Bibliografia
  • 1. Artigos diversos de revistas científicas e tecnológicas e possíveis livros.

IT304 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica I (Turma P)

Dados da Disciplina

Ementa
- Definições e conceitos de variações de tensão de curta duração - Resposta dos processos sensíveis frente a afundamentos de tensão - Interrupções de curta e de longa duração: impacto nos consumidores sensíveis - Avaliação probabilística - Processo de anualização - Avaliação econômica - Soluções para a redução das perdas financeiras (uso de chaves de secionamento automático e microgeração distribuída)


Bibliografia

IT305 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica II (Turma E)

Dados da Disciplina

Ementa
Fundamentos. Organização de mercados de energia elétrica. Aspectos econômicos da operação. Aspectos econômicos da expansão. Estudos de caso.


Bibliografia

IT306 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica III (Turma Q)

Dados da Disciplina

Ementa
1- Revisão dos conceitos de modelagem e programação matemática. 2- Linguagem de modelagem algébrico para programação matemática. 3- Estado de operação em regime permanente dos sistemas de distribuição de energia elétrica. 4- Planejamento da operação dos sistemas de distribuição de energia elétrica. 5- Reconfiguração dos sistemas de distribuição de energia elétrica. 6- Restauração dos sistemas de distribuição de energia elétrica. 7- Alocação de bancos de capacitores e reguladores de tensão nos sistemas de distribuição de energia elétrica. 8- Planejamento da expansão dos sistemas de distribuição de energia elétrica.


Bibliografia

IT306 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica III (Turma R)

Dados da Disciplina

Ementa
Formulação do problema de estimação de estado em sistemas de distribuição de energia elétrica. Modelagem trifásica de redes de distribuição. Método das equações normais. Método das equações normais com restrições de igualdade. Estimador de Estado Clássico. Estimador de Estado Baseado em Matriz de Admitâncias. Aplicações em problemas modernos.


Bibliografia

IT743 - Cálculo de Fluxo de Carga (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução. Formulação básica do problema. Métodos de solução: Newton e desaclopados. Tratamento de controles e limites. Fluxo de carga linearizado. Fluxo de carga para redes de distribuição. Fluxo de carga c.a./c.c.


Bibliografia








Disciplinas Tipo Tese



AA001 - Tese de Mestrado (Turma A)

Dados da Disciplina



AA002 - Tese de Doutorado (Turma A)

Dados da Disciplina







Disciplinas de Estágio (Para Alunos do Programa PED)

 

INSTRUÇÃO CPG-FEEC 45                                                                                   

 

Define as condições de contabilização das disciplinas CD001 - Estágio de Capacitação Docente PED A, CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B, e CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C.

 

1.    Os créditos referentes às disciplinas CD001, CD002 e CD003 não poderão fazer parte do número mínimo de créditos em disciplinas, estabelecido pelo Regulamento de Pós-Graduação da FEEC, a serem cursados pelos alunos de mestrado e doutorado.

2.    Aos alunos aprovados nestas disciplinas deve ser atribuído exclusivamente o conceito S (suficiente).

 

Aprovada em reunião da CPG/FEEC em 06/06/2011, Parecer 056/2011.

Aprovada em reunião da Congregação/FEEC em 27/06/2011, Resolução 116/2011.





CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.

CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C - Mestrado/Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta atividade é parte integrante do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes de Mestrado e Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência, abrangendo a elaboração ou correção de listas de exercícios, auxílio ao professor em aulas práticas, aulas teóricas ou de exercícios de reforço, plantão de dúvidas ou outras consideradas correlatas que tenham sido explicitadas no Projeto de Participação no PED.

 


 

Documento gerado em 11/10/2016 - 20:04

Documento divulgado em 25/10/2016 - 10:59