Catálogo das disciplinas de Pós-gradução/FEEC 1º Semestre 2019

Observação: Os horários das disciplinas são mostrados utilizando a seguinte representação: "208" significa "Segunda-feira às 8 horas".

 





Disciplinas Regulares


IA006 - Tópicos em Sistemas Inteligentes II (Turma C)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Revisão de probabilidade e processos aleatórios, estimação e teoria da informação. Conceitos gerais de aprendizado de máquina. Regressão linear. Classificação linear. Redes neurais artificiais. Introdução a deep learning. Máquinas de vetores-suporte. Aprendizado não-supervisionado. Clusterização, modelos de mistura e extração de variáveis latentes. Comitês de máquinas. Árvores de decisão. Modelos ocultos de Markov. Computação evolutiva. Aprendizado baseado na teoria da informação. Aprendizado por reforço.

Bibliografia

1. C. M. Bishop, Pattern Recognition and Machine Learning, Springer, 2006.

2. T. Hastie, R. Tibshirani, J. Friedman, The Elements of Statistical Learning: Data Mining, Inference and Prediction, Springer, 2ª ed., 2009.

3. R. O. Duda, P. E. Hart, D. G. Stork, Pattern Classification, Wiley-Interscience, 2ª ed., 2000.

4. E. Alpaydin, Introduction to Machine Learning, MIT Press, 3ª ed., 2014.

5. I. Goodfellow, Y. Bengio, A. Courville, Deep Learning, MIT Press, 2016.


IA017 - Supercapacitores & Baterias (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Nesta disciplina estudaremos materiais, eletrodos e dispositivos armazenadores e fornecedores de Energia. A ênfase será fundamentos relacionados aos materiais, a eletroquímica e a manufatura. Dentre os materiais, nós abordaremos em destaque nanocarbonos (e.g. carvão ativado, nanotubos, grafenos e fulerenos etc), polímeros (PLA, PAN, PANI, PEG etc) e óxidos metálico (MnO2, NiOH, NiCo2O4, MnCo2O4, LiFePO4 etc). Dentre os dispositivos, nós destacaremos capacitores elétrico de dupla camada, pseudocapacitores, capacitores híbridos (assimétricos) e baterias de ion de Lítio e de Lítio-ar.

Bibliografia

1. Supercapacitors: Materials, Systems and Applications, Max Lu, Francois Beguin, Elzbieta Frackowiak, 2013

2. Nanocarbons for Advanced Energy Storage Xinliang Feng, 2015

3. Supercapacitors Based on Carbon or Pseudocapacitive Materials Patrice Simon Thierry Brousse Frédéric Favier, 2017

4. Electrochemical Supercapacitors: Scientific Fundamentals and Technological Applications B. E. Conway, 1999

5. Electrodes for Li-ion Batteries Materials, Mechanisms and Performance Laure Monconduit Laurence Croguennec Rémi Dedryvère, 2015


IA293 - Matrizes (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Revisão de elementos básicos de álgebra linear e de matrizes. Valores e vetores próprios. Semelhança. Matrizes unitárias e normais. Teorema de Schur e suas implicações. Problemas de quadrados mínimos. Decomposições QR e SVD. Aplicações da SVD. Formas canônicas. Aplicações da forma de Jordan. Polinômios e funções de matrizes. Decomposições triangulares. Matrizes simétricas e Hermitianas. Caracterizações variacionais de valores próprios. Congruências. Normas de vetores e de matrizes. Número de condição. Métodos iterativos para sistemas lineares. Localização e perturbação de vetores próprios. Matrizes definidas positivas. Matrizes não-negativas e de Metzler. Equações matriciais de Sylvester e de Stein.

Bibliografia

1. RA Horn & CR Johnson, Matrix Analysis, 2nd Ed., Cambridge University Press, 2013.

2. RA Horn & CR Johnson, Topics in Matrix Analysis, Cambridge University Press, 1994.

3. DS Watkins, Fundamentals of Matrix Computations, 2nd Ed., John Wiley & Sons, 2002.

4. CD Meyer, Matrix Analysis and Applied Linear Algebra, SIAM, 2001.


IA353 - Redes Neurais (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Paradigmas computacionais. Ciências da cognição. Modelos elementares de neurônios: discretos e contínuos. Redes neurais artificiais: arquiteturas básicas. Aprendizado através de redes neurais: estratégias e algoritmos. Redes multicamadas. Redes auto-organizadas. Redes de Hopfiels. Redes RBF. Aplicações: classificação de padrões, controle e identificação, séries temporais, otimização.

Bibliografia

1. S. Haykin, Neural Networks: A Comprehensive Foundation, 2nd Edition, 1998

2. Prentice Hall. T. Kohonen, Self Organization and Associative Memories, 2nd. Edition, Springer, 1989.


IA362 - Tópicos em Controle III (Turma G)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Introdução. Espaço amostral. Sigma álgebra. Varíáveis aleatórias. Séries temporais multivariáveis. Elementos de uma série temporal multivariável. Momentos de séries temporais multivariáveis. Estacionariedade. Matrizes de densidade espectral. Séries temporais multivariáveis no espaço de Hilbert. Modelos em espaço de estado. Atingibilidade e Observabilidade de sistemas multivariáveis. Observadores de Estado. Inovações. Algoritmo de Predição. Algoritmo de Filtragem. Inicialização exata de estimadores de estado. Filtro de Kalman estendido. Realização de séries temporais estacionárias. Realização pelo modelo de predição ótima. Método Aoki. Realização pelo modelo proporcional.Covariâncias e parâmetros de Markov. Realização por LMIs. Realização por análise espectral.

Bibliografia

1. Durbin, J. E Koopman, S.J. Time Series Analysis by State Space Methods , Oxford University Press, 2012

2. Katayama T. Subspace Methods for System Identification: a Realization Approach. Springer Verlag, Leizpig, 2005.

3. Aoki, M., State Space Modeling of Time Series, 2nd. ed., Springer-Verlag, 1990.

4. Giesbrecht, M. Propostas imuno-inspiradas para identificação de sistemas e realização de séries temporais multivariáveis no espaço de estado, tese de doutorado, Unicamp, 2013.

5. Young P. C. Recursive estimation and time-series analysis: an introduction for the student and practioner, Second Edition, Springer, 2011


IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma W)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Introdução à robótica móvel. Arquiteturas e programação de robôs móveis. Revisão da Teoria de Probabilidades. Modelagem de sensores robóticos. Filtros de Bayes. Processos de Markov. Filtros Gaussianos. Filtros Não-paramétricos. Mapeamento e localização robótica. Localização e mapeamento simultâneos (SLAM). Planejamento de ações.

Bibliografia

1. S. Thrun, W. Burgard, D.Fox, Probabilistic Robotics, The MIT Press, 2006.

2. Artigos e tutoriais disponíveis na Internet.


IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma V)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Em 1979, o pesquisador norteamericano Douglas Hofstadter publicava uma das obras mais originais e imaginativas da literatura de Inteligência Artificial: "Gödel, Escher, Bach: an Eternal Golden Braid". Nela, o autor explora uma das questões centrais da IA: como é possível sistemas sujeitos à regras rígidas e simples (e.g., neurônios) darem origem a comportamentos imprevisíveis e complexos (e.g., a mente humana). O livro é um tour de force literário, cheio de humor e referências eruditas, e foi agraciado com o prestigiosíssimo prêmio Pulitzer para literatura de não ficção. Ler o GEB (como o livro é carinhosamente conhecido) é uma experiência transformadora, mas nem sempre fácil: o autor salta dos Teoremas da Indecidibilidade de Gödel para a organização de colônias de formigas, com uma agilidade que desafia os cacoetes do academicismo tradicional. Nesta disciplina, quero fomentar e facilitar uma leitura completa do tomo, um calhamaço de 750+ páginas ! Isso significa que você deve, em primeiro lugar, se comprometer a estar com o livro em mãos desde o primeiro dia de aula. Eu usarei a edição americana do vigésimo aniversário do livro, indicada na bibliografia abaixo. Outras edições em inglês podem ser usadas, mas tente apelar para traduções só em último caso. Em segundo lugar, você deve se comprometer a manter a leitura --- de 50 páginas por semana --- rigorosamente em dia (serei bem picuinha com isso). A avaliação será minimalista: você deverá manter a leitura estritamente em dia, participar das discussões em aula, a responder a pequenos questionários de acompanhamento da leitura à distância (pelo Moodle). O retorno desses dois investimentos será uma aventura intelectual mais engajante do você possa ousar imaginar. Digo isso sem o menor temor de estar exagerando: meu único arrependimento quanto ao GEB foi não o ter lido 10 anos antes --- espero que você aproveite esta oportunidade.

Bibliografia

1. Douglas R. Hofstadter. Gödel, Escher, Bach: an Eternal Golden Braid. (Obrigatório desde a primeira aula! Edição recomendada: 20th Anniversary Edition, Basic Books, 1999, ISBN-10: 0465026567. Outras edições em inglês são aceitáveis, mas apele para traduções só em último caso.)

2. Capítulos e artigos (leitura opcional estendida) indicados ao longo do curso.


IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI (Turma Z)

Dados da Disciplina

 

Ementa

O objetivo deste curso é estudar os conceitos e ferramentas por trás da comunicação de análises de dados modernas, de maneira reproduzível. Serão abordados tópicos como aspectos éticos de pesquisa e gerenciamento de dados, e-Science e Open Science, ferramentas de literate computing, análise de dados baseada em evidência, benchmarking em pesquisa e organização e gerenciamento de workflow. Durante o curso, o aluno irá conhecer e testar plataformas e linguagens que permitem compilar trechos de códigos embutidos em documentos, permitem escrever e publicar documentos executáveis e organizar suas análises de dados de forma a ficarem reproduzíveis e acessíveis por seus pares. Ao término do curso, os alunos devem sair preparados para utilizar essas ferramentas em suas próprias pesquisas, ajudando a ampliar a forma como se faz pesquisa reproduzível atualmente.

Bibliografia

1. Beveridge, W., The art of scientific investigation ,

2. Peng RD (2011) Reproducible research in computational science. Science 334: 1226 1227. doi: 10.1126/science.1213847

3. Crocker J, Cooper ML (2011) Addressing scientific fraud. Science 334: 1182. doi: 10.1126/science.1216775

4. Barnes, N. Publish your computer code: it is good enough. Nature. 467, (2010), 753


IA376 - Tópicos Em Engenharia de Computação VII (Turma C)

Dados da Disciplina

 

Ementa

1.- Introduction to Network Softwarization: Software-Defined Networking (SDN) and Network Functions Virtualization (NFV) concepts such as network programmability and abstractions enabling the vision of future networks including 5G.

2.- Review of Reference Architectures: Standardization efforts and SDN, NFV, and 5G.

3.- Enabling Technologies: SDN technologies for the control- and data planes will be presented. Notable examples of APIs for network abstraction and programmability (e.g., OpenFlow, P4), hardware acceleration, as well as NFV-enabling features such as service function chaining and key open source technologies.

4.- Class Project (50%): Practical project on SDN / NFV systems.

 

Bibliografia

1. Diego Kreutz, Fernando M. V. Ramos, Paulo Verissimo, Christian Esteve Rothenberg, Siamak Azodolmolky, Steve Uhlig. Software-Defined Networking: A Comprehensive Survey. In Proceedings of the IEEE, Vol. 103, Issue 1, Jan. 2015.

2. Raphael Rosa, Marcos Siqueira, Emerson Barea, Cesar Marcondes, Christian Esteve Rothenberg. Network Function Virtualization: Perspectivas, Realidades e Desafios. In Minicursos XXXII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, Florianópolis, 5 a 9 de Maio de 2014.

3. SDN, NFV and Their Role in 5G. Ahmad Rostami (Ericsson Research), Katia Obraczka (UCSC), and Christian Esteve Rothenberg (UNICAMP). In ACM SIGCOMM Tutorials, Florianopolis, Brazil, Aug. 2016.


IA376 - Tópicos Em Engenharia de Computação VII (Turma B)

Dados da Disciplina

 

Ementa

This course has two final aims:

1) To develop student's ability to write effectively, accurately and objectively.

2) To develop student's skills for critically analyzing and improving scientific texts. During this course, we will discuss: * The structure of scientific texts, * Main grammar issues (especially those that are typical of non-native speakers) * How to build a coherent a cohesive discourse * How to use computational tools to help improving a text's quality * How to write the main sections of a scientific text * How to review scientific texts Please note: this course will be taught in English, and students will be expected to speak English while in class. This course is not intended for students who do not speak, read and write fluent English. Due to that, and to the high demand of this course in the last semesters, applying students are required to send the instructor a self-written letter of intention (less than 200 words). Students will be accepted for the course according to the letter.

Bibliografia

1. Selected papers on the topic


IA376 - Tópicos Em Engenharia de Computação VII (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

percepção visual e cognição; gerenciamento de dados; processamento análitico de dados; técnicas de visualização; técnicas de interação; aplicações.

Bibliografia

1. Mastering the information age: solving problems with visual analytics, editado por Daniel Keim, Joern Kohlhammer, Geoffrey Ellis e Florina Mansmann, 2010.

2. Textos dos livros de Edward R. Tufte, de Colin Ware (Information Visualization), de George Casella e Roger L. Berger (Inferência Estatística) e do Leandro Augusto Silva (Introdução à Mineração de Dados) .


IA539 - Dinâmica de Robôs (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Análise Cinemática. Representação de Denavit-Hartenberg. Cinemática inversa. Jacobiano. Estratégias de controle. Controle multivariável

Bibliografia

1. M.W. Spong, M. Vidyasagar, "Robot Dynamics and Control", John Wiley & Sons, Inc., 1989.

2. K.S. Fu, R.C. Gonzalez, C.S.G. Lee, "Robotics: Control, Sensing, Vision and Intelligence. McGraw Hill, 1987.


IA725 - Computação Gráfica I (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Dispositivos Gráficos. Modelagem geométrica. Transformações Geométricas. Transformações Projetivas. Iluminação. Amostragem. Visibilidade. Cor. Quantização. Textura.

Bibliografia

1. J.D. Foley, A. van Dam, S.K. Feiner, J.F. Hughes, Computer Graphics: Principles and Practice, Addison-Wesley Publ;

2. Co. D. F. Rogers, Procedural Elements for Computer Graphics, McGraw Hill;

3. D.F. Rogers e J.A. Adams, Mathematical Elements for Computer Graphics, McGraw Hill;

4. Jonas Gomes e Luiz Velho, Computação Gráfica: Volume 1, IMPA/SBM, 1998;

5. J. Neider, T. Davis e M. Woo, OpenGL Programming Guide, Addison-Wesley Publ, Co.


IA744 - Aplicações de Engenharia ao Estudo de Fenômenos Biológicos (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Biologia celular. Biofísica básica e a fisiologia dos tecidos excitáveis: Nervos e músculos estriados, cardíaco e esquelético. Aplicações específicas das ciências exatas no estudo de fenômenos biológicos.

Bibliografia

1. ômenos biológicos. Bibliografia: Devlin, T.M. (ed.) "Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations", 3rd. ed., Wiley-Liss,

2. Aidley, D.J. "The Physiology of Excitable Cells", 4th ed., Cambridge University Press, 1998.

3. Hille, B., "Ionic Channels of Excitable Membranes", 2nd ed., Sinauer Associates Inc., 1992.

4. Bassani, J.W.M. "Mecânica de Fluidos, Circulação, Modelo do Núcleo Condutor e Atividade das Células Nervosas", Material didático


IA752 - Transdução e Instrumentação Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Noções gerais sobre transdutores para medições de parâmetros e variáveis em organismos vivos. Conceitos básicos de Instrumentação Biomédica. Introdução aos sistemas de medição de grandezas biomédicas. Princípio de funcionamento de transdutores para medições de biopotenciais, temperatura, deslocamento, velocidade, aceleração, força, pressão e fluxo, com aplicação biomédica. Principais características de construção, funcionamento e utilização de equipamentos biomédicos para diagnóstico, monitoração e terapia (eletrocardiógrafo, eletroencefalógrafo, eletromiógrafo, monitores de ECG, oximetria, terapia renal substitutiva, desfibrilador, cardioversor, incubadora neonatal, ventilador pulmonar, sistema de anestesia, bomba de infusão, equipamentos de eletrocirurgia, etc).

Bibliografia

1. Webster, J.G.

2. Neuman, M.R.; Fleming, D.G.; Cheung, P.W.; Ko, W.H.

3. Blanchard, S.M.; Bronzino, J.


IA880 - Estudo Quantitativo do Sistema Neuro-Muscular (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Revisão sobre fisiologia das células excitáveis. Conceitos básicos de biomecânica do movimento. Anatomia e fisiologia dos músculos esqueléticos. Propriedades mecânicas dos músculos esqueléticos. A unidade motora. Receptores sensoriais musculares, cutâneos e articulares. Reflexos medulares. Controle encefálico do movimento. Sistema vestibular. Controle postural. Controle neural da marcha. Conceitos básicos de fisiopatologia do sistema neuromuscular. Noções sobre modelagem matemática do sistema neuromuscular.

Bibliografia

1. Enoka, R. Neuromechanics of human movement, 5th ed., Human Kinetics, 2015;

2. Kandel, E., Schwartz, J. H., Jessell, T. M., Siegelbaum, S. A., Hudspeth, A. J. Principles of Neural Science, 5th ed., McGraw-

3. Kernell, D. The motoneuron and its muscle fibres, Oxford University Press, 2006

4. Rothwell, J. Control of human voluntary movement, 2nd ed., Chapman & Hall, 1986;

5. Pierrot-Deseilligny, E., Burke, D. The circuitry of human spinal cord: spinal and corticospinal mechanisms of movement, 2nd ed


IA881 - Otimização Linear (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Introdução. Algoritmo simplex. Método de duas fases. Simplex revisado. Simplex canalizado. Dualidade. Algoritmo dual simplex. Análise de sensibilidade. Algoritmos de pontos interiores. Problemas de fluxo em rede via simplex.

Bibliografia

1. Bazaraa, M.S.; Jarvis, J.J.; Sherali, H.D., "Linear Programming and Network Flows", 3rd edition, John Wiley, 2005.

2. Vanderbei, R. "Linear Programming: Foundations ans Extensions", 2nd Edition, Spring International, 2001.

3. Bertsimas, D. and Tsitsiklis. J. "Linear Optimization", Athena Scientfic, 1997

4. Sakarovitch, M., "Linear Programming", Springer-Verlag, 1983


IA887 - Fisiologia para Engenharia Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Noções de anatomia de sistemas. Fisiologia celular. Fisiologia de células excitáveis. Neurofisiologia. Fisiologia de sistemas de transportes e trocas (cardiovascular, respiratório e renal). Regulação do metabolismo.

Bibliografia

1. Aidley, D.J. "The Physiology of Excitable Cells", Cambridge University Press, 1971

2. Alberts B, Johnson A, Lewis J, Raff M, Roberts K, Walter O. Molecular Biology of the Cell. 6th ed. Garland Sci. Publ., 2015

3. Silverthorn, D.U. "Human Physiology: an Integrated Approach", Pearson/Cummings, 2007

4. Sperelakis, N.; Banks, R.O. "Physiology: Essentials ofBasic Science ", Little Brown &Co., 1993

5. Berne &Levy. "Fisiologia", 2004


IA888 - Análise de Sinais e de Sistemas Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Sinais contínuos e discretos. Equações a diferenças e diferenciais lineares. Transformada Z. Transformada Z aplicada à probabilidade. Transformada de Fourier. Amostragem de sinais. Ortogonalização de sinais. Transformada de Laplace. Variáveis de Estado. Resolução de Equações de Estado. Observabilidade e Controlabilidade. Estabilidade. Realimentação de Estado. Observadores. Compensadores. Sistemas Variantes no Tempo.

Bibliografia

1. Chen, C.T., Linear Systems Theory and Design, Third Edition, Oxford University Press, 1999;

2. A.V. Oppenheim and A.S. Willsky with I.T. Young, Signals and Systems, Prentice-Hall Signal Processing Series, 1983.


IA895 - História e Filosofia em Engenharia Elétrica e de Computação (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Imersão intelectual em filosofia e teoria crítica na área de Engenharia Elétrica e de Computação, como uma experiência avançada e inovadora através da discussão de filmes e vídeos sobre os assuntos da área.

Bibliografia

1. Artigos do IEEE. Documentários em vídeo sobre Engenharia Elétrica e de Computação.


IA941 - Laboratório de Arquiteturas Cognitivas (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Laboratório introdutório sobre o uso de arquiteturas cognitivas aplicadas ao controle de criaturas artificiais. Arquiteturas cognitivas são arquiteturas computacionais de uso geral que provêm a infra-estrutura básica para a construção de mentes artificiais para agentes, sejam estes agentes físicos, tais como robôs ou veículos autônomos ou virtuais, tais como players em jogos de computador. Essas arquiteturas utilizam-se de modelos cognitivos da mente humana, de forma a implementar versões computacionais de habilidades cognitivas, tais como percepção, emoções, memória, tomada de decisão, comportamento reativo e deliberativo, motivações, e em alguns casos até mesmo consciência e emergência de linguagem. Neste laboratório, desenvolvem-se experimentos utilizando as linguagens Java e C# utilizando algumas das mais populares arquiteturas cognitivas: SOAR, Clarion, LIDA e CST, desenvolvendo pequenos experimentos que ilustram o funcionamento destas arquiteturas para a construção de mentes artificiais para o controle de agentes inteligentes.

Bibliografia

1. Documentação das arquiteturas: SOAR, Clarion, LIDA e CST - Roteiro dos Experimentos do Laboratório


IE009 - Processamento Adaptativo de Sinais (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Introdução, Fundamentos de Filtragem Adaptativa, Filtragem de Wiener, Métodos de Otimização de Newton e do Gradiente, Algoritmos Tipo LMS, Método dos Mínimos Quadrados, Algoritmos de Mínimos Quadrados Recursivos (RLS), Algoritmos RLS em Treliça, Algoritmos Q-R, Filtros Adaptativos IIR, Estruturas Alternativas, Equalização Adaptativa, Antenas Adaptativas, Predição Adaptativa.

Bibliografia

1. Diniz, P. S. R. Adaptive Filtering: Algorithms and Practical Implementation, Kluwer Academic, 1997;

2. Haykin, S.: Adaptative Filter Theory, Prentice hall; Bellanger, M. G. : Adaptative Digital Filters and Signal Analysis, M.Dekker 2001.

 


IE308 - Tópicos em Comunicações V (Turma V)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Nesta disciplina discutiremos os conceitos fundamentais, as questões estéticas e as questões práticas do projeto e do desenvolvimento de jogos digitais. Em particular serão abordadas as principais questões técnicas relacionadas com game design, programação e práticas de gerenciamento e publicação dos jogos digitais. Será discutida a aplicação de jogos digitais em educação.

Bibliografia

1. Notas de aula;

2. Textos selecionados;

3. Artigos acadêmicos.


IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma X)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Esse curso visa apresentar ao aluno aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento e implantação de aplicações de IoT no em Cidades Inteligentes. O curso é dividido em quatro módulos, com os seguintes conteúdos: Módulo I Sensores e Atuadores: conceitos e definições de sensores e atuadores, estudos de caso com tecnologias atuais, experimentos de comunicação entre transdutores e sistemas embarcados; Módulo II Redes de Sensores Sem fio: conceitos de comunicação sem fio, mecanismos e protocolos para redes de sem fio, dimensionamento de redes sem fio; estudo de alguns padrões de redes de sensores sem fio; Módulo III Gerência e Internet: conceitos de gerência de redes de sensores sem fio, formas de conexão da rede de sensores com a Internet, conceitos de Fog e Edge Computing, supervisão em nuvem, acordo de qualidade de serviço (SLA - Service Level Agreement); Módulo IV Oficina de IoT: Desenvolvimento e implementação de uma solução de IoT em bancada para um estudo de caso, envolvendo as etapas de aquisição e tratamento da informação, transmissão, conexão à Internet e gerência de dados e supervisão via browser.

Bibliografia

1. Artigos selecionados


IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma U)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Visão geral de Sistemas e Redes de Comunicação Ótica, abordando detalhes de arquitetura e funcionamento, desde componentes óticos e optoeletronicos, passando a sistemas óticos amplificados, enlaces WDM e sistemas de altíssima capacidade, até as complexas redes WDM reconfiguraveis e sistemas fotonicos multifuncionais. Neste curso inclui-se também sensores óticos e sistemas de sensoriamento.

Bibliografia

1. Ramaswami, K.N. Sivarajan, Optical Networks: a practical perspective, 3rd. Ed., Morgan-Kaufmann, Academic Press, Boston USA, 2010.

2. Biswath Mukherjee, Optical WDM Networks, 2nd. Ed., Springer-Verlag, New York, 2006.

3. Govid Agrawal Fiber Optic Comunication Systems, 3rd. ed., Wiley, New York, 2002.

4. Gerd Keiser Optical Fiber Communications, McGraw-Hill, New York; 4th. Ed., 2010;

5. Leonid Kazovsky, S.Benedetto, A. Willner, Optical Fiber Communication Sytems, Artech House, Boston, USA, 1996.


IE310 - Tópicos em Microondas I (Turma K)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Equações de Maxwell Equações de onda Óptica Física Feixes e Pulsos ópticos Teoria das Ondas Localizadas

Bibliografia

1. Classical Electrodynamics. Autor: J. D. Jackson

2. Localized Waves. Editores: H.E.H.Figueroa, M. Zamboni Rached, E. Recami


IE311 - Tópicos em Microondas II (Turma N)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Introdução à teoria de radar: diagrama de blocos; Equação radar; Resolução em alcance e em azimute; Propriedades de antenas; Detecção de sinais de radar em meio ao ruído; Aplicação da transformada de Fourier; Processamento de Radar terrestre; Processamento SAR: criação do dado bruto simulado, compressão em range e em azimute e simulação e correção de erro de movimento.

Bibliografia

1. Merrill Skolnik, Introduction to Radar Systems, McGraw-Hill, 2001.

2. Mark Richards, Fundamentals of Radar Signal Processing, McGraw-Hill, 2014.

3. Iain Woodhouse, Introduction to Microwave Remote Sensing, Speckled Press, 2015.

4. Ian G. Cumming, Digital Processing of Synthetic Aperture Radar Data: Algorithms and Implementation, Artech House, 2005.


IE320 - Tópicos em Eletrônica I (Turma J)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Revisão de eletromagnetismo, introdução à compatibilidade eletromagnética, sinais periódicos, integridade do sinal, comportamento não-linear de componentes do circuito, descargas eletrostáticas.

Bibliografia

1. Clayton R. Paul, Introduction to Electromagnetic Compatibility (Wiley Series in Microwave and Optical Engineering) Wiley-Interscience; 2 edition

2. Henry W. Ott, Electromagnetic Compatibility En-gineering, Wiley (2009)

3. John D. Kraus, Electromagnetics, 4th Edition, Mc Graw-Hill

4. David K. Cheng, Field and Waves Electromagne-tic, 2nd Edition

5. Andrew Zangwill, Modern Electromagnetics, Cambridge (2012)


IE326 - Tópicos Especiais em Microeletrônica II (Turma U)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Microletronica- Semicondutores- Processos, litografia , implantação Iônica, nanotecnologia, processos de nanofabricação, nanotecnologia, design básico de Circuitos integrados CMOS e Bipolar, Design e simulação de dispositivos Fotovoltáicos, células solares mono, policristalina, multi-junção, tecnologias Heterojunção, HJT, HIT, PERC . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS RECENTES E ATUALIZADAS . Projeto individual de nano e ou de microeletrônica será proposto durante o curso.

Bibliografia

1. Fundamentals of Microfabrication, M. Madou, CRC Press, 1997.

2. CMOS (Circuit Design, Layout, and Simulation) by R. Jacob Baker and Harry W. Li Edições recentes

3. VLSI Technology, S.M. Sze, McGraw Hill Book International Book Co, 1983 e seguintes

4. Physics of Semiconductor Devices, S. M. Sze, Willey-Interscience, várias edições

5. The Science and Engineering of Microelectronic Fabrication 2nd Edition by Stephen A. Campbell


IE327 - Tópicos Especiais em Microeletrônica III (Turma T)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Introdução geral de MEMS, conceitos básicos de microfabricação e de microfluídica, tecnologias de fabricação e aplicações de sistemas microfluídico. Aulas práticas no laboratório, fabricação e testes de dispositivos microfluídicos.

Bibliografia

 

IE345 - Tópicos em Comunicações IV (Turma K)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Perceptron, activation functions (sigmoid, hyperbolic, retified linear), feed forward neural (network, geometric transformations and wrappings, machine learning workflow, data processing, overfitting, underfitting, bias variance tradeoff), neural networks (fully connected, convolutional, recurrent, generative adversarial, deep reinforcement) Keras philosophy, tensorflow.

Bibliografia

1. Deep Learning with Python - AI Sciences Publisher - Chao Pan - 2018

2. Python Machine Learning form Scratch - AI Sciences Publisher - Jonathan Adams - 2018

3. Introduction to Data Science - AI Sciences Publisher - Peters Morgan - 2018


IE524 - Física de Dispositivos Semicondutores II (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Capacitores MOS. Transistores MOS, V-MOS, U-MOS, MESFET, J-FET, bipolares, CCD s. Estudos dos defeitos oriundos e causados pelos processos de fabricação.

Bibliografia

1. Shalimova, C.V. Física dos Semicondutores, Mir, 1970; Sze, S.M. - Physics of Semiconductor - John Wiley & Sons.


IE708 - Comunicações Móveis (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Revisão de probabilidade, processos estocásticos e teoria de tráfego. Introdução às redes sem fio. Arquitetura de rede. Estrutura de canais. Múltiplo acesso. Redes celulares. Padrão de reúso micro e macro celulares. Interferência em sistemas de banda estreita e de banda larga. Gerações de sistemas sem fio. Canal de rádio. Mecanismos de propagação: espaço livre, terreno plano, gume de faca. Métodos de determinação de perda de percurso. Distribuições estatísticas do sinal de rádio.Propagação de múltiplos percursos. Efeito Dopper. Banda, temo e distância de coerência. Estatísticas de ordem superior. Cruzamento de nível. Densidade espectral de potência. Métodos de diversidade e combinação. Desvanecimento de longo prazo e de curto prazo. Transmissão de dados. Desempenho de esquemas de modulação na empresa de desvanecimento. Uso de múltiplas Transmissões, códigos corretores de erro e diversidade especial para combater o desvanecimento. Semínarios sobre as tecnologias mais recentes.

Bibliografia

1. Michel Daoud Yacoub,Foundations of Mobile Radio Engineering, CRC Press, 1993.

2. Michel Daoud Yacoub, Wireless Tecnhnology, Protocols, Standards,and Techniques, CRC Press 2001.


IE762 - Introdução à Codificação Digital de Sinais (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Introdução; caracterização de sinais; modelamento de sinais; amostragem; quantização escalar; PCM; predição linear; PCM diferencial (DPCM); modulação delta e sigma-delta; sistemas adaptativos; codificação por sub-bandas; codificação por Wavelets; codificação por transformadas ortogonais; alocação de bits; quantização vetorial; codificação por árvores e treliças; quantização vetorial adaptativa e de taxa variável; codificação de entropia (Códigos de Huffman, run-length, aritméticos, e de Lempel-Ziv).

Bibliografia

1. Allen Gersho e Robert Gray, Vector Quantization and Signal Compression, Kluwer, 1992.

2. N.S. Jayant e Peter, Noll, Digital Coding of Waveforms: Principles and Applications to Speech and Video, Prentice Hall, 1984.


IT003 - Oscilações Eletromecânicas de Baixa Freqüência em Sistemas de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Dinâmica de curta, média e longa duração. O princípio básico do CAG. Modelagem dinâmica do CAG. Estabilidade de pequenas pertubações. Torques sincronizante e de amortecimento. Influência do controle de excitação. Estabilizadores de sistemas de potência. Oscilações torsionais. Ressonância subsíncrona. Análise modal. Simulação de um sistema isolado. Representação de um sistema isolado. Representação de sistemas multimáquinas.

Bibliografia

Não disponível.


IT005 - Introdução aos Acionamentos Elétricos (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Fundamentos do Vetor Espacial e Indutâncias; Fluxos Concatenados, Tensões e Produção de Torque em Máquinas CA: Modelos Matemáticos de Máquinas de Indução descritos por Variáveis de estado; Introdução ao Controle Vetorial de Máquinas de Indução e Síncronas e Máquina de Indução duplamente alimentada.

Bibliografia

1. Bim, Edson: "Máquinas Elétricas e Acionamento" (notas de aula );

2. Vas, P. : "Ëlectrical Machines and Drives", Oxford S.P., 1992;

3. Novotny D. W. e Lipo T.A. : "Vector Control and Dynamics of AC Drives", Oxford S.P., 1996.


IT302 - Eletrônica de Potência I (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Componentes Semicondutores de Potência: Diodos, Tiristores (GTO, MCT) Transistores (MOSFET, IGBT), dispositivos emergentes. Técnicas de modulação em potência: ciclos inteiros, controle de fase, largura de pulso, histerese. Conversores CA-CC: topologias, comutação, harmônicas e fator de potência. Conversores CC-CC: acionamento de máquinas CC em 1, 2 e 4 quadrantes; fontes de alimentação chaveadas. Conversores CC-CA: sistemas de alimentação ininterrupta, acionamento de máquinas CA, filtros ativos de potência. Conversores CA-CA; ciclo-conversores, conversores diretos. Introdução de técnicas de comutação suave aplicadas aos conversores.

Bibliografia

1. uave aplicadas aos conversores. Bibliografia: N. Mohan e outros: "Power Electronics: Converters, Applications and Design", John

2. J. A. Pomilio: "Eletrônica de Potência". Publicação FEE 01/98.


IT304 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica I (Turma O)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Fundamentos de geração eólica Geradores de indução Geradores síncronos Eletrônica de potência aplicável Geração de energia elétrica com turbinas em velocidade variável

Bibliografia

1. Artigos diversos de revistas científicas e tecnológicas e livros.


IT306 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica III (Turma R)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Formulação do problema de estimação de estado em sistemas de distribuição de energia elétrica. Modelagem trifásica de redes de distribuição. Método das equações normais. Método das equações normais com restrições de igualdade. Estimador de Estado Clássico. Estimador de Estado Baseado em Matriz de Admitâncias. Aplicações em sistemas de distribuição de energia elétrica.

Bibliografia

1. A. Monticelli, State Estimation in Electric Power Systems: A Generalized Approach. Kluwer, 1999.

2. A. Abur and A. Gómez-Expósito, Power System State Estimation: Theory and Implementation. Marcel Dekker, 2004.

3. J. Arrillaga, C. P. Arnold, Computer Analysis of Power Systems, 1991.

4. Publicações em revistas especializadas.


IT333 - Tópicos em Eletrônica de Potência II (Turma B)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Revisão histórica da Eletrônica de Potência. Revisão de topologias básicas CC-CC / CC-CA / CA-CC / CA-CA. Introdução a Conversores Multiníveis e Modulares. Eletrônica de Potência em Geração, Transmissão e Distribuição: Introdução; FACTS, compensadores de reativos e sistemas de armazenamento de energia; Teorias de Potência Elétrica; Transmissão CC em alta tensão e Estações Conversoras; Microrredes e Smart Grids.

Bibliografia

1. Artigos em revistas científicas e material fornecido pelo professor.


IT603 - Cálculo Curto-Circuito Sistemas de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Modelo da rede para cálculo de curto circuito. Métodos de cálculo. Componentes simétricos. Curto desequilibrado.

Bibliografia

1. Publicações em revistas especializadas.


IT743 - Cálculo de Fluxo de Carga (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Introdução. Formulação básica do problema. Métodos de solução: Newton e desacoplados. Tratamento de controles e limites. Fluxo de carga linearizado. Fluxo de carga para redes de distribuição. Fluxo de carga c.a./c.c.

Bibliografia

1. Alcir Monticelli, "Fluxo de Carga em Redes de Energia Elétrica", Ed. Edgard Blucher, 1983;

2. Artigos em periódicos e anais de congressos especializados.


IT745 - Geração Distribuída de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Introdução: definições, motivações e obstáculos. Tipos básicos de geradores. Tecnologias de geração: fontes primárias. Impactos técnicos nas redes de distribuição. Regulamentação.

Bibliografia

1. N.Jenkins, R.Allan, P.Crossley, D.Kirschen e G.Strbac,

2. Artigos em periódicos especializados.

 




Disciplinas Tipo Tese


 

AA001 – Dissertação de Mestrado (Turma A)

Dados da Disciplina

 


AA002 - Tese de Doutorado (Turma A)

Dados da Disciplina

 

 

 

 




Disciplinas de Estágio (Para Alunos do Programa PED)


 INSTRUÇÃO CPG-FEEC 45

Define as condições de contabilização das disciplinas CD001 - Estágio de Capacitação Docente PED A, CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B, e CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C.

1. Os créditos referentes às disciplinas CD001, CD002 e CD003 não poderão fazer parte do número mínimo de créditos em disciplinas, estabelecido pelo Regulamento de Pós-Graduação da FEEC, a serem cursados pelos alunos de mestrado e doutorado.

2. Aos alunos aprovados nestas disciplinas deve ser atribuído exclusivamente o conceito S (suficiente).

Aprovada em reunião da CPG/FEEC em 06/06/2011, Parecer 056/2011.

Aprovada em reunião da Congregação/FEEC em 27/06/2011, Resolução 116/2011.

 


CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.


CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C - Mestrado/Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

 

Ementa

Esta atividade é parte integrante do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes de Mestrado e Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência, abrangendo a elaboração ou correção de listas de exercícios, auxílio ao professor em aulas práticas, aulas teóricas ou de exercícios de reforço, plantão de dúvidas ou outras consideradas correlatas que tenham sido explicitadas no Projeto de Participação no PED.

 



Documento gerado em 25/10/2018 - 20:04

Documento divulgado em 26/10/2018 - 11:59