Catálogo das Disciplinas de Pós-Graduação/FEEC - 2º Semestre de 2015

Observação: Os horários das disciplinas são mostrados utilizando a seguinte representação: "208" significa "Segunda-feira às 8 horas".






Disciplinas Regulares


IA014 - Métodos de Subespaços para Identificação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Identificação Multivariável no Espaço de Estado. Os Problemas de Identificação de Modelo Inovativo e de Modelo com Erro de Saída. Revisão da Teoria de Sistemas Lineares no Espaço de Estado e de Álgebra Linear Numérica. Mínimos Quadrados. Teoria de Realização no Espaço de Estado e Métodos de Subespaços para Identificação. Matriz de Hankel e Decomposição em Valores Singulares. Identificação Determinística. Identificação Estocástica. Identificação Determinística e Estocástica Combinadas. Estimação das Matrizes do Sistema. Estudos de casos.


Bibliografia

IA342 - Tópicos em Otimização de Sistemas III (Turma G)

Dados da Disciplina

Ementa
Programação dinâmica é uma metodologia para resolver problemas de otimização que podem ser representados por um conjunto de problemas acoplados, resolvidos sequencialmente. É em parte ciência, sintetizada na solução das equações de otimalidade de Bellman (também conhecidas como equações de Hamilton-Jacobi-Bellman), e em parte a arte de identificar e encontrar uma boa representação para os problemas que podem ser abordados por essas equações. Neste curso discutiremos as principais ideias de programação dinâmica, suas variações e aplicações ao longo das últimas seis décadas, usando como referências principais os livros de Bellman (1957) e de Powell (2011). Bellman fez um registro estimulante e abrangente das primeiras ideias; desde então elas vêm sendo desenvolvidas, às vezes com nomes distintos, nas áreas de pesquisa operacional, controle e inteligência computacional. Powell fez um registro atual do estado da arte em programação dinâmica, com ênfase nas aproximações para resolver problemas de complexidade computacional e de incertezas nas informações. Os pré-requisitos para o curso são noções de cálculo e probabilidade (em nível de graduação), habilidade de programação em alguma linguagem (para desenvolvimento de trabalhos e do projeto) e fluência na leitura de textos científicos em inglês. Noções de redes neurais também serão úteis para os interessados em desenvolver projetos com ?neuro-dynamic-programming?.


Bibliografia

IA366 - Tópicos em Engenharia de Computação III (Turma G)

Dados da Disciplina

Ementa
Esta disciplina de tópicos abordará os conceitos relativos a computação corporativa e aos novos paradigmas, como cloud-computing e mobile computing, que impactam a infraestrutura de centros de processamento de dados (data-centers). O curso começa com uma revisão de conceitos de arquitetura de computação baseada no livro Hill & Peterson e seguirá com a proposição de trabalhos em equipe baseados em artigos de periódicos da área.


Bibliografia

IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI (Turma Q)

Dados da Disciplina
Observação: 

Período de matricula:  05 e 06 de outubro/2015.

Essa disciplina será oferecida na 2ª metade do 2º período letivo de 2015, a partir de 01 de outubro/2015.

 

Ementa
Projeto de visualização de informação. Na disciplina serão abordados fundamentos de visualização; influência do ambiente e sensores - luz, olho e dispositivos; cor. Objetivo principal é discutir modelos do processo de visualização humano considerando o nosso sensor (olho) e o nosso processador (cérebro) com suas restrições e ilusões.


Bibliografia

IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI (Turma E)

Dados da Disciplina

Ementa
Dados volumétricos; Fluxo de visualização interativa; Classificação de dados e funções de transferência; Paradigmas: isosuperfícies e direto; Método direto: textura e lançamento de raios; Técnicas de interação e edição; Implementações em GPUs.


Bibliografia

IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI (Turma S)

Dados da Disciplina

Ementa
Na disciplina, serão discutidos artigos originais de Turing e Shannon sobre computabilidade / informação e inteligência artificial, e serão explorados pontos de contato entre suas biografias. Haverá também seminários ministrados pelos alunos.


Bibliografia

IA525 - Programação Inteira e Combinatória (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução: formulação de problemas de programação inteira. Grafos e redes. Algoritmos de planos de corte. Métodos enumerativos: programação inteira. Métodos enumerativos: programação binária. Métodos de decomposição. Métodos não-exatos. Complexidade de algoritmos.


Bibliografia

IA536 - Teoria de Sistemas Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Espaços lineares. Modelos matemáticos. Equações dinâmicas e respostas ao impulso. Controlabilidade e observabilidade. Realimentação e observadores de estado. Estabilidade de sistemas lineares. Projetos.


Bibliografia

IA539 - Dinâmica de Robôs (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Análise Cinemática. Representação de Denavit-Hartenberg. Cinemática inversa. Jacobiano. Estratégias de controle. Controle multivariável


Bibliografia

IA543 - Otimização Não-Linear (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Funções, gradiente e Hessiano. Teorema de Taylor. Condições de otimalidade. Teorema de Kuhn-Tucker. Lagrange e dualidade. Método do Gradiente e Newton. Método das direções conjugadas. Métodos Quasi-Newtonianos, métodos do gradiente projetado e gradiente reduzido. Métodos de penalidade e lagrangeano aumentado. Programação quadrática e métodos de Lagrange. Programação convexa.


Bibliografia

IA600 - Controle Ótimo I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Cálculo variacional, Condições de otimalidade, Problemas clássicos de controle ótimo. Estabilidade e robustez. Problema Linear quadrático.


Bibliografia

IA744 - Aplicações de Engenharia ao Estudo de Fenômenos Biológicos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Biologia celular. Biofísica básica e a fisiologia dos tecidos excitáveis: Nervos e músculos estriados, cardíaco e esquelético. Aplicações específicas das ciências exatas no estudo de fenômenos biológicos.


Bibliografia

IA748 - Instrumentação Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Conceitos básicos de Introdução Biomédica. Teoria da Medida. Revisão de Conceitos de Eletrônica. Circuitos de Condicionamento de sinais. Segurança Elétrica de equipamentos Biomédicos. Instrumentos Biomédicos para diagnóstico, monitoração e terapia (eletroencefalógrafo, eletroecardiógrafo, eletromiógrafo monitores de EEG, de ECG, e de concentração gasosa do sangue, rim artificial, marca-passo cardíaco, desfibrilador, cardioversor, incubadora neonatal, ventilador pulmona, sistema de anestesia, bomba de infusão, equipamentos de eletrocirurgia, etc).


Bibliografia

IA890 - Pesquisa em Engenharia Biomédica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
O Engenheiro Biomédico. O doutor em Engenharia Biomédica. A questão da multidisciplinaridade. Discussão crítica sobre as sub-áreas da Engenharia Biomédica. A origem das idéias. O que vem a ser um trabalho científico em Engenharia Biomédica. O projeto de pesquisa. O método. O registro dos dados. O processamento estatístico. O produto final. O meio de divulgação.Um destes aspectos será escolhido pelo professor para que os estudantes trabalhem e discutam durante o semestre. O tema escolhido será usado para avaliação


Bibliografia

IA892 - Análise e Controle de Sistemas Lineares por Desigualdades Matriciais Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução geral: definições , normas, matrizes,complemento de schur; Desigualdades matriciais lineares: definições, resoluções, pacotes computacionais; Estabilidade de sistemas contínuos e discretos no tempo: condição de Lyapunov, condições equivalentes; Sistemas com incertezas: definições, tipos e estruturas de incertezas; condições de estabilidade robusta para incertos: estabilidade quadrática, estabilidade baseada em funções de Lyapunov dependentes de parâmetros; Lmis dependentes de parâmetros; Relaxações baseadas em LIMs: teorema de pólya,soma-dequadrados, escalarização; Extensões; cômputo de custo garantido H-2 e H-infinito, controle e filtragem dependente de parâmetros, sistemas com parâmetros, sistemas com parâmetros variantes no tempo.


Bibliografia

IA895 - História e Filosofia em Engenharia Elétrica e de Computação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Imersão intelectual em filosofia e teoria crítica na área de Engenharia Elétrica e de Computação, como uma experiência avançada e inovadora através da discussão de filmes e vídeos sobre os assuntos da área.


Bibliografia

IA901 - Análise de Imagens e Reconhecimento de Padrões (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Arquitetura de sistemas de processamento de imagens e reconhecimento de padrões, pré-processamento, extração de atributos, aprendizado supervisionado e não supervisionado (agrupamentos), seleção de atributos, redução de dimensionalidade, validação cruzada, grid-search, métricas de desempenho de classificadores.


Bibliografia

IE007 - Enlaces Ópticos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Fibras ópticas: mecanismos de propagação do sinal. Fontes ópticas: comportamento dinâmico e espectral. Fotodetectores: ruído balístico (Þshotþ) e de multiplicação. Desempenho de receptores elétricos: limite quântico, sensitividade, análise de penalidades, limitações por ruído térmico em receptores simples, otimização de Personick, receptores a APD. Desempenho do enlace óptico: evolução tecnológica, limitações por perdas e poe dispersão, por partição modal em lasers Fabry-Perot e por gorjeio em lasers monomodo. Códigos de linha. Enlaces analógicos> CATV, SCM, intermodulação, requisitos sobre lasers. Pré-amplificação óptica: emissão espontânea amplificada (ASE), ruídos de batimento, desempenho. Enlaces opticamente amplificados: cascateamento de amplificadores, modelo de Olsson. Enlaces WDM: não-linearidades, gargalo de comprimentos de onda, problemas sistêmicos. Ambientes PDH, SDH e de conexão em rede (Þoptical networkingþ). Alternativas futuras para o enlace óptico: detecção coerente, solitons.


Bibliografia

IE012 - Sensores Microeletrônicos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sistemas de informação e processamento. Princípios básicos de Física do semicondutor. Propriedades mecânicas do silício. Conversão em sinais em transdutores de silício. Sensores térmicos. Sensores mecânicos. Sensores magnéticos. Sensores radiantes. Sensores inteligentes. Interface. Conversão A/D. Tecnologia para a fabricação de sensores. Introdução a sistemas microeletromecânicos. Empacotamento de sensores. Estabilidade e confiabilidade.


Bibliografia

IE308 - Tópicos em Comunicações V (Turma S)

Dados da Disciplina

Ementa
1. Introdução 2. Equação Radar 3. Busca e Detecção 4. Propagação 5. Clutter 6. Refletividade do Alvo 7. Flutuação do Alvo 8. Fenômeno Doppler 9. Processamento Radar


Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma N)

Dados da Disciplina

Ementa
Redes Ópticas; Redes Wireless; Comunicação de Dados; TCP/IP; QoS para redes de Dados; VoIP; IPTV; Segurança; Infovias Municipais; Cidades Digitais; Sociedade da Informação; Aplicações e Serviços para Redes Metropolitanas de Acesso Aberto.


Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma P)

Dados da Disciplina

Ementa
Motivação: Com a evolução das técnicas de Software-defined Radio um novo desafio se abre ao ensino de práticas de Telecomunicações. Este workshop visa a criação de roteiros da disciplina de Laboratório de Telecomunicações em nova metodologia de ensino que deverá substituir os cursos correntes de laboratórios de comunicações. Hoje em dia, as diversas técnicas clássicas de telecomunicações podem ser perfeitamente implementadas de forma digital em tempo real. Ao mesmo faz-se necessária uma reflexão criteriosa sobre quais serão os tópicos do ensino clássico que deverão ser mantidos, uma vez que as técnicas digitais não podem substituir todos os blocos analógicos em um sistema de comunicações, principalmente paras os canais de comunicações sem fio. Ao mesmo tempo, dada a sua flexibilidade, SDR abre a oportunidade de inclusão de novos tópicos avançados. Ementa: Os alunos deverão trabalhar em grupo na elaboração dos roteiros, seguindo modelo pré-definido pelo professor. Todos os roteiros terão implementação de códigos de referência no Matlab/Simulink, bem como poderão ter códigos correspondentes em C++. Tais códigos deverão operar em tempo real na plataforma de hardware de rádio definido por software. O curso deverá abordar os seguintes tópicos: Probabilidade e Processos Estocásticos Teoria de informação e codificação Conversão analógica-digital e digital-analógica Análise de Fourier Modulação analógica Canal limitado em banda e equalizadores Sinais em banda básica e transmissão de sinais em banda passante Recuperação de portadora e sincronismo de símbolos Sistemas OFDM Sistemas de espalhamento espectral


Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma R)

Dados da Disciplina

Ementa
Noções básicas dos sistemas de comunicações ópticas ponto-a-ponto, focando o meio de transmissão, o bloco transmissor e o bloco receptor: apresentação dos principais dispositivos e componentes ópticos empregados nos sistemas, além do próprio meio de transmissão; estudo das técnicas de transmissão e recepção, utilizando-se a evolução dos sistemas desde os monocanais até os atuais de altíssima capacidade.


Bibliografia

IE310 - Tópicos em Microondas I (Turma J)

Dados da Disciplina

Ementa
Descrição analítica de feixes de Airy truncados no espaço e de pulsos de Airy truncados no tempo. Uso de pulsos de Airy resistentes à dispersão. Frozen Waves na presença de dois ou mais meios materiais. Controle dinâmico de feixes ópticos do tipo Frozen Waves.


Bibliografia

IE321 - Tópicos em Eletrônica II (Turma E)

Dados da Disciplina

Ementa
Materiais semicondutores monocristais, amorfos policristalino. Si, GaAs, InP, compostos ternários e quaternários.· Outros materiais: Substratos ópticos, polímeros, diamante. Processos - difusão, oxidação, crescimento epitaxial, metalização CVD, MOCVD, MBE, CBE. Litografia - Fotolitografia LITOGRAFIA POR FEIXE DE ELÉTRÓNS(E-beam),litografia por raios-X. ·IMPLANTAÇÃO IÔNICA. Dopagem.Modificação de materiais por incidência de feixe de íons. · Tecnologia de fabricação de CIs - Bipolar e MOS - CMOS - BICMOS. Foundries. ·Tecnologia de fabricação de dispositivos especiais - sensores, fotônicos, MEMS, MOEMS, MCM,SOC , MIC, E MMIC.· Novas tecnologias de fabricação de CIs - Tendências. ·PROJETO DE DISPOSITIVOS E CIRCUITOS INTEGRADOS ATRAVÉS DE PROGRAM PMU - PROJETO MULTI-USUÁRIO. . NANOTECNOLOGIA: TECNOLOGIAS ESPECIAIS PARA DISPOSITIVOS NANOMÉTRICOS.


Bibliografia

IE326 - Tópicos Especiais em Microeletrônica II (Turma R)

Dados da Disciplina

Ementa
Aulas teóricas: Classificação de nanotecnologias, conceitos básicos. Abordagens alternativas: top-down e bottom-up. Energia superficial, materiais líquidos e sólidos. Fenômenos relacionados à curvatura da superfície. Nanoestruturas de 0, 1 e 2 dimensões (nanopartículas e clusters, nanofibras e nanotubos, filmes finos): propriedades básicas. Técnicas de síntese. Mecanismos de nucleação e crescimento. Nanotubos de carbono (NTC) e folhas de grafeno: propriedades básicas. Tipos de ligações em carbono e outras nanoformas de carbono. Métodos básicos de síntese (CVD catalítico, arco, laser). Técnicas de caracterização, manipulação, purificação e funcionalização . Aplicações em nanoeletrônica , sensores químicos, físicos e biológicos, em emissores de campo e em materiais compósitos. Síntese e aplicações de grafeno. Aulas práticas: demonstração e treinamento em várias técnicas de síntese e análise de nanoestruturas e nanodispositivos (CVD, PECVD, FIB, SEM, Raman, AFM, processos FIBIE, FIBID, FEBIE, FEBID, medidas elétricas de 2 e 4 terminais) no Centro de Componentes Semicondutores - CCS da UNICAMP.


Bibliografia

IE327 - Tópicos Especiais em Microeletrônica III (Turma O)

Dados da Disciplina

Ementa
Eletrônica analógica e digital; amplificadores operacionais; circuitos com amplificadores operacionais; medidas de temperatura, pressão, strain, deslocamento, vibração; sensores; condicionamento de sinais analógicos; Conversão de dados; Sistemas de aquisição de dados, Aquisição de dados e medidas utilizando a plataforma LabVIEW.


Bibliografia

IE343 - Tópicos em Comunicações II (Turma H)

Dados da Disciplina

Ementa
Transmissão Digital em Banda Base Modulação Digital Detecção de Sinais Modulação Digital em Canais com Desvanecimento Técnicas de Múltiplo Acesso: SDMA, FDMA, TDMA, CDMA e OFDMA


Bibliografia

IE509 - Processos Estocásticos para Engenharia (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
PARTE I. Probabilidade: experimentos, espaço amostral. Eventos, conjuntos, álgebras e s-álgebras. Definição axiomática e freqüencial de probabilidade. Probabilidade condicional e independência. Variável aleatória e função de distribuição. Classificação e função de variável aleatória. Distribuição conjunta e função de variável aleatória. Esperança matemática e momento. esperança condicional. Função característica e geração de momentos. Teorema do limite central. Lei dos grandes números. PARTE II. Processos Markovianos e filas: Processo de Poisson. Processos aleatórios e propriedade de Markov. Cadeia de Markov discreta. Cadeia de Markov à tempo contínuo. Sistemas de filas. Notação de Kendall, cadeia de Markov, processo de nascimento e morte, propriedades de chegadas poissonianas. Filas M/M/1. Solução geral de equilíbrio. Teorema de Little. Filas com vários servidores. Filas com capacidade de armazenamento finito. Filas Markovianas. Métodos de estágios. Filas M/E ­ r/1 e E ­ r/M/1, estágios série-paralelos. Sistemas com chegadas em lotes. PARTE III. Correlação e covariância. Estimação linear e ortogonalidade. Distribuição Gaussiana multivariada. Processos estacionários e ergódicos. Densidade espectral e autocorrelação. Sinal telegráfico e ruídos. Filtros lineares à tempo contínuo. Filtros lineares discretos. Transmissão digital e teorema de Bennett. Filtro casado e detecção de sinal. Filtro de Wiener e extração de sinais. Estimação de erro quadrático mínimo.


Bibliografia

IE521 - Tecnologia de Circuitos Integrados (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Microcircuitos dedicados, semidedicados e de uso geral. Tecnologias bipolar, versões NMOS e CMOS. Modelamento dos processos de epitaxia, oxidação, difusão, processos com plasma, implantação de íons, fotolitografia, geração de máscaras. Controle e otimização. Testes e avaliação de controle e otimização. Testes e avaliação de confiabilidade.


Bibliografia

IE550 - Processamento Digital de Sinais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Transformada de Fourier e amostragem de sinais; Sistemas discretos lineares; transformada Z; função sistema racional; transformada de Fourier discreta; convolução circular; algoritmos de transformada rápida de Fourier; estruturas de realização de sistemas discretos; efeitos de quantização de coeficientes e variáveis; métodos de projeto de filtros digitais.


Bibliografia

IE670 - Análise e Desempenho de Redes de Comunicações (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Filas Markovianas, Fila M/Gl. Filas com prioridades. Redes de filas. Análise de bloqueio em redes telefônicas. Desempenho das redes locais CSMA/CD, taken ring e serviços cíclicos (polling). Análise da rede metropolitana FDDI. RDSI de faixa estreita (RDSI-FE) e dimensionamento dos enlaces digitais. Redes ATM: policiamento de tráfego e controle de admissão de chamadas. Comutação ATM: estruturas de comutação e desempenho das estruturas de comutação.


Bibliografia

IE730 - Dispositivos MOS I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
: Propriedades elétricas das estruturas MOS. Diagramas de faixas de energias e de cargas nas regiões: de acumulação, de banda plana, de depleção e de inversão. Comportamento da capacitância MOS em função da tensão, da freqüência e da temperatura. Interpretação da curva CxV para a avaliação da qualidade de dióxido de silício (SiO(2)).


Bibliografia

IE766 - Guiamento e Radiação de Ondas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Teoria das ondas em guias fechados e abertos. Modos de fuga, complexo e outros. Introdução ao Método dos Elementos Finitos. Análise modal (autovalores). Propagação no Domínio a Frequência - BPM (Beam Propagation Method) e no Tempo. Fibras Ópticas em Meios Lineares e Não-Lineares. Fibras de cristais fotônicos. Parâmetros Fundamentais da Teoria de Antenas e de Propagação. Arranjos. Tipos Especiais de Antenas: Microfita, Guias de Onda Ranhuradas e Dielétricas. Introdução às Ondas Localizadas.


Bibliografia

IE767 - Introdução à Teoria Eletromagnética (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Carga elétrica; Lei de Coulomb; Campo Elétrico; Linhas de Campo; Superposição; Sistemas de coordenadas. Fluxo e Divergente; Lei de Gauss e aplicações. Trabalho e energia potencial; Potencial Elétrico; superposição linear do potencial; energia de uma distribuição de cargas; Dipolo elétrico; desenvolvimento multipolar; polarização; polarizabilidade; dieléticos; desclocamento elétrico; capacitores; energia armazenada no campo; forças e torques. Condutores e isolantes; campo elétrico no condutor; equações de Poisson e Laplace; Método das Imagens; linha de transmissão de dois fios; corrente e condutividade elétrica. Lei de Ohm. A relatividade de Einstein; força de Lorentz; campo magnético; lei de Biot-Savart; lei de Ampère; potenciais magnetostáticos. Força e torque; materiais magnéticos; circuitos magnéticos; energia potencial e força; indutância. Campos Variáveis no Tempo; Lei de Faraday; Lei de Lenz; Equações de Maxwell nas formas integral e diferencial; força eletromotriz.


Bibliografia

IT304 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica I (Turma L)

Dados da Disciplina

Ementa
Gestão Energética; Fontes Alternativas de Geração de Energia; Eficiência Energética nos Serviços de Energia Elétrica; Eficiência Energética e Qualidade da Energia Elétrica; Eficiência Energética em Instalações Industriais; Eficiência Energética em Iluminação; Automação e Controle para Eficiência Energética; Educação em Eficiência Energética; uso sustentável de recursos e de energia; Compensação de reativos, Análise de documentos oficiais sobre eficiência energética.


Bibliografia

IT603 - Cálculo Curto-Circuito Sistemas de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Modelo da rede para cálculo de curto circuito. Métodos de cálculo. Componentes simétricos. Curto desequilibrado.


Bibliografia

IT743 - Cálculo de Fluxo de Carga (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução. Formulação básica do problema. Métodos de solução: Newton e desaclopados. Tratamento de controles e limites. Fluxo de carga linearizado. Fluxo de carga para redes de distribuição. Fluxo de carga c.a./c.c.


Bibliografia



 


Disciplinas Tipo Tese



AA001 - Dissertação de Mestrado (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
 
Atividades relacionadas à elaboração de tese de mestrado para alunos vinculados às áreas de concentração AA, AD, AE, AF.

AA002 - Tese de Doutorado (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
 
Atividades relacionadas à elaboração de tese de doutorado para alunos vinculados às áreas de concentração AA, AD, AE, AF.





Disciplinas de Estágio (Para Alunos do Programa PED)



INSTRUÇÃO CPG-FEEC 45                                                                                   

 

Define as condições de contabilização das disciplinas CD001 - Estágio de Capacitação Docente PED A, CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B, e CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C.

 

1.    Os créditos referentes às disciplinas CD001, CD002 e CD003 não poderão fazer parte do número mínimo de créditos em disciplinas, estabelecido pelo Regulamento de Pós-Graduação da FEEC, a serem cursados pelos alunos de mestrado e doutorado.

2.    Aos alunos aprovados nestas disciplinas deve ser atribuído exclusivamente o conceito S (suficiente).

 

Aprovada em reunião da CPG/FEEC em 06/06/2011, Parecer 056/2011.

Aprovada em reunião da Congregação/FEEC em 27/06/2011, Resolução 116/2011.

 


CD001 - Estágio de Capacitação Docente PED A - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
 
Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.

CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
 
Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.

CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C - Mestrado/Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

Ementa
 
Esta atividade é parte integrante do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes de Mestrado e Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência, abrangendo a elaboração ou correção de listas de exercícios, auxílio ao professor em aulas práticas, aulas teóricas ou de exercícios de reforço, plantão de dúvidas ou outras consideradas correlatas que tenham sido explicitadas no Projeto de Participação no PED.