Catálogo de Disciplinas de Pós-Graduação/FEEC - 2º Semestre de 2016

Observação: Os horários das disciplinas são mostrados utilizando a seguinte representação: "208" significa "Segunda-feira às 8 horas".






Disciplinas Regulares


IA004 - Redes Neurais II (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Métodos de aprendizagem; Estimação de probabi- lidades; Métodos paramétricos e não paramétricos; Técnicas Bayesianas; Generalização; Funções de Kernel; Comitê de Máquinas; Aplicações: classificação e reconhecimento de padrões; "Clustering"; Identificação de Sistemas; Predição de séries temporais; Controle de processos.


Bibliografia

IA015 - Modelagem Computacional de Dados (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução a Modelagem Computacional de Dados. Modelagem Computacional de Sistemas e de Séries Temporais Multivariáveis. Elementos de Álgebra Linear e Álgebra Linear Numérica. Computação de Algoritmos Numéricos. Projeções, Decomposição em Valores Singulares, Matriz Pseudo-inversa e Solução de Mínimos Quadrados em Subespaços. Realização, Operador de Hankel e Fundamentos para Modelagem de Dados no Espaço de Estado. Aplicações.


Bibliografia

IA341 - Tópicos em Engenharia Biomédica II (Turma B)

Dados da Disciplina

Ementa
Noções gerais sobre transdutores para medições de parâmetros e variáveis em organismos vivos. Conceitos básicos de Instrumentação Biomédica. Introdução aos sistemas de medição de grandezas biomédicas. Princípio de funcionamento de transdutores para medições de biopotenciais, temperatura, deslocamento, velocidade, aceleração, força, pressão e fluxo, com aplicação biomédica. Principais características de construção, funcionamento e utilização de equipamentos biomédicos para diagnóstico, monitoração e terapia (eletrocardiógrafo, eletroencefalógrafo, eletromiógrafo, monitores de ECG, oximetria, terapia renal substitutiva, marca-passo cardíaco, desfibrilador, cardioversor, incubadora neonatal, ventilador pulmonar, sistema de anestesia, bomba de infusão, equipamentos de eletrocirurgia, etc).


Bibliografia

IA351 - Tópicos em Sistemas (Turma D)

Dados da Disciplina

Ementa
Conceitos práticos em sistemas de automação. Visão geral sobre do hardware do Raspberry Pi: interfaces disponíveis e arquitetura. Acesso programático à interface GPIO (via Python, C ou shell). Projeto e implementação de sistema de automação com sensores/atuadores controlados pelo Raspberry Pi.


Bibliografia

IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma N)

Dados da Disciplina

Ementa
Arquitetura de robôs móveis. Simulação em robótica móvel. Plataformas de programação de robôs móveis. Locomoção e cinemática de robós móveis. Percepção. Localização. Planejamento e navegação.


Bibliografia

IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI (Turma Q)

Dados da Disciplina

Ementa
Projeto de visualização de informação. Na disciplina serão abordados fundamentos de visualização; influência do ambiente e sensores - luz, olho e dispositivos; cor. Objetivo principal é discutir modelos do processo de visualização humano considerando o nosso sensor (olho) e o nosso processador (cérebro) com suas restrições e ilusões.


Bibliografia

IA600 - Controle Ótimo I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Cálculo variacional, Condições de otimalidade, Problemas clássicos de controle ótimo. Estabilidade e robustez. Problema Linear quadrático.


Bibliografia

IA707 - Computação Evolutiva (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução a técnicas de solução de problemas inspiradas na natureza. Base biológica e representação computacional. Algoritmos genéticos. Estratégias evolutivas. Programação genética. Programação evolutiva. Sistemas classificadores. Co-Evolução. Otimização Multi-Objetivo Extensões, operadores avançados e aplicações.


Bibliografia

IA727 - Computação Gráfica II (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Discussão do estado da arte em Síntese de Imagens: Aspectos físicos da interação luz-objetos; Detalhamento das diferentes possibilidades de aproximação da interação luz-objetos e impactos em fluxos de renderização; Aspectos implementacionais com tecnologia disponível.


Bibliografia

IA744 - Aplicações de Engenharia ao Estudo de Fenômenos Biológicos (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Biologia celular. Biofísica básica e a fisiologia dos tecidos excitáveis: Nervos e músculos estriados, cardíaco e esquelético. Aplicações específicas das ciências exatas no estudo de fenômenos biológicos.


Bibliografia

IA856 - Identificação e Filtragem (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Modelos tipo entrada/saída e de estado. Estimador de máxima verossimilhança. Estimador de Bayes. Estimador de mínimos quadrados. Filtro de Kalman. Identificação de sistemas variantes no tempo. Métodos de validação de modelos. Identificação de sistemas multivariáveis.


Bibliografia

IA881 - Otimização Linear (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução. Algoritmo simplex. Método de duas fases. Simplex revisado. Simplex canalizado. Dualidade. Algoritmo dual simplex. Análise de sensibilidade. Algoritmos de pontos interiores. Problemas de fluxo em rede via simplex.


Bibliografia

IA892 - Análise e Controle de Sistemas Lineares por Desigualdades Matriciais Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução geral: definições , normas, matrizes,complemento de schur; Desigualdades matriciais lineares: definições, resoluções, pacotes computacionais; Estabilidade de sistemas contínuos e discretos no tempo: condição de Lyapunov, condições equivalentes; Sistemas com incertezas: definições, tipos e estruturas de incertezas; condições de estabilidade robusta para incertos: estabilidade quadrática, estabilidade baseada em funções de Lyapunov dependentes de parâmetros; Lmis dependentes de parâmetros; Relaxações baseadas em LIMs: teorema de pólya,soma-dequadrados, escalarização; Extensões; cômputo de custo garantido H-2 e H-infinito, controle e filtragem dependente de parâmetros, sistemas com parâmetros, sistemas com parâmetros variantes no tempo.


Bibliografia

IA895 - História e Filosofia em Engenharia Elétrica e de Computação (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Imersão intelectual em filosofia e teoria crítica na área de Engenharia Elétrica e de Computação, como uma experiência avançada e inovadora através da discussão de filmes e vídeos sobre os assuntos da área.


Bibliografia

IA896 - Introdução à Recuperação de Informação Multimídia (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Recuperação de informação baseada no conteúdo para documentos não textuais, com ênfase em imagens e vídeos. Modelos de relevância em recuperação de informação. Recuperação de informação baseada no conteúdo e o fosso semântico. Extração de características. Indexação e questões de performance.


Bibliografia

IE007 - Enlaces Ópticos (Turma A)

Observação: Essa disciplina será ministrada em inglês

Dados da Disciplina

Ementa
Fibras ópticas: mecanismos de propagação do sinal. Fontes ópticas: comportamento dinâmico e espectral. Fotodetectores: ruído balístico (Þshotþ) e de multiplicação. Desempenho de receptores elétricos: limite quântico, sensitividade, análise de penalidades, limitações por ruído térmico em receptores simples, otimização de Personick, receptores a APD. Desempenho do enlace óptico: evolução tecnológica, limitações por perdas e poe dispersão, por partição modal em lasers Fabry-Perot e por gorjeio em lasers monomodo. Códigos de linha. Enlaces analógicos> CATV, SCM, intermodulação, requisitos sobre lasers. Pré-amplificação óptica: emissão espontânea amplificada (ASE), ruídos de batimento, desempenho. Enlaces opticamente amplificados: cascateamento de amplificadores, modelo de Olsson. Enlaces WDM: não-linearidades, gargalo de comprimentos de onda, problemas sistêmicos. Ambientes PDH, SDH e de conexão em rede (Þoptical networkingþ). Alternativas futuras para o enlace óptico: detecção coerente, solitons.


Bibliografia

IE300 - Tópicos em Comunicações I (Turma P)

Dados da Disciplina

Ementa
Teoria Ondulatória, Equações de Maxwell, Difração, Dispersão, Ondas Não Difrativas: feixes de Bessel, pulsos não difrativos. Bibliografia


Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma R)

Dados da Disciplina

Ementa
Noções básicas dos sistemas de comunicações ópticas ponto-a-ponto, focando o meio de transmissão, o bloco transmissor e o bloco receptor: apresentação dos principais dispositivos e componentes ópticos empregados nos sistemas, além do próprio meio de transmissão; estudo das técnicas de transmissão e recepção, utilizando-se a evolução dos sistemas desde os monocanais até os atuais de altíssima capacidade.


Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma N)

Dados da Disciplina

Ementa
Redes Ópticas; Redes Wireless; Comunicação de Dados; TCP/IP; QoS para redes de Dados; VoIP; IPTV; Segurança; Infovias Municipais; Cidades Digitais; Sociedade da Informação; Aplicações e Serviços para Redes Metropolitanas de Acesso Aberto.


Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma F)

Dados da Disciplina

Ementa
Transformada de Fourier e amostragem de sinais; sistemas discretos lineares; transformada Z; função sistema racional; transformada de Fourier discreta; convolução circular; algoritmos de transformada rápida de Fourier; estruturas de realização de sistemas discretos; efeitos de quantização de coeficientes e variáveis; métodos de projeto de filtros digitais. Técnicas de programação de circuitos em DSP em síntese em FPGA.


Bibliografia

IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma T)

Dados da Disciplina

Ementa
Realização de pesquisas e estudos voltados para a conceituação e a descrição detalhada, com vistas ao desenvolvimento, de Cidades Inteligentes e Cidades Cognitivas.


Bibliografia

IE321 - Tópicos em Eletrônica II (Turma E)

Dados da Disciplina

Ementa
Materiais semicondutores monocristais, amorfos policristalino. Si, GaAs, InP, compostos ternários e quaternários.· Outros materiais: Substratos ópticos, polímeros, diamante. Processos - difusão, oxidação, crescimento epitaxial, metalização CVD, MOCVD, MBE, CBE. Litografia - Fotolitografia LITOGRAFIA POR FEIXE DE ELÉTRÓNS(E-beam),litografia por raios-X. ·IMPLANTAÇÃO IÔNICA. Dopagem.Modificação de materiais por incidência de feixe de íons. · Tecnologia de fabricação de CIs - Bipolar e MOS - CMOS - BICMOS. Foundries. ·Tecnologia de fabricação de dispositivos especiais - sensores, fotônicos, MEMS, MOEMS, MCM,SOC , MIC, E MMIC.· Novas tecnologias de fabricação de CIs - Tendências. ·PROJETO DE DISPOSITIVOS E CIRCUITOS INTEGRADOS ATRAVÉS DE PROGRAM PMU - PROJETO MULTI-USUÁRIO. . NANOTECNOLOGIA: TECNOLOGIAS ESPECIAIS PARA DISPOSITIVOS NANOMÉTRICOS.


Bibliografia

IE325 - Tópicos Especiais em Microeletrônica I (Turma C)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução as tecnologias empacotamento de circuitos integrados para projetistas de circuitos, especialistas e/ou interessados. O curso apresenta uma introdução aos conceitos usados na montagem e teste dos circuitos integrados, incluindo: interconexões de primeiro nível, características mecânica/elétricas/químicas dos invólucros, seleção de empacotamento adequado para cada aplicação, fluxo de projeto para empacotamento, montagem de Chip no substrato, entro outros. Também apresenta uma series de boas práticas de projeto de circuitos integrados planejando o futuro teste e empacotamento do dispositivo.


Bibliografia

IE325 - Tópicos Especiais em Microeletrônica I (Turma Z)

Dados da Disciplina

Ementa
1. Degradação de materiais e dispositivos 2. Modelagem do tempo para falha 3. Estatística do tempo para falha 4. Modelagem da taxa de falha 5. Degradação acelerada 6. Modelagem do fator de aceleração 7. Mecanismos de falhas em circuitos integrados


Bibliografia

IE326 - Tópicos Especiais em Microeletrônica II (Turma R)

Dados da Disciplina

Ementa
Aulas teóricas: Classificação de nanotecnologias, conceitos básicos. Abordagens alternativas: top-down e bottom-up. Energia superficial, materiais líquidos e sólidos. Fenômenos relacionados à curvatura da superfície. Nanoestruturas de 0, 1 e 2 dimensões (nanopartículas e clusters, nanofibras e nanotubos, filmes finos): propriedades básicas. Técnicas de síntese. Mecanismos de nucleação e crescimento. Nanotubos de carbono (NTC) e folhas de grafeno: propriedades básicas. Tipos de ligações em carbono e outras nanoformas de carbono. Métodos básicos de síntese (CVD catalítico, arco, laser). Técnicas de caracterização, manipulação, purificação e funcionalização . Aplicações em nanoeletrônica , sensores químicos, físicos e biológicos, em emissores de campo e em materiais compósitos. Síntese e aplicações de grafeno. Aulas práticas: demonstração e treinamento em várias técnicas de síntese e análise de nanoestruturas e nanodispositivos (CVD, PECVD, FIB, SEM, Raman, AFM, processos FIBIE, FIBID, FEBIE, FEBID, medidas elétricas de 2 e 4 terminais) no Centro de Componentes Semicondutores - CCS da UNICAMP.


Bibliografia

IE342 - Tópicos em Comunicações I (Turma H)

Dados da Disciplina

Ementa
Noções gerais sobre ondas sonoras. Grandezas acústicas. Transdutores acústicos (microfones e falantes). Salas especiais para medição acústica (reverberante e anecóica). Introdução ao processamento digital de sinais. Técnicas digitais de medição acústica. Aplicações práticas de medição acústica.


Bibliografia

IE345 - Tópicos em Comunicações IV (Turma G)

Dados da Disciplina

Ementa
Ementa OFDM/SC-FDM/MIMO, LTE overview, MatLab examples, PHY models, modulation and coding, turbo encoders, BER, multipath fading, channel estimation, LTE grid, MIMO channels, common/specific MIMO features, link adaptation, channel quality estimation, adaptive modulation, coding rate, transceiver performance, system-level specification, transmitter model, quantitative/qualitative assessment, GPU processing, simulink model, simulation and code optimizations, prototyping as C/C++ code, fixed point data, system-access modules.


Bibliografia

IE509 - Processos Estocásticos para Engenharia (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
PARTE I. Probabilidade: experimentos, espaço amostral. Eventos, conjuntos, álgebras e s-álgebras. Definição axiomática e freqüencial de probabilidade. Probabilidade condicional e independência. Variável aleatória e função de distribuição. Classificação e função de variável aleatória. Distribuição conjunta e função de variável aleatória. Esperança matemática e momento. esperança condicional. Função característica e geração de momentos. Teorema do limite central. Lei dos grandes números. PARTE II. Processos Markovianos e filas: Processo de Poisson. Processos aleatórios e propriedade de Markov. Cadeia de Markov discreta. Cadeia de Markov à tempo contínuo. Sistemas de filas. Notação de Kendall, cadeia de Markov, processo de nascimento e morte, propriedades de chegadas poissonianas. Filas M/M/1. Solução geral de equilíbrio. Teorema de Little. Filas com vários servidores. Filas com capacidade de armazenamento finito. Filas Markovianas. Métodos de estágios. Filas M/E ­ r/1 e E ­ r/M/1, estágios série-paralelos. Sistemas com chegadas em lotes. PARTE III. Correlação e covariância. Estimação linear e ortogonalidade. Distribuição Gaussiana multivariada. Processos estacionários e ergódicos. Densidade espectral e autocorrelação. Sinal telegráfico e ruídos. Filtros lineares à tempo contínuo. Filtros lineares discretos. Transmissão digital e teorema de Bennett. Filtro casado e detecção de sinal. Filtro de Wiener e extração de sinais. Estimação de erro quadrático mínimo.


Bibliografia

IE521 - Tecnologia de Circuitos Integrados (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Microcircuitos dedicados, semidedicados e de uso geral. Tecnologias bipolar, versões NMOS e CMOS. Modelamento dos processos de epitaxia, oxidação, difusão, processos com plasma, implantação de íons, fotolitografia, geração de máscaras. Controle e otimização. Testes e avaliação de controle e otimização. Testes e avaliação de confiabilidade.


Bibliografia

IE533 - Introdução às Comunicações Digitais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Sinais e sistemas, análise espectral, detecção de sinais. Modulação com e sem memória, demodulação coerente e não-coerente. Modulações PAM, PSK, QAM, FSK, CPM. Interferência intersimbólica, critério de Nyquist, equalização linear, algoritmo de Viterbi, receptores de máxima verossimilhança. Sincronização, recuperação da portadora e do relógio. Introdução à modulação codificada. Técnicas de acesso múltiplo, TDMA, FDMA, CDMA.


Bibliografia

IE550 - Processamento Digital de Sinais (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Transformada de Fourier e amostragem de sinais; Sistemas discretos lineares; transformada Z; função sistema racional; transformada de Fourier discreta; convolução circular; algoritmos de transformada rápida de Fourier; estruturas de realização de sistemas discretos; efeitos de quantização de coeficientes e variáveis; métodos de projeto de filtros digitais.


Bibliografia

IE670 - Análise e Desempenho de Redes de Comunicações (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Filas Markovianas, Fila M/Gl. Filas com prioridades. Redes de filas. Análise de bloqueio em redes telefônicas. Desempenho das redes locais CSMA/CD, taken ring e serviços cíclicos (polling). Análise da rede metropolitana FDDI. RDSI de faixa estreita (RDSI-FE) e dimensionamento dos enlaces digitais. Redes ATM: policiamento de tráfego e controle de admissão de chamadas. Comutação ATM: estruturas de comutação e desempenho das estruturas de comutação.


Bibliografia

IE730 - Dispositivos MOS I (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
: Propriedades elétricas das estruturas MOS. Diagramas de faixas de energias e de cargas nas regiões: de acumulação, de banda plana, de depleção e de inversão. Comportamento da capacitância MOS em função da tensão, da freqüência e da temperatura. Interpretação da curva CxV para a avaliação da qualidade de dióxido de silício (SiO(2)).


Bibliografia

IE766 - Guiamento e Radiação de Ondas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Teoria das ondas em guias fechados e abertos. Modos de fuga, complexo e outros. Introdução ao Método dos Elementos Finitos. Análise modal (autovalores). Propagação no Domínio a Frequência - BPM (Beam Propagation Method) e no Tempo. Fibras Ópticas em Meios Lineares e Não-Lineares. Fibras de cristais fotônicos. Parâmetros Fundamentais da Teoria de Antenas e de Propagação. Arranjos. Tipos Especiais de Antenas: Microfita, Guias de Onda Ranhuradas e Dielétricas. Introdução às Ondas Localizadas.


Bibliografia

IE767 - Introdução à Teoria Eletromagnética (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Carga elétrica; Lei de Coulomb; Campo Elétrico; Linhas de Campo; Superposição; Sistemas de coordenadas. Fluxo e Divergente; Lei de Gauss e aplicações. Trabalho e energia potencial; Potencial Elétrico; superposição linear do potencial; energia de uma distribuição de cargas; Dipolo elétrico; desenvolvimento multipolar; polarização; polarizabilidade; dieléticos; desclocamento elétrico; capacitores; energia armazenada no campo; forças e torques. Condutores e isolantes; campo elétrico no condutor; equações de Poisson e Laplace; Método das Imagens; linha de transmissão de dois fios; corrente e condutividade elétrica. Lei de Ohm. A relatividade de Einstein; força de Lorentz; campo magnético; lei de Biot-Savart; lei de Ampère; potenciais magnetostáticos. Força e torque; materiais magnéticos; circuitos magnéticos; energia potencial e força; indutância. Campos Variáveis no Tempo; Lei de Faraday; Lei de Lenz; Equações de Maxwell nas formas integral e diferencial; força eletromotriz.


Bibliografia

IT003 - Oscilações Eletromecânicas de Baixa Freqüência em Sistemas de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Dinâmica de curta, média e longa duração. O princípio básico do CAG. Modelagem dinâmica do CAG. Estabilidade de pequenas pertubações. Torques sincronizante e de amortecimento. Influência do controle de excitação. Estabilizadores de sistemas de potência. Oscilações torsionais. Ressonância subsíncrona. Análise modal. Simulação de um sistema isolado. Representação de um sistema isolado. Representação de sistemas multimáquinas.


Bibliografia

IT306 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica III (Turma X)

Dados da Disciplina

Ementa
Revisão da qualificação e quantificação de formas de ondas; do uso do osciloscópio; características elétricas dos bipolos resistor, indutor e capacitor; conceitos de fasor e de impedância; potências em circuitos c.a. monofásicos; melhoria do fator de potência; circuitos trifásicos com cargas balanceadas e desbalanceadas; potências em circuitos trifásicos; Teorema de Blondel; demanda e curva de carga; composição da fatura de energia elétrica; transformadores e autotransformadores; distribuição da energia elétrica em baixa tensão; normas e regulamentos; aterramento das instalações elétricas; choque elétrico; padronização de tomadas e plugues; dispositivos de acionamento; dispositivos de proteção; motor trifásico de indução; gerador c.a.; motor de corrente contínua e motor universal. Exercícios diversos. Seminários sobre as tecnologias mais recentes.


Bibliografia

IT505 - Fontes Chaveadas (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Dispositivos semicondutores rápidos de potência. Técnicas de modulação. Topologias básicas de fontes chaveadas. Comutação não-dissipativa. Componentes passivos. Modelamento e controle. Circuitos Integrados dedicados. Normas e caracterização de fontes chaveadas. Fontes de alimentação com correção de fator de potência.


Bibliografia

IT516 - Conversão Eletromecânica de Energia (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Fundamentos de conversão eletromecânica: enfoques microscópico e macroscópico da obtenção de forças e conjugados. Análise de máquinas elementares eletrostáticas e magnetostáticas; densidade de energia. Propriedades de materiais magnéticos. Sistemas lineares com excitação simples ou múltipla. A existência de conjugados síncronos ou assíncronos em função da conformação geométrica da máquina. Máquinas de corrente contínua. Máquinas de corrente alternada. Máquinas especiais.


Bibliografia

IT603 - Cálculo Curto-Circuito Sistemas de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Modelo da rede para cálculo de curto circuito. Métodos de cálculo. Componentes simétricos. Curto desequilibrado.


Bibliografia

IT745 - Geração Distribuída de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

Ementa
Introdução: definições, motivações e obstáculos. Tipos básicos de geradores. Tecnologias de geração: fontes primárias. Impactos técnicos nas redes de distribuição. Regulamentação.


Bibliografia






Disciplinas Tipo Dissertação/Tese



AA001 - Dissertação de Mestrado (Turma A)

Dados da Disciplina
  •  


  • AA002 - Tese de Doutorado (Turma A)

    Dados da Disciplina
  •  





  • Disciplinas de Estágio (Para Alunos do Programa PED)

     

    INSTRUÇÃO CPG-FEEC 45                                                                                   

     

    Define as condições de contabilização das disciplinas CD001 - Estágio de Capacitação Docente PED A, CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B, e CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C.

     

    1.    Os créditos referentes às disciplinas CD001, CD002 e CD003 não poderão fazer parte do número mínimo de créditos em disciplinas, estabelecido pelo Regulamento de Pós-Graduação da FEEC, a serem cursados pelos alunos de mestrado e doutorado.

    2.    Aos alunos aprovados nestas disciplinas deve ser atribuído exclusivamente o conceito S (suficiente).

     

    Aprovada em reunião da CPG/FEEC em 06/06/2011, Parecer 056/2011.

    Aprovada em reunião da Congregação/FEEC em 27/06/2011, Resolução 116/2011.

     



    CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B - Doutorado (Turma V)

    Dados da Disciplina

    Ementa
    Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.

    CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C - Mestrado/Doutorado (Turma V)

    Dados da Disciplina

    Ementa
    Esta atividade é parte integrante do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes de Mestrado e Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência, abrangendo a elaboração ou correção de listas de exercícios, auxílio ao professor em aulas práticas, aulas teóricas ou de exercícios de reforço, plantão de dúvidas ou outras consideradas correlatas que tenham sido explicitadas no Projeto de Participação no PED.