atálogo das Disciplinas de Pós-Graduação/FEEC - 2º Semestre de 2014

Observação: Os horários das disciplinas são mostrados utilizando a seguinte representação: "208" significa "Segunda-feira às 8 horas".


 





Disciplinas Regulares


IA014 - Métodos de Subespaços para Identificação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Identificação Multivariável no Espaço de Estado. Os Problemas de Identificação de Modelo Inovativo e de Modelo com Erro de Saída. Revisão da Teoria de Sistemas Lineares no Espaço de Estado e de Álgebra Linear Numérica. Mínimos Quadrados. Teoria de Realização no Espaço de Estado e Métodos de Subespaços para Identificação. Matriz de Hankel e Decomposição em Valores Singulares. Identificação Determinística. Identificação Estocástica. Identificação Determinística e Estocástica Combinadas. Estimação das Matrizes do Sistema. Estudos de casos.

Bibliografia

IA340 - Tópicos em Engenharia Biomédica I (Turma K)

(*) Os  interessados em cursar a disciplina, deverá entrar em contato com o Prof. Sérgio através do email smuhlen@ceb.unicamp.br

Dados da Disciplina

Ementa
Sistema regulatório de qualidade em equipamentos médico-hospitalares e para a saúde. Modelos regulatórios nacional e internacionais. Limitações e alternativas. Histórico do modelo brasileiro. Atribuições e responsabilidades da ANVISA, ABNT e INMETRO.

Bibliografia

IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI (Turma T)

Dados da Disciplina

Ementa
. estudos de visualização sob a ótica dos parâmetros de nosso sistema visual: elementos de percepção, codificação de objetos, padrões 2D e 3D, projeto de visualização e interação; . estudo de gerência de informação sob a ótica da disciplina "big data": caracterização do problema, aspectos cruciais da área, aplicações. . desafios de questões relativas à visualização em big data. (ver http://www.dca.fee.unicamp.br/~leopini)

Bibliografia

IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI (Turma U)

Dados da Disciplina

Ementa
Arquitetura de sistemas de processamento de imagens e reconhecimento de padrões, pré-processamento, extração de atributos, aprendizado supervisionado e não supervisionado (agrupamentos), seleção de atributos, redução de dimensionalidade, validação cruzada, grid-search, métricas de desempenho de classificadores. Mariores informações: http://adessowiki.fee.unicamp.br/adesso/

Bibliografia

IA525 - Programação Inteira e Combinatória (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução: formulação de problemas de programação inteira. Grafos e redes. Algoritmos de planos de corte. Métodos enumerativos: programação inteira. Métodos enumerativos: programação binária. Métodos de decomposição. Métodos não-exatos. Complexidade de algoritmos.

Bibliografia

IA543 - Otimização Não-Linear (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Funções, gradiente e Hessiano. Teorema de Taylor. Condições de otimalidade. Teorema de Kuhn-Tucker. Lagrange e dualidade. Método do Gradiente e Newton. Método das direções conjugadas. Métodos Quasi-Newtonianos, métodos do gradiente projetado e gradiente reduzido. Métodos de penalidade e lagrangeano aumentado. Programação quadrática e métodos de Lagrange. Programação convexa.

Bibliografia

IA600 - Controle Ótimo I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Cálculo variacional, Condições de otimalidade, Problemas clássicos de controle ótimo. Estabilidade e robustez. Problema Linear quadrático.

Bibliografia

IA707 - Computação Evolutiva (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução a técnicas de solução de problemas inspiradas na natureza. Base biológica e representação computacional. Algoritmos genéticos. Estratégias evolutivas. Programação genética. Programação evolutiva. Sistemas classificadores. Co-Evolução. Otimização Multi-Objetivo Extensões, operadores avançados e aplicações.

Bibliografia

IA727 - Computação Gráfica II (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Discussão do estado da arte em Síntese de Imagens: Aspectos físicos da interação luz-objetos; Percepção humana; Modelos para representação de cor; Detalhamento das diferentes possibilidades de modelagem (aproximação) da interação luz-objetos; Recentes avanços em Rendering.

Bibliografia

IA743 - Transdução de Grandezas Biomédicas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Noções gerais sobre transdutores para medições de parâmetros e variáveis em organismos vivos. Eletrodos para medição de biopotenciais. Princípio de funcionamento de transdutores para medições de temperatura, deslocamento, velocidade, aceleração, força, pressão e fluxo, com aplicação biomédica.

Bibliografia

IA744 - Aplicações de Engenharia ao Estudo de Fenômenos Biológicos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Biologia celular. Biofísica básica e a fisiologia dos tecidos excitáveis: Nervos e músculos estriados, cardíaco e esquelético. Aplicações específicas das ciências exatas no estudo de fenômenos biológicos (sistema nervoso, sistema auditivo, sistema visual, sistema cardiovascular).

Bibliografia

IA748 - Instrumentação Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Conceitos básicos de Introdução Biomédica. Teoria da Medida. Revisão de Conceitos de Eletrônica. Circuitos de Condicionamento de sinais. Segurança Elétrica de equipamentos Biomédicos. Instrumentos Biomédicos para diagnóstico, monitoração e terapia (eletroencefalógrafo, eletroecardiógrafo, eletromiógrafo monitores de EEG, de ECG, e de concentração gasosa do sangue, rim artificial, marca-passo cardíaco, desfibrilador, cardioversor, incubadora neonatal, ventilador pulmona, sistema de anestesia, bomba de infusão, equipamentos de eletrocirurgia, etc).

Bibliografia

IA751 - Instrumentação Biomédica Avançada (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sistemas de imagem para uso em medicina (raio-x, medicina nuclear, ultra-sonografia, tomografia, RMN). Equipamentos de radioterapia.

Bibliografia

IA856 - Identificação e Filtragem (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Modelos tipo entrada/saída e de estado. Estimador de máxima verossimilhança. Estimador de Bayes. Estimador de mínimos quadrados. Filtro de Kalman. Identificação de sistemas variantes no tempo. Métodos de validação de modelos. Identificação de sistemas multivariáveis.

Bibliografia

IA862 - Inteligência Artificial em Automação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução. Características, propriedades e requisitos de sistemas inteligentes em problemas de processamento de informação 
e decisão. Arquiteturas, metodologias e algoritmos de inteligência computacional em sistemas de suporte a tomada de decisão. 
Conceitos e abordagens de raciocínio e inferência temporal e aplicações em sistemas de tempo real. Arquiteturas e aplicações em 
logística, automação industrial, sistemas de transporte, sistemas de energia e sistemas hídricos. 

Bibliografia
 

 


IA888 - Análise de Sinais e de Sistemas Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sinais contínuos e discretos. Equações a diferenças e diferenciais lineares. Transformada Z. Transformada Z aplicada à probabilidade. Transformada de Fourier. Amostragem de sinais. Ortogonalização de sinais. Transformada de Laplace. Variáveis de Estado. Resolução de Equações de Estado. Observabilidade e Controlabilidade. Estabilidade. Realimentação de Estado. Observadores. Compensadores. Sistemas Variantes no Tempo.

Bibliografia

IA889 - Sistemas de Cognição Artificial (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução às Ciências Cognitivas. Aspectos Históricos. Fronteira multi-disciplinar: filosofia, psicologia, inteligência artificial, linguística, antropologia, neuro-ciências. Problemas recorrentes da ciência cognitiva: problema mente-corpo, qualia, outras mentes, cérebro em uma cuba, symbol grounding problem, frame problem, frame-of-reference problem. Paradigmas: Cognitivismo, Conexionismo e Dinamicismo. Cognição Situada e Incorporada. Mentes Artificiais. Criaturas Artificiais. Arquiteturas Cognitivas. Robótica e Cognição. Cognição e Evolução de Linguagem. Sistemas com Emoções. Memória. Consciência. Cognição e Sistemas Semióticos.

Bibliografia

IA892 - Análise e Controle de Sistemas Lineares por Desigualdades Matriciais Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução geral: definições , normas, matrizes,complemento de schur; Desigualdades matriciais lineares: definições, resoluções, pacotes computacionais; Estabilidade de sistemas contínuos e discretos no tempo: condição de Lyapunov, condições equivalentes; Sistemas com incertezas: definições, tipos e estruturas de incertezas; condições de estabilidade robusta para incertos: estabilidade quadrática, estabilidade baseada em funções de Lyapunov dependentes de parâmetros; Lmis dependentes de parâmetros; Relaxações baseadas em LIMs: teorema de pólya,soma-dequadrados, escalarização; Extensões; cômputo de custo garantido H-2 e H-infinito, controle e filtragem dependente de parâmetros, sistemas com parâmetros, sistemas com parâmetros variantes no tempo.

Bibliografia

IA894 - Tecnologia e Informação em Saúde (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Aspectos informacionais da informação em saúde. A tecnologia para a atenção a pacientes: o prontuário eletrônico do paciente. Sistemas de informação na saúde pública. Integração da informação em saúde: interoperabilidade e normalização. Aspectos éticos e legais, privacidade e segurança da informação. Uso da informação na atenção, gestão e pesquisa em saúde. Tendências em tecnologias para serviços em saúde (e-Saúde) e em usos da Web Semântica em saúde (Saúde 2.0).

Bibliografia

IA895 - História e Filosofia em Engenharia Elétrica e de Computação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Imersão intelectual em filosofia e teoria crítica na área de Engenharia Elétrica e de Computação, como uma experiência avançada e inovadora através da discussão de filmes e vídeos sobre os assuntos da área.

Bibliografia

IA896 - Introdução à Recuperação de Informação Multimídia (Turma A)

(*) essa disciplina será ministrada em inglês.

Dados da Disciplina

Ementa
Recuperação de informação baseada no conteúdo para documentos não textuais, com ênfase em imagens e vídeos. Modelos de relevância em recuperação de informação. Recuperação de informação baseada no conteúdo e o fosso semântico. Extração de características. Indexação e questões de performance.

Bibliografia

IE007 - Enlaces Ópticos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Fibras ópticas: mecanismos de propagação do sinal. Fontes ópticas: comportamento dinâmico e espectral. Fotodetectores: ruído balístico (Þshotþ) e de multiplicação. Desempenho de receptores elétricos: limite quântico, sensitividade, análise de penalidades, limitações por ruído térmico em receptores simples, otimização de Personick, receptores a APD. Desempenho do enlace óptico: evolução tecnológica, limitações por perdas e poe dispersão, por partição modal em lasers Fabry-Perot e por gorjeio em lasers monomodo. Códigos de linha. Enlaces analógicos> CATV, SCM, intermodulação, requisitos sobre lasers. Pré-amplificação óptica: emissão espontânea amplificada (ASE), ruídos de batimento, desempenho. Enlaces opticamente amplificados: cascateamento de amplificadores, modelo de Olsson. Enlaces WDM: não-linearidades, gargalo de comprimentos de onda, problemas sistêmicos. Ambientes PDH, SDH e de conexão em rede (Þoptical networkingþ). Alternativas futuras para o enlace óptico: detecção coerente, solitons.

Bibliografia

IE300 - Tópicos em Comunicações I (Turma T)

Dados da Disciplina

Ementa
Este curso apresentará uma introdução à geometria estocástica e estatística espacial e discutirá aplicações em redes sem fio, tais como caracterização de interferência, conectividade e cobertura. O curso será dividido em duas partes, com as seguintes ementas: - Primeira parte: processos pontuais e os modelos comumente utilizados, probability generating functionals, medidas momento, teoria de processos pontuais marcados, e Palm theory. - Segunda parte: branching processes, site percolation, random geometric graphs, continuum percolation, conectividade e problemas de cobertura.

Bibliografia

IE301 - Tópicos em Comunicações II (Turma P)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta disciplina será dada em conjunto com o distinto Professor Behnaam Aazhang da Rice University - USA. Ele irá ministrar cinco dias de curso e falará sobre os seguintes temas: wireless network, network coding, routing, e harnessing interference. O restante do curso será sobre comunicação cooperativa.

Bibliografia

IE306 - Tópicos em Comunicações III (Turma F)

Dados da Disciplina

Ementa
Representação de sistemas por Variáveis de Estado. Solução numérica de sistemas de equações diferenciais ordinárias. Simulação de sistemas de comunicações usando MatLab/Simulink. Formatação de pulsos em comunicações digitais. Estabilidade de osciladores eletrônicos. Estabilidade de Sistemas Dinâmicos. Sistemas de sincronização de tempo, de fase e de portadora. Phase-Locked Loops, Delay-Locked Loops e Early-Late Gates. Costas Loop. Sincronismo de sistemas caóticos.

Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma P)

Dados da Disciplina

Ementa
Motivação: Com a evolução das técnicas de Software-defined Radio um novo desafio se abre ao ensino de práticas de Telecomunicações. Este workshop visa a criação de roteiros da disciplina de Laboratório de Telecomunicações em nova metodologia de ensino que deverá substituir os cursos correntes de laboratórios de comunicações. Hoje em dia, as diversas técnicas clássicas de telecomunicações podem ser perfeitamente implementadas de forma digital em tempo real. Ao mesmo faz-se necessária uma reflexão criteriosa sobre quais serão os tópicos do ensino clássico que deverão ser mantidos, uma vez que as técnicas digitais não podem substituir todos os blocos analógicos em um sistema de comunicações, principalmente paras os canais de comunicações sem fio. Ao mesmo tempo, dada a sua flexibilidade, SDR abre a oportunidade de inclusão de novos tópicos avançados. Ementa: Os alunos deverão trabalhar em grupo na elaboração dos roteiros, seguindo modelo pré-definido pelo professor. Todos os roteiros terão implementação de códigos de referência no Matlab/Simulink, bem como poderão ter códigos correspondentes em C++. Tais códigos deverão operar em tempo real na plataforma de hardware de rádio definido por software. O curso deverá abordar os seguintes tópicos: Probabilidade e Processos Estocásticos Teoria de informação e codificação Conversão analógica-digital e digital-analógica Análise de Fourier Modulação analógica Canal limitado em banda e equalizadores Sinais em banda básica e transmissão de sinais em banda passante Recuperação de portadora e sincronismo de símbolos Sistemas OFDM Sistemas de espalhamento espectral.

Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma R)

Dados da Disciplina

Ementa
Noções básicas dos sistemas de comunicações ópticas ponto-a-ponto, focando o meio de transmissão, o bloco transmissor e o bloco receptor: apresentação dos principais dispositivos e componentes ópticos empregados nos sistemas, além do próprio meio de transmissão; estudo das técnicas de transmissão e recepção, utilizando-se a evolução dos sistemas desde os monocanais até os atuais de altíssima capacidade.

Bibliografia

IE321 - Tópicos em Eletrônica II (Turma E)

Dados da Disciplina

Ementa
Materiais semicondutores monocristais, amorfos policristalino. Si, GaAs, InP, compostos ternários e quaternários.· Outros materiais: Substratos ópticos, polímeros, diamante. Processos - difusão, oxidação, crescimento epitaxial, metalização CVD, MOCVD, MBE, CBE. Litografia - Fotolitografia LITOGRAFIA POR FEIXE DE ELÉTRÓNS(E-beam),litografia por raios-X. ·IMPLANTAÇÃO IÔNICA. Dopagem.Modificação de materiais por incidência de feixe de íons. · Tecnologia de fabricação de CIs - Bipolar e MOS - CMOS - BICMOS. Foundries. ·Tecnologia de fabricação de dispositivos especiais - sensores, fotônicos, MEMS, MOEMS, MCM,SOC , MIC, E MMIC.· Novas tecnologias de fabricação de CIs - Tendências. ·PROJETO DE DISPOSITIVOS E CIRCUITOS INTEGRADOS ATRAVÉS DE PROGRAM PMU - PROJETO MULTI-USUÁRIO. . NANOTECNOLOGIA: TECNOLOGIAS ESPECIAIS PARA DISPOSITIVOS NANOMÉTRICOS.

Bibliografia

IE325 - Tópicos Especiais em Microeletrônica I (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução a sistemas de medição O contexto da eletrônica sobre a instrumentação Análise generalizada de instrumentos Transdução da informação Circuitos e princípios físicos de medição Limites de detecção, ruído e cross-talk Estudos de caso

Bibliografia

IE325 - Tópicos Especiais em Microeletrônica I (Turma S)

Dados da Disciplina

Ementa
Classificação de nanotecnologias, conceitos básicos. Abordagens alternativas: top-down e bottom-up. Propriedades de materiais: mudanças dramáticas na escala nanométrica. Energia superficial, materiais líquidos e sólidos. Fenômenos relacionados à curvatura da superfície. Nanoestruturas de 0, 1 e 2 dimensões (nanopartículas e clusters, nanofibras e nanotubos, filmes finos): propriedades básicas. Técnicas de síntese (CVD e PVD ? deposição química e física de vapor, ALD ? deposição por camadas atômicas, processos eletroquímicos e electroless, SAM ? monocamadas auto montáveis, filmes Langmuir-Blodgett, sol-gel, outros). Mecanismos de nucleação e crescimento. Modelo VLS ?vapor-líquido-sólido. Técnicas físicas de nanofabricação: litografia (óptica, por feixes de elétrons), FIB (feixe de íons focalizado), processamento por plasmas, AFM (microscopia de forca atômica), nanomanipulação. Nanotubos de carbono (NTC) e folhas de grafeno: propriedades básicas. Tipos de ligações em carbono e outras nanoformas de carbono. Nanotubos de carbono de parede única, de poucas paredes e de paredes múltiplas (SWNT, FWNT, MWNT). Métodos básicos de síntese (CVD catalítico, arco, laser). Controle dos processos de nucleação e crescimento para obtenção dos nanotubos com parâmetros pré-definidos, aspectos micro-energéticos do processo de síntese. Técnicas de caracterização, manipulação, purificação e funcionalização de NTC. Aplicações de NTC em nanoeletrônica (dispositivos FET ? transistores efeito de campo, interconexões), sensores químicos, físicos e biológicos, em emissores de campo e em materiais compósitos. Síntese e aplicações de grafeno. Aula prática: demonstração das várias técnicas de síntese e análise de nanoestruturas e nanodispositivos (CVD, PECVD, FIB, Raman, AFM, medidas elétricas de 2 e 4 terminais) no Centro de Componentes Semicondutores - CCS da UNICAMP.

Bibliografia

IE327 - Tópicos Especiais em Microeletrônica III (Turma O)

Dados da Disciplina

Ementa
Eletrônica analógica e digital; amplificadores operacionais; circuitos com amplificadores operacionais; medidas de temperatura, pressão, strain, deslocamento, vibração; sensores; condicionamento de sinais analógicos; Conversão de dados; Sistemas de aquisição de dados, Aquisição de dados e medidas utilizando a plataforma LabVIEW.

Bibliografia

IE342 - Tópicos em Comunicações I (Turma J)

Dados da Disciplina

Ementa
1- Revisão: Estimação e filtragem. 2- Revisão: Filtragem adaptativa. 3- Filtragem não supervisionada: critérios, algoritmos e análise de desempenho. 4- Equalização e identificação de canais de comunicações SIMO e MIMO; desconvolução sísmica e outras aplicações. 5- Separação cega de fontes: análise por componentes independentes (ICA); extensão a misturas convolutivas, misturas não lineares, etc. 6- Métodos de desconvolução e separação baseados em esparsidade; análise por componentes esparsas (SCA). 7- Filtragem e aprendizado baseado em teoria da informação (ITL). 8- Filtragem e desconvolução não linear; redes neurais e métodos de aprendizado de máquina. 9 ? Aplicações.

Bibliografia

IE343 - Tópicos em Comunicações II (Turma H)

Dados da Disciplina

Ementa
Transmissão Digital em Banda Base Sinais Digitais PAM Taxa de Transmissão Número de Bits por Símbolo Imperfeições na Transmissão Taxa de Nyquist Eficiência Espectral de Sinais PAM Densidade Espectral de Potência de Sinais PAM Potência Média e Energia por Símbolo de Sinais PAM Conformação Espectral através de Pré-Codificação Probabilidade de Erro de Bit Filtro Casado Desempenho de Filtros Casados Filtro Correlator Probabilidade de Erro de Sinais M-PAM Sinais PAM em Canais Limitados em Faixa Pulsos de Nyquist Equalização Adaptativa Desempenho de Sinais PAM em Canais com Interferência Modulação Digital Introdução Modulação Digital de Amplitude Modulação Digital de Fase Modulação Digital de Amplitude e Fase Modulação Digital de Frequência Densidade Espectral de Potência Moduladores Digitais Energia por Símbolo Demodulação Coerente Figura de Mérito Distância-Energia Demodulação não-Coerente Esquemas Especiais de Modulação para Rádio-Frequência Detecção de Sinais Canais Discretos Detector MV e MAP Canais Contínuos Detector MV e MAP Receptores MV Canais AWGN Canal com Desvanecimento Plano Canal com Desvanecimento Seletivo Sistemas com Espalhamento Espectral Sistemas com Interferência de Múltiplo Acesso Modulação Digital em Canais com Desvanecimento Receptor Ótimo Análise de Desempenho de Modulações Binárias em Canais com Desvanecimento Análise de Desempenho de Modulações M-árias em Canais com Desvanecimento Diversidade Análise de Desempenho de Sistemas com Diversidade Receptor Rake Diversidade Temporal de Códigos Corretores de Erros Diversidade Espacial de Arranjo de Antenas na Recepção Diversidade Espacial de Arranjo de Antenas na Transmissão Multiplex Espacial Técnicas de Múltiplo Acesso: SDMA, FDMA, TDMA, CDMA e OFDMA SDMA Célula Interferência de Co-Canal Setorização Arranjo de Células Distância de Reuso FDMA Número de Canais de Tráfego por Célula Principais Características TDMA Número de Canais de Tráfego por Célula Taxa de Bits Sincronismo Principais Características CDMA Tipo de Espalhamento Fator de Espalhamento Funções de Correlação Sequências de Espalhamento PN Sequências de Espalhamento Gold Sequências de Espalhamento Walsh Sequências de Espalhamento Aleatórias Cálculo de Desempenho Comparação entre FDMA, TDMA e CDMA OFDMA Vantagens Implementação Digital Intervalo de Tempo de Guarda Prefixo Cíclico PAR Comparação entre CDMA e OFDMA

Bibliografia

IE345 - Tópicos em Comunicações IV (Turma E)

Dados da Disciplina

Ementa
Sinais e sistemas lineares (tempo, frequência); Processos aleatórios (densidade espectral de potência); Modulação Analógica (AM, FM); A/D (DPCM); Transmissão digital em banda base (sinais biortogonais e multidimensionais, AWGN); Canais limitados em faixa (ISI, equalizadores); PAM/QAM/FSK (sincronização, BER); OFDM; Canais wireless (RAKE ); Capacidade de canal (código de blocos, códigos convolucionais, LDPC); Canais MIMO; SSCS (Sequência PN)

Bibliografia

IE521 - Tecnologia de Circuitos Integrados (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Microcircuitos dedicados, semidedicados e de uso geral. Tecnologias bipolar, versões NMOS e CMOS. Modelamento dos processos de epitaxia, oxidação, difusão, processos com plasma, implantação de íons, fotolitografia, geração de máscaras. Controle e otimização. Testes e avaliação de controle e otimização. Testes e avaliação de confiabilidade.

Bibliografia

IE550 - Processamento Digital de Sinais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Transformada de Fourier e amostragem de sinais; Sistemas discretos lineares; transformada Z; função sistema racional; transformada de Fourier discreta; convolução circular; algoritmos de transformada rápida de Fourier; estruturas de realização de sistemas discretos; efeitos de quantização de coeficientes e variáveis; métodos de projeto de filtros digitais.

Bibliografia

IE670 - Análise e Desempenho de Redes de Comunicações (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Filas Markovianas, Fila M/Gl. Filas com prioridades. Redes de filas. Análise de bloqueio em redes telefônicas. Desempenho das redes locais CSMA/CD, taken ring e serviços cíclicos (polling). Análise da rede metropolitana FDDI. RDSI de faixa estreita (RDSI-FE) e dimensionamento dos enlaces digitais. Redes ATM: policiamento de tráfego e controle de admissão de chamadas. Comutação ATM: estruturas de comutação e desempenho das estruturas de comutação.

Bibliografia

IE766 - Guiamento e Radiação de Ondas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Parte 1 ? Guiamento de Ondas: Teoria das ondas em guias fechados e abertos. Modos de fuga, complexos e outro. Métodos numéricos: análise modal (autovalores), propagação no domínio da freqüência (BPM, Beam Propagation Method) e do tempo. Meios não-lineares. Fibras de cristais fotônicas. Parte 2 ? Radiação de Ondas: Teoria de antenas. Métodos numéricos: espalhamento no domínio da freqüência e do tempo. Metamateriais. Cristais Fotônicos. Ondas Localizadas.

Bibliografia

IE767 - Introdução à Teoria Eletromagnética (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Carga elétrica; Lei de Coulomb; Campo Elétrico; Linhas de Campo; Superposição; Sistemas de coordenadas. Fluxo e Divergente; Lei de Gauss e aplicações. Trabalho e energia potencial; Potencial Elétrico; superposição linear do potencial; energia de uma distribuição de cargas; Dipolo elétrico; desenvolvimento multipolar; polarização; polarizabilidade; dieléticos; desclocamento elétrico; capacitores; energia armazenada no campo; forças e torques. Condutores e isolantes; campo elétrico no condutor; equações de Poisson e Laplace; Método das Imagens; linha de transmissão de dois fios; corrente e condutividade elétrica. Lei de Ohm. A relatividade de Einstein; força de Lorentz; campo magnético; lei de Biot-Savart; lei de Ampère; potenciais magnetostáticos. Força e torque; materiais magnéticos; circuitos magnéticos; energia potencial e força; indutância. Campos Variáveis no Tempo; Lei de Faraday; Lei de Lenz; Equações de Maxwell nas formas integral e diferencial; força eletromotriz.

Bibliografia

IT005 - Introdução aos Acionamentos Elétricos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Fundamentos do Vetor Espacial e Indutâncias; Fluxos Concatenados, Tensões e Produção de Torque em Máquinas CA: Modelos Matemáticos de Máquinas de Indução descritos por Variáveis de estado; Introdução ao Controle Vetorial de Máquinas de Indução e Síncronas e Máquina de Indução duplamente alimentada.

Bibliografia

IT006 - Compatibilidade Eletromagnética (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Interferência Eletromagnética (Electromagnetic Interference-EMI) e Compatibilidade Eletromagnética (EMC). Conceituação de ambiente eletromagnético. Terminologia e aspectos de EMC, ruídos, emissões, perturbações, imunidade e suscetibilidade. Fontes e vítimas de perturbações que podem causar EMI. Tipos de acoplamento entre a fonte e a vítima. Exigências para assegurar as condições de EMC e suas implicações para o projeto de produtos e sistemas. Interferências de modo comum (common-mode) e de modo diferencial (differential-mode). Interferência conduzida; interferência irradiada. Perturbações induzidas em circuitos pelos campos eletromagnéticos. Acoplamentos devido a campos elétricos e magnéticos. Tratamento de interferências no campo distante. Propriedades não antecipadas dos componentes dos sistemas e dos circuitos nas faixas regulamentares de frequência para EMC (parâmetros parasitas); efeitos parasitas dos terminais dos componentes dos circuitos e sistemas. Aplicação de métodos analíticos na abordageam de problemas de EMC. Abordagem via equações de Maxwell e aproximações para este enfoque; modelos de circuitos com parâmetros concentrados; modelos de linha de transmissão: estruturas de dois pares de terminais; matriz ABCD. Análise de interferências devidas a campos próximos; técnicas de aterramento e sua influência e importância em EMC. Considerações de EMC aplicadas ao projeto de placas de circuito impresso.

Bibliografia

IT302 - Eletrônica de Potência I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Componentes Semicondutores de Potência: Diodos, Tiristores (GTO, MCT) Transistores (MOSFET, IGBT), dispositivos emergentes. Técnicas de modulação em potência: ciclos inteiros, controle de fase, largura de pulso, histerese. Conversores CA-CC: topologias, comutação, harmônicas e fator de potência. Conversores CC-CC: acionamento de máquinas CC em 1, 2 e 4 quadrantes; fontes de alimentação chaveadas. Conversores CC-CA: sistemas de alimentação ininterrupta, acionamento de máquinas CA, filtros ativos de potência. Conversores CA-CA; ciclo-conversores, conversores diretos. Introdução de técnicas de comutação suave aplicadas aos conversores.

Bibliografia

IT304 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica I (Turma M)

Dados da Disciplina 

Ementa
Modelagem matemática em problemas de otimização. Revisão conceitual de técnicas de otimização: visão geral de técnicas de otimização matemática; revisão conceitual do método simplex em programação linear; Análise conceitual das heurísticas; Análise conceitual das meta-heurísticas; Uso de software especializados em otimização matemática. Aplicações: Análise da aplicação de técnicas de otimização em sistemas elétricos; Aplicações em sistemas de transmissão; Aplicações em sistemas de distribuição; O problema da reconfiguração de sistemas de distribuição; O problema da alocação ótima de bancos de capacitores em sistemas de distribuição; Aplicações em sistemas elétricos do futuro.

Bibliografia

IT304 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica I (Turma L)

Dados da Disciplina (Inicio: 14/08)

Ementa
Gestão Energética; Fontes Alternativas de Geração de Energia; Eficiência Energética nos Serviços de Energia Elétrica; Eficiência Energética e Qualidade da Energia Elétrica; Eficiência Energética em Instalações Industriais; Eficiência Energética em Iluminação; Automação e Controle para Eficiência Energética; Educação em Eficiência Energética; uso sustentável de recursos e de energia; Compensação de reativos, Análise de documentos oficiais sobre eficiência energética.

Bibliografia

IT603 - Cálculo Curto-Circuito Sistemas de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Modelo da rede para cálculo de curto circuito. Métodos de cálculo. Componentes simétricos. Curto desequilibrado.

Bibliografia

IT745 - Geração Distribuída de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução: definições, motivações e obstáculos. Tipos básicos de geradores. Tecnologias de geração: fontes primárias. Impactos técnicos nas redes de distribuição. Regulamentação.

Bibliografia








Disciplinas Tipo Tese



AA001 - Dissertação de Mestrado (Turma A)

Dados da Disciplina


AA002 - Tese de Doutorado (Turma A)

Dados da Disciplina

 




Disciplinas de Estágio (Para Alunos do Programa PED)


 

INSTRUÇÃO CPG-FEEC 45                                                                                   

 

Define as condições de contabilização das disciplinas CD001 - Estágio de Capacitação Docente PED A, CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B, e CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C.

 

1.    Os créditos referentes às disciplinas CD001, CD002 e CD003 não poderão fazer parte do número mínimo de créditos em disciplinas, estabelecido pelo Regulamento de Pós-Graduação da FEEC, a serem cursados pelos alunos de mestrado e doutorado.

2.    Aos alunos aprovados nestas disciplinas deve ser atribuído exclusivamente o conceito S (suficiente).

 

Aprovada em reunião da CPG/FEEC em 06/06/2011, Parecer 056/2011.

Aprovada em reunião da Congregação/FEEC em 27/06/2011, Resolução 116/2011.



CD001 - Estágio de Capacitação Docente PED A - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.

CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.

CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C - Mestrado/Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta atividade é parte integrante do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes de Mestrado e Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência, abrangendo a elaboração ou correção de listas de exercícios, auxílio ao professor em aulas práticas, aulas teóricas ou de exercícios de reforço, plantão de dúvidas ou outras consideradas correlatas que tenham sido explicitadas no Projeto de Participação no PED.