Catálogo de Disciplinas de Pós-Graduação/FEEC - 2º Semestre de 2012


 

Observação: Os horários das disciplinas são mostrados utilizando a seguinte representação: "208" significa "Segunda-feira às 8 horas".

 
 



Disciplinas Regulares


IA014 - Métodos de Subespaços para Identificação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Identificação Multivariável no Espaço de Estado. Os Problemas de Identificação de Modelo Inovativo e de Modelo com Erro de Saída. Revisão da Teoria de Sistemas Lineares no Espaço de Estado e de Álgebra Linear Numérica. Mínimos Quadrados. Teoria de Realização no Espaço de Estado e Métodos de Subespaços para Identificação. Matriz de Hankel e Decomposição em Valores Singulares. Identificação Determinística. Identificação Estocástica. Identificação Determinística e Estocástica Combinadas. Estimação das Matrizes do Sistema. Estudos de casos.

Bibliografia

IA364 - Tópicos em Engenharia de Computação I (Turma M)

Dados da Disciplina

Ementa
Caracterização de trabalhos de pesquisa em engenharia de computação. Etapas do desenvolvimento da pesquisa. Questões de pesquisa, hipóteses e objetivos. Métodos de revisão de literatura. Métodos de desenvolvimento da pesquisa: quantitativos, qualitativos e mistos. Avaliação de resultados. Aspectos éticos. Divulgação dos resultados de pesquisa. Pesquisa interdisciplinar e pesquisa transdisciplinar.

Bibliografia

IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma N)

Dados da Disciplina

Ementa
Arquitetura de robôs móveis. O robô Pioneer P3DX. APIs e plataformas de programação de robôs móveis. Robótica em rede. Locomoção e cinemática de robós móveis. Percepção. Localização. Planejamento e navegação.

Bibliografia

IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma R)

Dados da Disciplina

Ementa
Recuperação de informação baseada no conteúdo para documentos não textuais, com ênfase em imagens e vídeos. - Modelos de relevância em recuperação de informação; - Recuperação de informação baseada no conteúdo e o fosso semântico; - Extração de características; - Indexação e questões de performance. ( VISITE TAMBÉM a ementa COMPLETA na página do professor : http://www.dca.fee.unicamp.br/~dovalle/ )

Bibliografia

IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI (Turma R)

Dados da Disciplina

Ementa
Revisão de conceitos de teste: teste baseado em especificação; teste baseado em estrutura; teste baseado em defeitos; propriedades de critérios de teste (Weyuker, Zweben e Gourlay). Tipos de teste: teste de segurança; teste de integração; teste de sistemas embarcados e de aquisição de dados; etc. Ferramentas automatizadas de suporte ao teste de software. Técnicas de teste baseadas em busca. Outras abordagens e técnicas de teste. Disciplina baseada em artigos publicados em congressos e periódicos abordando técnicas e aplicações recentes e ou atuais de teste de software. Os artigos discutidos durante a disciplina serão definidos de acordo com a sua atualidade e o grau de interesse dos alunos participantes, devendo abranger temas pertinentes ao estado da pesquisa em teste de software.

Bibliografia

IA525 - Programação Inteira e Combinatória (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução: formulação de problemas de programação inteira. Grafos e redes. Algoritmos de planos de corte. Métodos enumerativos: programação inteira. Métodos enumerativos: programação binária. Métodos de decomposição. Métodos não-exatos. Complexidade de algoritmos.

Bibliografia

IA536 - Teoria de Sistemas Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Espaços lineares. Modelos matemáticos. Equações dinâmicas e respostas ao impulso. Controlabilidade e observabilidade. Realimentação e observadores de estado. Estabilidade de sistemas lineares. Projetos.

Bibliografia

IA539 - Dinâmica de Robôs (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Análise Cinemática. Representação de Denavit-Hartenberg. Cinemática inversa. Jacobiano. Estratégias de controle. Controle multivariável

Bibliografia

IA541 - Especificação e Projeto de Sistemas Computacionais Embutidos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Técnicas de especificação e projeto de sistemas computacionais embutidos, incluindo uso da linguagem UML para especificação de sistemas, escolha entre processadores com diferentes conjuntos de instruções, projeto das várias partes do sistema incluindo processadores, memória e dispositivos de entrada e saída, uso de co-processadores e aceleradores de hardware, projeto do software aplicativo, uso de sistemas operacionais com diferentes estratégias de escalonamento e redes de interconexão de processadores.

Bibliografia

IA600 - Controle Ótimo I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Cálculo variacional, Condições de otimalidade, Problemas clássicos de controle ótimo. Estabilidade e robustez. Problema Linear quadrático.

Bibliografia

IA718 - Tópicos em Sistemas Inteligentes (Turma E)

Dados da Disciplina

Ementa
Objetivo: Imersão intelectual em filosofia e teoria crítica na área de Engenharia Elétrica e de Computação, como uma experiência avançada e inovadora através da discussão de documentários em vídeos, sobre assuntos da área. Dinâmica da disciplina: A disciplina contará com aulas expositivas dos professores, visando debates e discussões através de documentários sobre temas de interesse da área. Tópicos Gerais em Engenharia Elétrica e de Computação Cada aluno deverá elaborar uma resenha por semana, num total de 14 resenhas ao longo do semestre, sobre os documentários apresentados em sala de aula. Além disso, serão recomendados textos de leitura complementar sobre os quais também devem ser feitas resenhas. Para a última aula, cada aluno deverá elaborar e apresentar um trabalho informativo, por exemplo um video, sobre seu trabalho de tese ou dissertação. Alguns tópicos a serem abordados: Tesla ? Sua vida de cientista inventor, visionário e suas criações e divergências com Thomas Edison. Thomas Edison ? Além da Luz elétrica. Represa de Hoover ? Energia Elétrica como subproduto. Usinas Elétricas. Hidroelétrica de Simplício. Usina Termoelétrica. Maglev. Magnetismo. Raio Laser ? Aplicações e Energia. Baterias. Itaipu - sua construção. Veículos Elétricos.

Bibliografia

IA744 - Aplicações de Engenharia ao Estudo de Fenômenos Biológicos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Biologia celular. Biofísica básica e a fisiologia dos tecidos excitáveis: Nervos e músculos estriados, cardíaco e esquelético. Aplicações específicas das ciências exatas no estudo de fenômenos biológicos (sistema nervoso, sistema auditivo, sistema visual, sistema cardiovascular).

Bibliografia

IA747 - Introdução à Engenharia Hospitalar (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Organização hospitalar. Segurança hospitalar. Aquisição e controle de equipamentos médico-hospitalares. Manutenção preventiva e corretiva. Planejamento e instalação. Gerenciamento, supervisão e educação.

Bibliografia

IA748 - Instrumentação Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Conceitos básicos de Introdução Biomédica. Teoria da Medida. Revisão de Conceitos de Eletrônica. Circuitos de Condicionamento de sinais. Segurança Elétrica de equipamentos Biomédicos. Instrumentos Biomédicos para diagnóstico, monitoração e terapia (eletroencefalógrafo, eletroecardiógrafo, eletromiógrafo monitores de EEG, de ECG, e de concentração gasosa do sangue, rim artificial, marca-passo cardíaco, desfibrilador, cardioversor, incubadora neonatal, ventilador pulmona, sistema de anestesia, bomba de infusão, equipamentos de eletrocirurgia, etc).

Bibliografia

IA750 - Engenharia de Reabilitação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Locomoção normal e patológica. Análise da marcha humana. Eletromiografia. Biomecânica. Dispositivos ortóticos e protéticos. Estimulação elétrica neuromuscular. Geração e controle de sinais. Aplicações clínicas. Modelamento e controle dos sistemas neuro-muscular e músculo-esquelético.

Bibliografia

IA856 - Identificação e Filtragem (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Modelos tipo entrada/saída e de estado. Estimador de máxima verossimilhança. Estimador de Bayes. Estimador de mínimos quadrados. Filtro de Kalman. Identificação de sistemas variantes no tempo. Métodos de validação de modelos. Identificação de sistemas multivariáveis.

Bibliografia

IA861 - Sistemas Nebulosos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução. Noções básicas, conceitos e definições. Operações com conjuntos nebulosos. Relações nebulosas e seu cáculo. Números nebulosos. Variáveis lingüísticas. Sistemas baseados em regras nebulosas; representação, inferência e consistência. Lógica nebulosa e raciocínio aproximado. Teoria da possibilidade e inferência possibilística.Rough sets. Modelagem de sistemas e processos. Redes neurais nebulosas; sistemas evolutivos. Metodologia e técnicas de desenvolvimento de aplicações. Estudos de casos. Aplicações.

Bibliografia

IA881 - Otimização Linear (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Algoritmo simplex. Método de duas fases. Simplex revisado. Simplex canalizado. Dualidade. Algoritmo dual simplex. Análise de sensibilidade. Algoritmos de pontos interiores. Problemas de fluxo em rede via simplex.

Bibliografia

IA883 - Tópicos em Otimização de Sistemas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
O curso aborda algumas classes especiais de modelos e métodos de Otimização não Linear, conhecidas sob as denominações de Otimização Convexa, Multiobjetivo, Estocástica, Robusta, Semidefinida, Global e Dinâmica, entre outras. Ênfase será dada aos aspectos algorítmicos dos métodos abordados e às suas possíveis aplicações em Engenharia.

Bibliografia

IA888 - Análise de Sinais e de Sistemas Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sinais contínuos e discretos. Equações a diferenças e diferenciais lineares. Transformada Z. Transformada Z aplicada à probabilidade. Transformada de Fourier. Amostragem de sinais. Ortogonalização de sinais. Transformada de Laplace. Variáveis de Estado. Resolução de Equações de Estado. Observabilidade e Controlabilidade. Estabilidade. Realimentação de Estado. Observadores. Compensadores. Sistemas Variantes no Tempo.

Bibliografia

IE306 - Tópicos em Comunicações III (Turma E)

Dados da Disciplina

Ementa
Caracterização de osciladores para diferentes aplicações. Evolução dos sistemas de sincronização: circuitos analógicos, circuitos digitais e implementação em software. Phase-Locked Loops e Delay-Locked Loops. Sincronização de símbolo, de frequência e de fase em comunicações digitais. Sincronismo para sinais de portadora única e de multiportadoras. Sincronismo de sistemas caóticos. Sincronismo de sinais de Radar, Radioastronomia e de Geo-referenciamento.

Bibliografia

IE308 - Tópicos em Comunicações V (Turma Q)

Dados da Disciplina

Ementa
1-Sinais e sistemas discretos 2-Análise de Fourier 3-Transformada z 4-Transformada discreta de Fourier 5-Filtros discretos 6-Fltros FIR 7-Fltros IIR 8-Miscelânea

Bibliografia

IE308 - Tópicos em Comunicações V (Turma O)

Dados da Disciplina

Ementa
- Propagação em sistemas de comunicação sem fio - Mecanismos de controle de acesso ao meio - Mecanismos de roteamento - Capacidade de redes ad hoc - Avaliação de desempenho de redes ad hoc - Interferência em redes ad hoc

Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma N)

Dados da Disciplina

Ementa
Redes Ópticas; Redes Wireless; Comunicação de Dados; TCP/IP; QoS para redes de Dados; VoIP; IPTV; Segurança; Infovias Municipais; Cidades Digitais; Sociedade da Informação; Aplicações e Serviços para Redes Metropolitanas de Acesso Aberto. O curso inclui um projeto de fim de curso.

Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma P)

Dados da Disciplina
  • Tema: Oficina da Disciplina de Lab. de Telecomunicações Por Meio de Sdr
  • Professor(es): Luis Geraldo Pedroso Meloni
  • Créditos: 4
  • Horário: 516 517 518 519
  • Sala: PE-26
 
Ementa

Motivação:

Com a evolução das técnicas de Software-defined Radio um novo desafio se abre ao ensino de práticas de Telecomunicações. Esta oficina visa a criação de roteiros da disciplina de Laboratório de Telecomunicações em nova metodologia de ensino que poderá vir a substituir os cursos correntes de laboratórios de comunicações. Hoje em dia, as diversas técnicas clássicas de telecomunicações podem ser perfeitamente implementadas de forma digital em tempo real. Ao mesmo faz-se necessária uma reflexão criteriosa sobre quais serão os tópicos do ensino clássico que deverão ser mantidos, uma vez que as técnicas digitais não podem substituir todos os blocos analógicos em um sistema de comunicações, principalmente paras os canais de comunicações sem fio.

 

Pré-requisitos:

Os alunos devem domínio em sistemas de comunicações, domínio do Matlab e Latex.

Este curso é, portando, importante para os alunos que visam adquirir práticas de ensino de Engenharia. 

 

Ementa:

Os alunos deverão trabalhar em grupo na elaboração dos roteiros, seguindo modelo pré-definido pelo professor. Todos os roteiros terão implementação de códigos de referência no Matlab/Simulink, bem como terão códigos correspondentes em C++. Os códigos em C++ serão portados para Plataforma de Hardware de Rádio Definido por Software. O curso deverá abordar os seguintes tópicos:

Probabilidade e Processos Estocásticos

Teoria de informação e codificação

Conversão analógica-digital e digital-analógica

Análise de Fourier

Modulação analógica

Canal limitado em banda e equalizadores

Sinais em banda básica e transmissão de sinais em banda passante

Recuperação de portadora e sincronismo de símbolos

Sistemas OFDM

Sistemas de espalhamento espectral

 

Estes roteiros serão em seguida validados pelos próprios alunos, trocando-se entre os grupos os roteiros.

 

Bibliografia
 

Matlab/Simulink for Digital Communcation, Yang et al., 2009.

www.gnuradio.org


IE311 - Tópicos em Microondas II (Turma K)

Dados da Disciplina

Ementa
Breve revisao sobre equações de Maxwell , teoria ondulatória e feixes não difrativos. Feixes gerados por aberturas finitas. Novas técnicas analíticas para a descrição de feixes truncados espacialmente. Introdução à teoria dos pulsos não difrativos: pulsos subluminais, luminais e superluminais.

Bibliografia

IE321 - Tópicos em Eletrônica II (Turma E)

Dados da Disciplina

Ementa
Materiais semicondutores monocristais, amorfos policristalino. Si, GaAs, InP, compostos ternários e quaternários.· Outros materiais: Substratos ópticos, polímeros, diamante. Processos - difusão, oxidação, crescimento epitaxial, metalização CVD, MOCVD, MBE, CBE. Litografia - Fotolitografia LITOGRAFIA POR FEIXE DE ELÉTRÓNS(E-beam),litografia por raios-X. ·IMPLANTAÇÃO IÔNICA. Dopagem.Modificação de materiais por incidência de feixe de íons. · Tecnologia de fabricação de CIs - Bipolar e MOS - CMOS - BICMOS. Foundries. ·Tecnologia de fabricação de dispositivos especiais - sensores, fotônicos, MEMS, MOEMS, MCM,SOC , MIC, E MMIC.· Novas tecnologias de fabricação de CIs - Tendências. ·PROJETO DE DISPOSITIVOS E CIRCUITOS INTEGRADOS ATRAVÉS DE PROGRAM PMU - PROJETO MULTI-USUÁRIO. . NANOTECNOLOGIA: TECNOLOGIAS ESPECIAIS PARA DISPOSITIVOS NANOMÉTRICOS.

Bibliografia

IE325 - Tópicos Especiais em Microeletrônica I (Turma T)

Dados da Disciplina

Ementa
Visão geral sobre o processo de fabricação microeletrônico e perspectiva de futuro, Características dos dispositivos ativos e passivos disponíveis na tecnologia CMOS, Revisão da física dos dispositivos e modelos de interesse, Não idealidades dos dispositivos, Descasamento e suas implicações, Par diferencial, Espelhos de corrente, Sensor de Pixel Ativo - APS, Circuitos translineares estáticos, Referências de tensão, Chaves digitais e analógicas, Layout e Regras de projeto, Estudos de caso.

Bibliografia

IE325 - Tópicos Especiais em Microeletrônica I (Turma S)

Dados da Disciplina

Ementa
Classificação de nanotecnologias, conceitos básicos. Abordagens alternativas: top-down e bottom-up. Propriedades de materiais: mudanças dramáticas na escala nanométrica. Energia superficial, materiais líquidos e sólidos. Fenômenos relacionados à curvatura da superfície. Nanoestruturas de 0, 1 e 2 dimensões (nanopartículas e clusters, nanofibras e nanotubos, filmes finos): propriedades básicas. Técnicas de síntese (CVD e PVD ? deposição química e física de vapor, ALD ? deposição por camadas atômicas, processos eletroquímicos e electroless, SAM ? monocamadas auto montáveis, filmes Langmuir-Blodgett, sol-gel, outros). Mecanismos de nucleação e crescimento. Modelo VLS ?vapor-líquido-sólido. Técnicas físicas de nanofabricação: litografia (óptica, por feixes de elétrons), FIB (feixe de íons focalizado), processamento por plasmas, AFM (microscopia de forca atômica), nanomanipulação. Nanotubos de carbono (NTC) e folhas de grafeno: propriedades básicas. Tipos de ligações em carbono e outras nanoformas de carbono. Nanotubos de carbono de parede única, de poucas paredes e de paredes múltiplas (SWNT, FWNT, MWNT). Métodos básicos de síntese (CVD catalítico, arco, laser). Controle dos processos de nucleação e crescimento para obtenção dos nanotubos com parâmetros pré-definidos, aspectos micro-energéticos do processo de síntese. Técnicas de caracterização, manipulação, purificação e funcionalização de NTC. Aplicações de NTC em nanoeletrônica (dispositivos FET ? transistores efeito de campo, interconexões), sensores químicos, físicos e biológicos, em emissores de campo e em materiais compósitos. Síntese e aplicações de grafeno. Aula prática: demonstração das várias técnicas de síntese e análise de nanoestruturas e nanodispositivos (CVD, PECVD, FIB, Raman, AFM, medidas elétricas de 2 e 4 terminais) no Centro de Componentes Semicondutores - CCS da UNICAMP.

Bibliografia

IE327 - Tópicos Especiais em Microeletrônica III (Turma O)

Dados da Disciplina

Ementa
Eletrônica analógica e digital; amplificadores operacionais; circuitos com amplificadores operacionais; medidas de temperatura, pressão, strain, deslocamento, vibração; sensores; condicionamento de sinais analógicos; Conversão de dados; Sistemas de aquisição de dados, Aquisição de dados e medidas utilizando a plataforma LabVIEW.

Bibliografia

IE330 - Tópicos em Telemática I (Turma Q)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução à Genética; Histórico e Perspectivas da Teoria da Coidificação Genética; ntrodução aos Códigos Corretores de Erros; Modelo de Codificação Genética e Genômica; Algoritmo para a Identificação de Sequências de DNA; SDimilaridades entre os Sistema Biológicoi e Redes Locais de Computadores.

Bibliografia

IE521 - Tecnologia de Circuitos Integrados (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Microcircuitos dedicados, semidedicados e de uso geral. Tecnologias bipolar, versões NMOS e CMOS. Modelamento dos processos de epitaxia, oxidação, difusão, processos com plasma, implantação de íons, fotolitografia, geração de máscaras. Controle e otimização. Testes e avaliação de controle e otimização. Testes e avaliação de confiabilidade.

Bibliografia

IE524 - Física de Dispositivos Semicondutores II (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Capacitores MOS. Transistores MOS, V-MOS, U-MOS, MESFET, J-FET, bipolares, CCD s. Estudos dos defeitos oriundos e causados pelos processos de fabricação.

Bibliografia

IE533 - Introdução às Comunicações Digitais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sinais e sistemas, análise espectral, detecção de sinais. Modulação com e sem memória, demodulação coerente e não-coerente. Modulações PAM, PSK, QAM, FSK, CPM. Interferência intersimbólica, critério de Nyquist, equalização linear, algoritmo de Viterbi, receptores de máxima verossimilhança. Sincronização, recuperação da portadora e do relógio. Introdução à modulação codificada. Técnicas de acesso múltiplo, TDMA, FDMA, CDMA.

Bibliografia

IE550 - Processamento Digital de Sinais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Transformada de Fourier e amostragem de sinais; Sistemas discretos lineares; transformada Z; função sistema racional; transformada de Fourier discreta; convolução circular; algoritmos de transformada rápida de Fourier; estruturas de realização de sistemas discretos; efeitos de quantização de coeficientes e variáveis; métodos de projeto de filtros digitais.

Bibliografia

IE561 - Introdução à Teoria de Informação e Codificação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Conceitos básicos de teoria da informação, codificação de fontes discretas sem memória, capacidade de canal, teorema da codificação de canal, capacidade do canal Gaussiano; conceitos básicos de códigos de bloco lineares, códigos convolucionais, algoritmo de Viterbi.

Bibliografia

IE734 - Circuitos Analógicos MOS: Células Básicas (Turma A)

Dados da Disciplina
  • Professor(es): José Antonio Siqueira Dias
  • Créditos: 4
  • Horário: 514 515 516 517
  • Sala: PE-35

Ementa
Efeitos da temperatura nos parâmetros do transistor MOS (TEC-MOS). O TEC-MOS simulando resistor. Amplificadores básicos com TEC-MOS e suas propriedades fundamentais: ganho de tensão, impedâncias de entrada e de saída, comportamento em freqüência, etc.. Células básicas de circuitos analógicos: amplificador diferencial (análise D.C. e A.C.) deslocadores de níveis D.C.; circuitos que convertem saída dupla em saída simples; espelhos de corrente e carga ativa; circuitos de polarização; estágios de "potência" de saída e, outros. Multiplicadores de sinais analógicos.

Bibliografia
  • 1. Allen, P.E., e Holberg, D.R. - "C-MOS Analog Circuit Design", Holt, 1987
  • 2. Gray, P.R. e Meyer, R.G. - "Analysis and Design of Analog Integrated Circuits", John Wiley & Sons, 1984.
  • 3. Revistas do IEEE e outras especializadas no assunto.

IE766 - Guiamento e Radiação de Ondas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Parte 1 ? Guiamento de Ondas: Teoria das ondas em guias fechados e abertos. Modos de fuga, complexos e outro. Métodos numéricos: análise modal (autovalores), propagação no domínio da freqüência (BPM, Beam Propagation Method) e do tempo. Meios não-lineares. Fibras de cristais fotônicas. Parte 2 ? Radiação de Ondas: Teoria de antenas. Métodos numéricos: espalhamento no domínio da freqüência e do tempo. Metamateriais. Cristais Fotônicos. Ondas Localizadas.

Bibliografia

IE767 - Introdução à Teoria Eletromagnética (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Carga elétrica; Lei de Coulomb; Campo Elétrico; Linhas de Campo; Superposição; Sistemas de coordenadas. Fluxo e Divergente; Lei de Gauss e aplicações. Trabalho e energia potencial; Potencial Elétrico; superposição linear do potencial; energia de uma distribuição de cargas; Dipolo elétrico; desenvolvimento multipolar; polarização; polarizabilidade; dieléticos; desclocamento elétrico; capacitores; energia armazenada no campo; forças e torques. Condutores e isolantes; campo elétrico no condutor; equações de Poisson e Laplace; Método das Imagens; linha de transmissão de dois fios; corrente e condutividade elétrica. Lei de Ohm. A relatividade de Einstein; força de Lorentz; campo magnético; lei de Biot-Savart; lei de Ampère; potenciais magnetostáticos. Força e torque; materiais magnéticos; circuitos magnéticos; energia potencial e força; indutância. Campos Variáveis no Tempo; Lei de Faraday; Lei de Lenz; Equações de Maxwell nas formas integral e diferencial; força eletromotriz.

Bibliografia

IT001 - Tópicos em Máquinas Elétricas (Turma B)

Dados da Disciplina

Ementa
1. Dinâmica de transformadores 2. Dinâmica das máquinas de corrente contínua 3. Transformações trifásicas 4. Dinâmica das máquinas de indução trifásicas 5. Dinâmica das máquinas síncronas trifásicas

Bibliografia

IT005 - Introdução aos Acionamentos Elétricos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Fundamentos do Vetor Espacial e Indutâncias; Fluxos Concatenados, Tensões e Produção de Torque em Máquinas CA: Modelos Matemáticos de Máquinas de Indução descritos por Variáveis de estado; Introdução ao Controle Vetorial de Máquinas de Indução e Síncronas e Máquina de Indução duplamente alimentada.

Bibliografia

IT306 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica III (Turma N)

Dados da Disciplina

Ementa
1. Cálculo de Curto-Crcuito usando matriz de Impedância; 2. Cálculo de Curto-Crcuito usando matriz de admitância; 3. Aspectos computacionais de Cálculo de Curto-Circuito; 4. Localização de Faltas e Linhas de transmissão; 5 . Localização de Faltas em redes de distribuição de energia elétrica.

Bibliografia

IT308 - Tópicos em Técnicas de Alta Tensão II (Turma C)

Dados da Disciplina

Ementa
Tópicos Alta Tensão e fonomenos eletromagneticos. Experiencias de Alta Tensão e de Altas Correntes. Validação dos fenomenos elétricos de Alta Tensão e testes em equipamentos. Fenomenos transitórios em sólidos, liquidos e isolantes empregados em Alta Tensão.

Bibliografia

IT615 - Análise Alterações em Redes de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Análise estática de contingências. Simulação de alterações na rede. Técnicas de redução de circuitos. Métodos de obtenção de equivalentes estáticos.

Bibliografia

IT743 - Cálculo de Fluxo de Carga (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução. Formulação básica do problema. Métodos de solução: Newton e desaclopados. Tratamento de controles e limites. Fluxo de carga linearizado. Fluxo de carga para redes de distribuição. Fluxo de carga c.a./c.c.

Bibliografia






Disciplinas Tipo Tese



AA001 - Dissertação de Mestrado (Turma A)

Dados da Disciplina
 

AA002 - Tese de Doutorado (Turma A)

Dados da Disciplina






Disciplinas de Estágio (Para Alunos do Programa PED)



CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.

CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C - Mestrado/Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta atividade é parte integrante do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes de Mestrado e Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência, abrangendo a elaboração ou correção de listas de exercícios, auxílio ao professor em aulas práticas, aulas teóricas ou de exercícios de reforço, plantão de dúvidas ou outras consideradas correlatas que tenham sido explicitadas no Projeto de Participação no PED.