Catálogo das disciplinas de Pós-gradução/FEEC 2º Semestre 2018

Observação: Os horários das disciplinas são mostrados utilizando a seguinte representação: "208" significa "Segunda-feira às 8 horas".





Disciplinas Regulares


IA014 - Métodos de Subespaços para Identificação (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): Mateus Giesbrecht, Celso Pascoli Bottura

*       Créditos: 4

*       Horário: 210 211 410 411

*       Sala: PE-35

 

Ementa

Identificação Multivariável no Espaço de Estado. Os Problemas de Identificação de Modelo Inovativo e de Modelo com Erro de Saída. Revisão da Teoria de Sistemas Lineares no Espaço de Estado e de Álgebra Linear Numérica. Mínimos Quadrados. Teoria de Realização no Espaço de Estado e Métodos de Subespaços para Identificação. Matriz de Hankel e Decomposição em Valores Singulares. Identificação Determinística. Identificação Estocástica. Identificação Determinística e Estocástica Combinadas. Estimação das Matrizes do Sistema. Estudos de casos.

 

Bibliografia

*       1. Barreto, Gilmar e Bottura, Celso Pascoli. Modelagem Computacional de Dados: Fundamentos Determinísticos. Versão Manuscrita, 2002

*       2. Caines, P.E. Linear Stochastic Systems. Wiley, 1988;

*       3. Ljung, Lennart. System Identification. Prentice Hall, 1999;

*       4. Van Overschee, Peter and De Moor, Bart. Subspace Identification. For Linear Systems. Kluwer Academic Publishers, 1996.


IA342 - Tópicos em Otimização de Sistemas III (Turma G)

Dados da Disciplina

*       Tema: Programação Dinâmica, Variações e Aproximações

*       Professor(es): Christiano Lyra Filho

*       Créditos: 4

*       Horário: 514 515 516 517

*       Sala: PE-22

 

Ementa

Programação dinâmica é uma metodologia para resolver problemas de otimização que podem ser decompostos em um conjunto de problemas acoplados, resolvidos sequencialmente. É em parte ciência, sintetizada na solução das equações de otimalidade de Bellman (hoje denominadas equações de Hamilton-Jacobi-Bellman), e em parte a arte de identificar e encontrar uma boa representação para os problemas que podem ser abordados por essas equações. Discutiremos as principais ideias de programação dinâmica, suas variações e aplicações ao longo das últimas seis décadas, usando como referências principais os livros de Bellman (1957), Bertsekas (2005) e de Powell (2011). Bellman fez um registro estimulante e abrangente das primeiras ideias; desde então elas vêm sendo desenvolvidas, às vezes com nomes distintos, nas áreas de pesquisa operacional, controle e inteligência computacional. Bertsekas e Powell fazem um registro atual do estado da arte em programação dinâmica, com ênfase no tratamento de incertezas e no uso de aproximações para resolver problemas de complexidade computacional. Os pré-requisitos para o curso são noções de cálculo e probabilidade (em nível de graduação), habilidade de programação em alguma linguagem (para desenvolvimento de trabalhos e do projeto) e fluência na leitura de textos científicos em inglês.

 

Bibliografia

*       1. Richard Bellman, Dynamic Programming , Princeton University Press, 1957; Dover Publications, Inc., New York, 2003.

*       2. Dimitri P. Bertsekas, Dynamic Programming and Optimal Control, Vol. 1, Third Edition, Athena Scientific, Nashua, NH, 2005.

*       3. Warren B. Powell, Approximate Dynamic Programming: Solving the Curses of Dimensionality , Second Edition John Wiley & Sons, Inc., New Jersey, 2011.

*       4. M. V. F. Pereira and L. M. V. G. Pinto (1991), Multistage Stochastic Optimization Applied to Energy Planning , Mathematical Programming, Vol. 52, pp. 359-375.

*       5. J. C. Lopez, P. P. Vergara, C. Lyra, M. Rider and L. C. P. Silva (2017), ?Optimal Operation of Radial Distribution Systems Using Extended Dynamic Programming?, IEEE Transactions on Power Systems, V. 33, pp.1352-1363.


IA362 - Tópicos em Controle III (Turma J)

Dados da Disciplina

*       Tema: Controle Não-linear

*       Professor(es): Alim Pedro De Castro Gon?alves

*       Créditos: 4

*       Horário: 314 315 514 515

*       Sala: FE-13

 

Ementa

Existência e unicidade de soluções de equações diferenciais não-lineares. Análise qualitativa de soluções. Estabilidade de Lyapunov. Estabilidade entrada-saída. Estabilidade absoluta: critérios do círculo e de Popov. Técnicas de controle para sistemas não-lineares.

 

Bibliografia

*       1. KHALIL, H. K. "Nonlinear Systems", Third Edition, Prentice Hall

*       2. SLOTINE, J.-J. E., LI, W. "Applied Nonlinear Control, Prentice Hall

*       3. VIDYASAGAR, M. "Nonlinear System Analysis", Second Edition, SIAM

*       4. GEROMEL, J. C., KOROGUI, R. H. "Controle Linear de Sistemas Dinâmicos", Blucher


IA362 - Tópicos em Controle III (Turma I)

Dados da Disciplina

*       Tema: Fundamentos de Sistemas de Controle

*       Professor(es): Matheus Souza

*       Créditos: 4

*       Horário: 416 417 616 617

*       Sala: FE-13

 

Ementa

Sistemas dinâmicos: definição, modelagem e propriedades. Sistemas lineares e invariantes no tempo: análise temporal, função de transferência e análise frequencial. Estabilidade e regime permanente. Critérios de desempenho de sistemas de controle. Projeto de controladores PID. Projeto de controladores via alocação de polos. Projeto de controladores via lugar das raízes. Projeto de controladores via resposta em frequência. Projeto de controladores via representação de estado. Fundamentos de controle digital.

 

Bibliografia

*       1. Feedback Control of Dynamic Systems - G. Franklin, J.D. Powell & A. Emami-Naeini.

*       2. Controle Linear de Sistemas Dinâmicos - J.C. Geromel & R.H. Korogui

*       3. Análise Linear de Sistemas Dinâmicos - J.C. Geromel & A.G.B. Palhares

*       4. Linearidade em Sinais e Sistemas - I. S. Bonatti, A. Lopes, P. L. D. Peres & C. M. Agulhari


IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V (Turma N)

Dados da Disciplina

*       Tema: Introdução à Robótica Móvel

*       Professor(es): Eric Rohmer, Eleri Cardozo

*       Créditos: 4

*       Horário: 310 311 510 511

*       Sala: PE-33

 

Ementa

Arquitetura de robôs móveis. Simulação em robótica móvel. Plataformas de programação de robôs móveis. Locomoção e cinemática de robôs móveis. Percepção. Localização. Planejamento e navegação.

 

Bibliografia

*       1. R. Siegwart, I. Nourbakhsh, Introduction to Autonomous Mobile Robots, Vol I ou II, The MIT Press, 2004/2011.

*       2. Artigos técnicos


IA369 - Tópicos em Engenharia de Computação VI (Turma Y)

Dados da Disciplina

*       Tema: Computação Afetiva

*       Professor(es): Paula Dornhofer Paro Costa

*       Créditos: 4

*       Horário: 310 311 510 511

*       Sala: PE-37

 

Ementa

A computação afetiva é uma área interdisciplinar de pesquisa que promove o estudo e o desenvolvimento de sistemas e dispositivos capazes de reconhecer, interpretar, processar e simular as emoções humanas. Nesta disciplina serão abordados os principais modelos de emoções humanas e como eles vêm sendo aplicados no desenvolvimento de ferramentas software e hardware visando, por exemplo, a mineração de dados pessoais, a personalização das interações com sistemas computacionais ou robóticos e a potencialização das experiências de aprendizado. A disciplina envolverá o desenvolvimento de um projeto substancial na área.

 

Bibliografia

*       1. Picard, R.W. (2000). Affective Computing. The MIT Press.

*       2. Calvo, R.A., D'Mello, S.K., Gratch, J., and Kappas, A. (2015). The Oxford Handbook of Affective Computing. Oxford University Press.

*       3. Artigos da área

 


IA376 - Tópicos Em Engenharia de Computação VII (Turma G)

Dados da Disciplina

*       Tema: Clusterização em Subespaços e Coclusterização

*       Professor(es): Fernando José Von Zuben, Rosana Veroneze

*       Créditos: 4

*       Horário: 316 317 516 517

*       Sala: PE-37

 

Ementa

(1) Conceitos básicos de álgebra linear e otimização. (2) Visão geral de técnicas de análise de dados por clusterização. (3) Clusterização em subespaços: definição, motivação e problemas associados. (4) Coclusterização: definição, conceitos e notação, áreas de pesquisa relacionadas, tipos e estruturas de coclusters, estratégias de solução. (5) Algoritmos aproximados e exatos. (6) Métricas de avaliação. (7) Aplicações e desafios.

 

Bibliografia

*       1. Aggarwal, C.C., Han, J. (Eds.) Frequent Pattern Mining, Springer, 2014.

*       2. Boyd, S., Vandenberghe, L. Introduction to Applied Linear Algebra, Cambridge University Press, 2018.

*       3. Govaert, G., Nadif, M. Co-Clustering: Models, Algorithms and Applications, Wiley-ISTE, 2013.

*       4. Zaki, M.J., Meira Jr., W. Data Mining and Analysis: Fundamental Concepts and Algorithms, Cambridge University Press, 2014.

*       5. Coletânea de artigos científicos.


IA376 - Tópicos Em Engenharia de Computação VII (Turma F)

Dados da Disciplina

*       Tema: Projetos de Redes Neurais Convolucionais Para Leitura Robusta

*       Professor(es): Roberto de Alencar Lotufo

*       Créditos: 4

*       Horário: 308 309 310 311

*       Sala: PE-24

 

Ementa

Curso de projeto de redes neurais convolucionais aplicado a leitura robusta em imagens. O termo Leitura Robusta ( Robust Reading ) representa a área de pesquisa relacionada à interpretação de comunicação escrita em ambientes sem restrições. Recentemente a leitura robusta tem sido abordada com muito sucesso por redes neurais convolucionais com treinamento end-to-end. Este curso aborda os principais modelos de redes convolucionais utilizados na detecção e leitura de texto em imagens. O curso utilizará programação avançada Python/NumPy utilizando o pacote PyTorch de Deep Learning. É recomendada a experiência prévia de programação matricial como Python/Numpy ou MATLAB ou R e é desejável ter conhecimentos básicos de Machine Learning e Processamento de Imagens.

 

Bibliografia

*       1. KARATZAS, Dimosthenis, et al. ICDAR 2015 competition on robust reading. In: Document Analysis and Recognition (ICDAR), 2015 13th International Conference on . IEEE, 2015. p. 1156-1160.

*       2. LIAO, Minghui, et al. TextBoxes: A Fast Text Detector with a Single Deep Neural Network. In: AAAI . 2017. p. 4161-4167.

*       3. LIU, Wei, et al. SSD: Single shot multibox detector. In: European conference on computer vision. Springer, 2016. p. 21-37.

*       4. HE, Kaiming, et al. Mask R-CNN. In: Computer Vision (ICCV), 2017 IEEE International Conference on . IEEE, 2017. p. 2980-2988.


IA543 - Otimização Não-Linear (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): Takaaki Ohishi

*       Créditos: 4

*       Horário: 608 609 610 611

*       Sala: PE-24

 

Ementa

Funções, gradiente e Hessiano. Teorema de Taylor. Condições de otimalidade. Teorema de Kuhn-Tucker. Lagrange e dualidade. Método do Gradiente e Newton. Método das direções conjugadas. Métodos Quasi-Newtonianos, métodos do gradiente projetado e gradiente reduzido. Métodos de penalidade e lagrangeano aumentado. Programação quadrática e métodos de Lagrange. Programação convexa.

 

Bibliografia

*       1. D.G. Luenberger, Linear and Nonlinear Programming, 2nd Ed., Addison Wesley, 1984;

*       2. M.S. Bazaraa, H.D. Sherali, C.M. Shetty, Nonlinear Programming, 2nd Ed., John Wiley, 1993.


IA600 - Controle Ótimo I (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): José Claudio Geromel

*       Créditos: 2

*       Horário: 308 309

*       Sala: PE-26

 

Ementa

Cálculo variacional, Condições de otimalidade, Problemas clássicos de controle ótimo. Estabilidade e robustez. Problema Linear quadrático.

 

Bibliografia

*       1. Athans, M. e Falb, P. "Optimal Control: An Introduction to the Theory and Its Applications", McGraw Hill, 1966.

*       2. Kwakernaak, H. and Sivan, R. - Linear Optimal Control Systems - Wiley Interscience, 1972.

*       3. Luenberguer, D.G. - Introduction to Dynamic Systems, John Wiley & Sons, 1979.

*       4. José C. Geromel e Rubens H. Korogui, Controle Linear de Sist. Dinâmicos-Teoria, Ensaios Práticos e Exercícios, Ed. Edgar, 2011


IA744 - Aplicações de Engenharia ao Estudo de Fenômenos Biológicos (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): José Wilson Magalhães Bassani

*       Créditos: 4

*       Horário: 414 415 416 417

*       Sala: PE-33

 

Ementa

Biologia celular. Biofísica básica e a fisiologia dos tecidos excitáveis: Nervos e músculos estriados, cardíaco e esquelético. Aplicações específicas das ciências exatas no estudo de fenômenos biológicos.

 

Bibliografia

*       1. ômenos biológicos. Bibliografia: Devlin, T.M. (ed.) "Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations", 3rd. ed., Wiley-Liss,

*       2. Aidley, D.J. "The Physiology of Excitable Cells", 4th ed., Cambridge University Press, 1998.

*       3. Hille, B., "Ionic Channels of Excitable Membranes", 2nd ed., Sinauer Associates Inc., 1992.

*       4. Bassani, J.W.M. "Mecânica de Fluidos, Circulação, Modelo do Núcleo Condutor e Atividade das Células Nervosas", Material didático


IA751 - Instrumentação Biomédica Avançada (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): Eduardo Tavares Costa

*       Créditos: 4

*       Horário: 408 409 410 411

*       Sala: PE-33

 

Ementa

Sistemas de imagem médica (raios X, medicina nuclear, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, endoscopia e videoendoscopia). Equipamentos de radioterapia.

 

Bibliografia

*       1. Smith, N.B.; Webb, A. "Introduction to Medical Imaging: Physics, Engineering and Clinical Applications", Cambridge University Pr

*       2. Webster, J.G. (ed.), "Medical Instrumentation: Applications and Design", 4th ed., John Wiley & Sons, 2009.

*       3. Webb, S. "The Physics of Medical Imaging", Taylor & Francis, 1988.


IA867 - Visão Robótica (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): Léo Pini Magalhães

*       Créditos: 4

*       Horário: 316 317 516 517

*       Sala: PE-26

 

Ementa

Aspectos geométricos e fotométricos da formação da imagem. Calibração de câmeras: parâmetros extrínsecos e intrínsecos. Perspectiva inversa. Estéreo visão. Localização (posição e orientação) de objetos no espaço 3D. Mapa de reflectância. Estéreo fotometria. Shape from shading. Shape from motion.

 

Bibliografia

*       1. Horn, V.K.P., Robot Vision, MIT Press, McGraw Hill, 1986;

*       2. Sanz, J.L., Advance in Machine Vision, Springer, 1988.


IA892 - Análise e Controle de Sistemas Lineares por Desigualdades Matriciais Lineares (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): Ricardo Coração de Leão Fontoura de Oliveira

*       Créditos: 2

*       Horário: 216 217

*       Sala: PE-24

 

Ementa

Introdução geral: definições , normas, matrizes,complemento de schur; Desigualdades matriciais lineares: definições, resoluções, pacotes computacionais; Estabilidade de sistemas contínuos e discretos no tempo: condição de Lyapunov, condições equivalentes; Sistemas com incertezas: definições, tipos e estruturas de incertezas; condições de estabilidade robusta para incertos: estabilidade quadrática, estabilidade baseada em funções de Lyapunov dependentes de parâmetros; Lmis dependentes de parâmetros; Relaxações baseadas em LIMs: teorema de pólya,soma-dequadrados, escalarização; Extensões; cômputo de custo garantido H-2 e H-infinito, controle e filtragem dependente de parâmetros, sistemas com parâmetros, sistemas com parâmetros variantes no tempo.

 

Bibliografia

*       1. S. Boyd, L. EI Ghaoui, E. Feron, and V. Balakrishnan. Linear Matrix nequalities in System and Control Theory.

*       2. SIAM Studies in Applied Mathematics,Philadelphia, PA, 1994.

*       3. R. C. L. F. Oliveira e P.L. D. Peres. Análise e controle de sistemas lineares por meio de desigualdades matriciais lineares.

*       4. Editores/ Organizadores: A.P Feltrin, C.R.Minussi, M.C.M.Texeira, R.A.R. Lázaro. Vol. 1,p. 203229, Tutoriais do XVIII Congresso

*       5. de Congresso Brasileiro de Automática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.


IA898 - Processamento Digital de Imagens (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): Leticia Rittner

*       Créditos: 4

*       Horário: 210 211 410 411

*       Sala: FE-13

 

Ementa

Imagens digitais. Dispositivos de exibição e aquisição de imagens. Cor. Transformações espaciais e interpolação em intensidade. Transformadas de imagens. Melhoramento de imagens. Filtros. Segmentação de imagens. Descritores. Reconhecimento de padrões. Aplicações.

 

Bibliografia

*       1. C.Gonzalez e R.E.Woods, "Digital Image Processing", Prentice Hall, 2008. H. Pedrini e W.R. Schwartz. ?Análise de Imagens Digitai


IA940 - Análise e Síntese de Sinais Musicais (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): Tiago Fernandes Tavares

*       Créditos: 4

*       Horário: 314 315 514 515

*       Sala: PE-37

 

Ementa

Psico-acústica e aspectos fisiológicos da audição. Contextos históricos e culturais da tecnologia musical Física de instrumentos musicais Music Information Retrieval: principais problemas e algoritmos Técnicas de síntese digital de sinais sonoros

 

Bibliografia

*       1. Artigos selecionados.


IE306 - Tópicos em Comunicações III (Turma G)

Dados da Disciplina

*       Tema: Comunicação Digital - Teoria e Simulação

*       Professor(es): Gustavo Fraidenraich

*       Créditos: 2

*       Horário: 310 311

*       Sala: FE-13

 

Ementa

Transmissão de símbolos, formatação de pulso, critério de Nyquist, diagrama de olho, modulações digitais, receptores de distância mínima, equalização, algoritmo de Viterbi, zero forcing, MMSE. Simulações em Matlab.

 

Bibliografia

*       1. Digital Communication - Barry

*       2. Digital Communications - Proakis

*       3. Principles of Digital Communication: A Top-Down Approach - Rimoldi


IE308 - Tópicos em Comunicações V (Turma U)

Dados da Disciplina

*       Tema: Sistemas Ópticos Com Detecção Coerente

*       Professor(es): Darli Augusto de Arruda Mello

*       Créditos: 4

*       Horário: 416 417 616 617

*       Sala: PE-22

 

Ementa

1) Evolução e perspectivas dos sistemas ópticos: gerações evolutivas, detecção coerente, sistemas flexíveis e multiplexação por divisão espacial.

2) Princípios de comunicações: modulação, mapeamento e formatação de pulso.

3) Modulação óptica: o modulador Mach-Zehnder e a geração óptica de formatos de modulação multiníveis.

4) O canal óptico: atenuação, amplificação e ruído ASE. Dispersão cromática. Dispersão dos modos de polarização. Efeitos não-lineares.

5) O front-end do receptor.

6) Deskew e ortogonalização.

7) Compensação da dispersão cromática.

8) Equalização adaptativa: filtro de Wiener. Algoritmo do Gradiente Descendente, equalizadores facionalmente espaçados, Algoritmo do Módulo Constante, Algoritmo de Equalização Direcionada pelo Raio (RDE), Equalização Direcionada a Decisão (DD).

9) Recuperação de fase: algoritmo de Viterbi & Viterbi, Algoritmo de Busca Cega de Fase (BPS), recuperação de fase direcionada a decisão (DD).

10) Recuperação de frequência.

11) Decisão e decodificação diferencial.

12) Recuperação de relógio: algoritmo de Gardner.

 

Bibliografia

*       1. Cvijetic and Djordevic. Advanced Optical Communications: Systems and Networks. Artech House 2013

*       2. S. Haykin. Unsupervised Adaptive Filtering. Wiley 2000.

*       3. Selected papers from literature.


IE308 - Tópicos em Comunicações V (Turma T)

Dados da Disciplina

*       Tema: Processamento Digital de Sinais em Tempo Real

*       Professor(es): Luis Geraldo Pedroso Meloni

*       Créditos: 4

*       Horário: 316 317 516 517

*       Sala: PE-24

 

Ementa

i) Apresentação dos conceitos de processamento digital de sinais, cobrindo os seguintes tópicos: - Introdução a sinais e sistemas contínuos no tempo - Amostragem de sinais, teorema da amostragem - Equações de diferenças finitas - A transformada z - Sistemas discretos no tempo, estruturas - Projetos de filtros digitais IIR - Projetos de filtros digitais FIR - Análise de Fourier - Algoritmos de FFT e introdução à análise espectral.

ii) Introdução à linguagem VHDL

iii) Projeto em FPGA.

 

Bibliografia

*       1. Discrete-Time Signal Processing,second edition,Alan V. Oppenheim,Ronald W. Schafer With, Jonh R. Buck, Prentice-Hall,1998.

*       2. Notas de aula.


IE308 - Tópicos em Comunicações V (Turma V)

Dados da Disciplina

*       Tema: Projeto e Desenvolvimento de Jogos Digitais

*       Professor(es): Leonardo de Souza Mendes

*       Créditos: 4

*       Horário: 314 315 316 317

*       Sala: PE-35

 

Ementa

Nesta disciplina discutiremos os conceitos fundamentais, as questões estéticas e as questões práticas do projeto e do desenvolvimento de jogos digitais. Em particular serão abordadas as principais questões técnicas relacionadas com game design, programação e práticas de gerenciamento e publicação dos jogos digitais. Será discutida a aplicação de jogos digitais em educação.

 

Bibliografia

*       1. Notas de aula;

*       2. Textos selecionados;

*       3. Artigos acadêmicos.


IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma T)

Dados da Disciplina

*       Tema: Cidades Inteligentes e Cidades Cognitivas - Conceituação e Desenvolvimento

*       Professor(es): Leonardo de Souza Mendes

*       Créditos: 4

*       Horário: 414 415 416 417

*       Sala: PE-37

 

Ementa

Realização de pesquisas e estudos voltados para a conceituação e a descrição detalhada, com vistas ao desenvolvimento, de Cidades Inteligentes e Cidades Cognitivas.

 

Bibliografia

*       1. Artigos selecionados


IE309 - Tópicos em Comunicações VI (Turma R)

Dados da Disciplina

*       Tema: Visão Geral Dos Sistemas de Comunicações Ópticas

*       Professor(es): Aldário Chrestani Bordonalli

*       Créditos: 4

*       Horário: 210 211 410 411

*       Sala: FE-12

 

Ementa

Noções básicas dos sistemas de comunicações ópticas ponto-a-ponto, focando o meio de transmissão, o bloco transmissor e o bloco receptor: apresentação dos principais dispositivos e componentes ópticos empregados nos sistemas, além do próprio meio de transmissão; estudo das técnicas de transmissão e recepção, utilizando-se a evolução dos sistemas desde os monocanais até os atuais de altíssima capacidade. OBS.: caso a disciplina esteja aberta a inscrição de Estudantes Especiais, favor preencher completamente a ficha de inscrição, utilizando o campo "Outras Informações" para fazer a sua apresentação e incluir o que achar pertinente para justificar a obtenção de uma vaga. Não entrar em contato com o responsável pela disciplina para tratar desse assunto. A decisão sobre vagas é final.

 

Bibliografia

*       1. G. P. Agrawal, Fiber-Optic Communication Systems , 3a ed., John Wiley, 2002.

*       2. I. P. Kaminow e T. Li, Optical Fiber Telecommunications , vol. IV A e B, Academic Press, 2002.

*       3. Kazovsky et al, Optical Fiber Communication System , Artech House.


IE320 - Tópicos em Eletrônica I (Turma J)

Dados da Disciplina

*       Tema: Introdução à Compatibilidade Eletromagnética

*       Professor(es): César José Bonjuani Pagan

*       Créditos: 2

*       Horário: 414 415

*       Sala: PE-24

 

Ementa

Revisão de eletromagnetismo, introdução à compatibilidade eletromagnética, sinais periódicos, integridade do sinal, comportamento não-linear de componentes do circuito, descargas eletrostáticas.

 

Bibliografia

*       1. Clayton R. Paul, Introduction to Electromagnetic Compatibility (Wiley Series in Microwave and Optical Engineering) Wiley-Interscience; 2 edition

*       2. Henry W. Ott, Electromagnetic Compatibility En-gineering, Wiley (2009)

*       3. John D. Kraus, Electromagnetics, 4th Edition, Mc Graw-Hill

*       4. David K. Cheng, ?Field and Waves Electromagne-tic?, 2nd Edition

*       5. Andrew Zangwill, Modern Electromagnetics, Cambridge (2012)


IE326 - Tópicos Especiais em Microeletrônica II (Turma R)

Dados da Disciplina

*       Tema: Tópicos Especiais em Microeletrônica e Nanotecnologias: Teoria e Prática

*       Professor(es): Jacobus Willibrordus Swart

*       Créditos: 4

*       Horário: 214 215 216 217

*       Sala: PE-22

 

Ementa

Aulas teóricas: Classificação de nanotecnologias, conceitos básicos. Abordagens alternativas: top-down e bottom-up. Energia superficial, materiais líquidos e sólidos. Fenômenos relacionados à curvatura da superfície. Nanoestruturas de 0, 1 e 2 dimensões (nanopartículas e clusters, nanofibras e nanotubos, filmes finos): propriedades básicas. Técnicas de síntese. Mecanismos de nucleação e crescimento. Nanotubos de carbono (NTC) e folhas de grafeno: propriedades básicas. Tipos de ligações em carbono e outras nanoformas de carbono. Métodos básicos de síntese (CVD catalítico, arco, laser). Técnicas de caracterização, manipulação, purificação e funcionalização . Aplicações em nanoeletrônica , sensores químicos, físicos e biológicos, em emissores de campo e em materiais compósitos. Síntese e aplicações de grafeno. Aulas práticas: demonstração e treinamento em várias técnicas de síntese e análise de nanoestruturas e nanodispositivos (CVD, PECVD, FIB, SEM, Raman, AFM, processos FIBIE, FIBID, FEBIE, FEBID, medidas elétricas de 2 e 4 terminais) no Centro de Componentes Semicondutores - CCS da UNICAMP.

 

Bibliografia

*       1. G. Cao. Nanostructures and nanomaterials, Imperial College Press, London, 2004.

*       2. C. P. Poole, F. J. Owens, Introduction to nanotechnology, J. Wiley, N.Jersey, 2003.

*       3. Nanofabrication using focused ion and electron beams. Eds. I. Utke et al. Oxford Univ. Press. 2012


IE326 - Tópicos Especiais em Microeletrônica II (Turma U)

Dados da Disciplina

*       Tema: Microeletrônica Nanotecnologia: Dispositivos Fotovoltaicos Semicondutores

*       Professor(es): Luiz Carlos Kretly

*       Créditos: 4

*       Horário: 210 211 410 411

*       Sala: PE-26

 

Ementa

Microletronica- Semicondutores- Processos, litografia , implantação Iônica, nanotecnologia, processos de nanofabricação, nanotecnologia, design básico de Circuitos integrados, Design e simulação de dispositivos Fotovoltáicos, células solares mono, policristalina, multi-junção, tecnologias Heterojunção, HJT, HIT, PERC

 

Bibliografia

*       1. ?Fundamentals of Microfabrication?, M. Madou, CRC Press, 1997.

*       2. "MICROSYSTEM DESIGN," Stephen D. Senturia, Kluwer Academic Publishers,KAP, 2001.

*       3. ?VLSI Technology?, S.M. Sze, McGraw Hill Book International Book Co, 1983 e seguintes

*       4. ?Physics of Semiconductor Devices?, S. M. Sze, Willey-Interscience, várias edições

*       5. ?VLSI Fabrication Principles: Silicon and Gallium Arsenide?, S. K. Ghandi, Wiley- Interscience Publication, N.Y., 1983.


IE327 - Tópicos Especiais em Microeletrônica III (Turma P)

Dados da Disciplina

*       Tema: Sensores, Condicionamento e Aquisição de Dados

*       Professor(es): Elnatan Chagas Ferreira

*       Créditos: 4

*       Horário: 614 615 616 617

*       Sala: LE-14

 

Ementa

Eletrônica analógica e digital; amplificadores operacionais; circuitos com amplificadores operacionais; medidas de temperatura, pressão, strain, deslocamento, vibração; sensores; condicionamento de sinais analógicos; Conversão de dados; Sistemas de aquisição de dados, Aquisição de dados e medidas utilizando a plataforma LabVIEW.

 

Bibliografia

*       1. Instrumentation for Enginnnering Measuments , 2 Edição, Jmaes W. Dallly, William F. Riley e Kenneth G. Mc.Connell, Jonh Wiley & Sons, Inc. New York, 1993;

*       2. Process Control Instrumentation Technology , 4 Edição, Curtis Jonhson, Prentice Hall Career & Technology, New Jersey, 1993;

*       3. Handbook of Modern Sensors, Physics, Designs, and Applications , 3 Edição, Jacob Fraden. Springer-Verlag New York, Inc, 2004;

*       4. Op Amp Applications Handbook , Walt Jung, Analog Devices, Inc, 2005

*       5. Measurement and Insrumentation Principles , 3 Edição, Alan S. Morris, Linacre House, Jordan Hill, Oxford OX2 8DP, 2001


IE327 - Tópicos Especiais em Microeletrônica III (Turma S)

Dados da Disciplina

*       Tema: Pseudocapacitores: Caracterização Eletroquímica de Materiais e Dispositivos

*       Professor(es): Hudson Giovani Zanin

*       Créditos: 4

*       Horário: 314 315 316 317

*       Sala: PE-33

 

Ementa

Nesta disciplina estudaremos a síntese e a caracterização de materiais compostos majoritariamente por carbono. Na síntese estudaremos as deposições química e física que são capazes promover nanomateriais de 0D a 3D. Tais materiais possuem propriedades fascinantes quanto a dureza, rigidez, estabilidade térmica e química; além de elevada área superficial e rápida taxa de transferência de elétrons na interface com eletrólitos líquidos. Estas caracterísiticas fazem destes materiais excelentes materiais para aplicação como eletrodos em sensores, supercapaciotres e baterias. Na disciplina daremos ênfases aos estudos das técnicas de espectroscopia Raman, FTIR, fotoeletrônica de raios X, energia dispersiva também de microscopia de varredura, transmissão e força atômica bem como técnicas eletroquímicas tais como voltametria cíclica, cronopotentiometria (carga e descarga galvanostática) e impedância eletroquímica.

 

Bibliografia

*       1. Electrochemistry of Carbon Electrodes (2016) Richard C. Alkire, Philip N. Bartlett, Jacek Lipkowski ISBN: 9783527697489 Wiley-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA

*       2. Nanocarbons for Advanced Energy Storage (2015) Xinliang Feng ISBN: 978-3-527-33665-4 Wiley-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA

*       3. Electrodes for Li-ion Batteries Materials, Mechanisms and Performance Laure Monconduit Laurence Croguennec Rémi Dedryvère ISBN 978-1-84821-721-8 (2015)

*       4. Supercapacitors: Materials, Systems and Applications, Max Lu, Francois Beguin, Elzbieta Frackowiak, ISBN: 978-3-527-64668-5 ( 2013)

*       5. Electrochemical Supercapacitors: Scientific Fundamentals and Technological Applications B. E. Conway- ISBN 30645736-9 (1999)


IE345 - Tópicos em Comunicações IV (Turma L)

Dados da Disciplina

*       Tema: Introduction to Advanced Engineering Mathematics

*       Professor(es): Yuzo Iano

*       Créditos: 4

*       Horário: 214 215 614 615

*       Sala: FE-22

 

Ementa

Iteration.interpolation. Spline. Numeric Integration and Differentiation. Gauss elimination. Lu-factorization.Matrix inversion.Norms.LSM.Eigenvalues.Tridiagonalization. QR-factorization. ODES.Higher orders ODES.Elliptic,Parabolic and Hyperbolic PDEs.Neumann problems.Simplex method.Graphs and digraphs.Shortest spanning trees.Flows.

 

Bibliografia

*       1. 1.Advanced Engineering Mathematics. Erwin Kreyszig. John Wiley & Sons, Inc., 10th edition.


IE509 - Processos Estocásticos para Engenharia (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): Renato da Rocha Lopes

*       Créditos: 4

*       Horário: 314 315 514 515

*       Sala: PE-26

 

Ementa

PARTE I. Probabilidade: experimentos, espaço amostral. Eventos, conjuntos, álgebras e s-álgebras. Definição axiomática e freqüencial de probabilidade. Probabilidade condicional e independência. Variável aleatória e função de distribuição. Classificação e função de variável aleatória. Distribuição conjunta e função de variável aleatória. Esperança matemática e momento. esperança condicional. Função característica e geração de momentos. Teorema do limite central. Lei dos grandes números. PARTE II. Processos Markovianos e filas: Processo de Poisson. Processos aleatórios e propriedade de Markov. Cadeia de Markov discreta. Cadeia de Markov à tempo contínuo. Sistemas de filas. Notação de Kendall, cadeia de Markov, processo de nascimento e morte, propriedades de chegadas poissonianas. Filas M/M/1. Solução geral de equilíbrio. Teorema de Little. Filas com vários servidores. Filas com capacidade de armazenamento finito. Filas Markovianas. Métodos de estágios. Filas M/E ­ r/1 e E ­ r/M/1, estágios série-paralelos. Sistemas com chegadas em lotes. PARTE III. Correlação e covariância. Estimação linear e ortogonalidade. Distribuição Gaussiana multivariada. Processos estacionários e ergódicos. Densidade espectral e autocorrelação. Sinal telegráfico e ruídos. Filtros lineares à tempo contínuo. Filtros lineares discretos. Transmissão digital e teorema de Bennett. Filtro casado e detecção de sinal. Filtro de Wiener e extração de sinais. Estimação de erro quadrático mínimo.

 

Bibliografia

*       1. Parte I: A.B. Clarke e R.L. Disney; Probability and Random Processes: A First Course with Applications, John Wiley, 1985;

*       2. PARTE II: D. Gross, C.M. Harris; Fundamentals of Queueing Theory, John Wiley & Sons, 1974;

*       3. S.M. Ross; ÞIntroduction to Probability Models, Academic Press, 1985, 3ª Ed;

*       4. PARTE III: A. Papoulis; Probability, Random Variables and Stochastic Processes, McGraw Hill, 1991 (3ª Ed.).


IE521 - Tecnologia de Circuitos Integrados (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): José Alexandre Diniz, Roberto Lacerda de Orio, Leandro Tiago Manera

*       Créditos: 4

*       Horário: 310 311 510 511

*       Sala: PE-35

 

Ementa

Microcircuitos dedicados, semidedicados e de uso geral. Tecnologias bipolar, versões NMOS e CMOS. Modelamento dos processos de epitaxia, oxidação, difusão, processos com plasma, implantação de íons, fotolitografia, geração de máscaras. Controle e otimização. Testes e avaliação de controle e otimização. Testes e avaliação de confiabilidade.

 

Bibliografia

*       1. Integrated Circuit Engineering design, fabrication and applications", Arthur B. Glaser, Gerald E.

*       2. Arthur B. Glaser, Gerald E. Subak - Sharpe Addison Wesley Publishing Co., 1977


IE660 - Teoria da Informação (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): Max Henrique Machado Costa

*       Créditos: 4

*       Horário: 310 311 510 511

*       Sala: PE-26

 

Ementa

Introdução: informação e comunicação; entropia, entropia relativa e informação mútua; a propriedade da equipartição assintótica; compressão de dados; informação e teoria de jogos; capacidade de canal; entropia diferencial; o canal gaussiano; máxima entropia e análise espectral; teoria de taxa versus distorção; teoria de informação em redes de comunicação; teoria de informação e o mercado de capitais.

 

Bibliografia

*       1. Thomas Cover e Joy Thomas, Elements of Information Theory, Wiley, 1991.

*       2. Richard E. Blahut, Principles and Practice of Information Theory, Addison-Wesley, 1987.


IE670 - Análise e Desempenho de Redes de Comunicações (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): Paulo Cardieri

*       Créditos: 4

*       Horário: 414 415 614 615

*       Sala: PE-26

 

Ementa

Filas Markovianas, Fila M/Gl. Filas com prioridades. Redes de filas. Análise de bloqueio em redes telefônicas. Desempenho das redes locais CSMA/CD, taken ring e serviços cíclicos (polling). Análise da rede metropolitana FDDI. RDSI de faixa estreita (RDSI-FE) e dimensionamento dos enlaces digitais. Redes ATM: policiamento de tráfego e controle de admissão de chamadas. Comutação ATM: estruturas de comutação e desempenho das estruturas de comutação.

 

Bibliografia

*       1. T.G. Robertazzi, Computer Networks and Systems: Queueing Theory and Perfomance Evaluation, Second Edition, Springer-Verlag,1994;

*       2. J. L. Hammond and J. P. OReilly, Performance Analysis of Local Computer Networks, Addison-Wesley Publishing Company, 1986;

*       3. M. de Prycker, Asynchronous Transfer Mode: Solution for Broadband ISDN, Second Edition, Ellis Horwood, 1993.

*       4. A. S. Acampora, An Introduction to Broadband Networks, Plenum Press, 1994.


IE766 - Guiamento e Radiação de Ondas (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): Lucas Heitzmann Gabrielli

*       Créditos: 4

*       Horário: 308 309 508 509

*       Sala: PE-33

 

Ementa

Teoria das ondas em guias fechados e abertos: modos guiados, complexos e outros. Introdução ao Método dos Elementos Finitos. Análise modal (autovalores) e problemas de espalhamento. Teoria de redes para dispositivos passivos; análise de dispositivos de 3 e 4 portas. Teoria de modos acoplados. Projetos em RF e frequências ópticas. Parte da Bibliografia: A. Taflove and S. C. Hagness, Computational Electrodynamics: The Finite-Difference Time-Domain Method, 3rd ed. Boston: Artech House, 2005.

 

Bibliografia

*       1. C. A. Balanis, Advanced Engineering Electromagnetics, 2nd ed. Wiley, 2012.

*       2. S. F. Mahmoud, Electromagnetic waveguides: theory and applications. London: P. Peregrinus Ltd. on behalf of the Institution of E

*       3. K. Okamoto, Fundamentals of Optical Waveguides. San Diego: Academic Press, 2000

*       4. S. J. Orfanidis, Electromagnetic Waves and Antennas. 2010

*       5. D. M. Pozar, Microwave Engineering, 4th ed. Hoboken, NJ: Wiley, 2011


IT012 - Avaliação da Qualidade da Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): José Antenor Pomilio

*       Créditos: 4

*       Horário: 514 515 516 517

*       Sala: FE-12

 

Ementa

Distúrbios que afetam a QEE. Caracterização e Classificação dos Distúrbios. Duração de Sub e Sobretensões. Oscilações de Tensão: Fenômeno de Cintilação (Flicker). Técnicas de Estimação e Medição de Flicker. Limites. Fenômeno da Distorção Harmônica. Técnicas de Análise e Medição. Limites. Transitórios de Chaveamento, Energização de Transformadores, Capacitores, Ressonâncias, Amortecimento de oscilações. Importância do Aterramento na QEE. Análise de Distúrbios no Domínio do Tempo. Análise de Distúrbios no Domínio da Frequência. Tratamento Estatístico.

 

Bibliografia

*       1. Publicações em revistas especializadas;

*       2. Normas internacionais;

*       3. Apostila da disciplina.


IT304 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica I (Turma O)

Dados da Disciplina

*       Tema: Introdução a Geração de Energia Elétrica a Partir da Energia Eólica

*       Professor(es): Ernesto Ruppert Filho

*       Créditos: 2

*       Horário: 314 315

*       Sala: PE-24

 

Ementa

Fundamentos de geração eólica Geradores de indução Geradores síncronos Eletrônica de potência aplicável Geração de energia elétrica com turbinas em velocidade variável

 

Bibliografia

*       1. Artigos diversos de revistas científicas e tecnológicas e livros.


IT305 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica II (Turma F)

Dados da Disciplina

*       Tema: Contratação de Energia Elétrica Para Grandes Clientes

*       Professor(es): Luiz Carlos Pereira da Silva

*       Créditos: 2

*       Horário: 614 615

*       Sala: PE-37

 

Ementa

1)As características organizacionais e funcionais do Sistema Elétrico Brasileiro ? Históric0; 2)Agências reguladoras; 3)Regulação da distribuição de energia elétrica; 4)Regulação da transmissão de energia elétrica; 5)Regulação da geração de energia elétrica; 6)Mercado de energia elétrica; 7)Relações Comerciais Ouvidoria; 8)Condições Gerais de Fornecimento; 9)Mercado Livre e Mercado Cativo; 10)Preço de Liquidação das Diferenças ? PLD; 11)Ferramentas de análise de dados para suporte a contratação;

 

Bibliografia

*       1. ABRACEEL, Cartilha Mercado Livre De Energia Elétrica. Disponível em: http://www.abraceel.com.br/archives/files/Abraceel_Cartilha_MercadoLivre_V9.pdf A Acessado: 03/04/18

*       2. BRASIL, Lei 10.848/2004. BRASIL, Decreto 5163/2004.

*       3. BRASIL, Resolução Normativa 414/2010. BRASIL, Resolução Normativa 453/2011.

*       4. CCEE, Preço de Liquidação das Diferenças. Versão 2018.1.0 CCEE, Contratos. Versão 2018.1.0 CCEE, Procedimentos de Comercialização.

*       5. MAIMON, Oded. Data Mining and Knowledge Discovery Handbook. 2. ed. Boston, MA: Springer Science + Business Media LLC, 2010. v.: digital. ISBN 9780387098234. Disponível em: . Acesso em: 4 abr. 2018.


IT306 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica III (Turma Q)

Dados da Disciplina

*       Tema: Otimização Aplicada à Expansão de Sistemas de Transmissão de Energia Elétrica

*       Professor(es): Marcos Julio Rider Flores

*       Créditos: 4

*       Horário: 508 509 510 511

*       Sala: PE-24

 

Ementa

1 - Revisão dos conceitos de modelagem e programação matemática. 2 - Linguagem de modelagem algébrico para programação matemática. 3 - Revisão da análise de sistemas de energia elétrica. 4 - Planejamento da expansão de sistemas de transmissão. 5 - Planejamento da expansão de sistemas de transmissão com restrições de segurança. 6 - Planejamento da expansão de sistemas de transmissão multi-estagio. 7 - Planejamento da expansão de sistemas de transmissão considerando cenários. 8 - Planejamento a curto prazo da expansão de sistemas de transmissão.

 

Bibliografia

*       1. Publicações em revistas especializadas.


IT306 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica III (Turma Z)

Dados da Disciplina

*       Tema: Operação de Sistemas de Potência

*       Professor(es): Madson Cortes de Almeida, Karen Caino de Oliveira Salim

*       Créditos: 4

*       Horário: 608 609 610 611

*       Sala: PE-26

 

Ementa

- Introdução à operação de sistemas de potência; - Monitoramento de Sistemas de Potência: Sistema SCADA, Estimação de Estado; - Análise de Segurança em Tempo Real: Análise Estática de Segurança, Estabilidade Angular, Estabilidade de Tensão; - Sistemas EMS/DMS: Área de Controle, Controle Automático de Geração, implementação do CAG.

 

Bibliografia

*       1. Wood, A.J. e Wollenberg, B.F., Power Generation, Operation, and ControlŤ, John Wiley and Sons, INC., 2a Edição, 1996

*       2. Glover, J.D. e Sarma, M., Power System Analysis and DesignŤ, PWS Publishing Company, Boston, 2a. Edição, 1994

*       3. Saadat, H., Power System AnalysisŤ, PSA Publishing Co, 3a. Ed., 2010.

*       4. Artigos técnicos.

*       5. Relatórios da operação do SIN.


IT306 - Tópicos em Sistemas de Energia Elétrica III (Turma Y)

Dados da Disciplina

*       Tema: Máquinas Multifásicas, Uma Introdução

*       Professor(es): Edson Bim

*       Créditos: 4

*       Horário: 221 222 421 422

*       Sala: PE-24

 

Ementa

Vetores Espaciais, máquinas de indução e síncronas.

 

Bibliografia

*       1. Capítulo 15, Máquinas Elétricas e Acionamento, Edson Bim, Elsevier

*       2. Artigos recentes sobre Máquinas Multifásicas


IT705 - Estabilidade Transitória em Sistemas de Energia Elétrica (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor(es): Walmir de Freitas Filho

*       Créditos: 2

*       Horário: 616 617

*       Sala: PE-26

 

Ementa

Definição do problema de estabilidade, tipos de estabilidade. Modelos de máquinas síncronas, sistemas de excitação, estabilizador e regulador de velocidade adequados ao estudo de estabilidade transitória. Métodos de integração numérica. Equivalentes dinâmicos.

 

Bibliografia

*       1. Publicações em revistas especializadas.

 





 




Disciplinas Tipo Tese


 

AA001 – Dissertação de Mestrado (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor: Pró-Reitoria de Pós-graduação

*       Créditos: Atividades relacionadas à elaboração da tese de Doutorado

*       Matrícula automática a partir do 2º período do aluno no curso.

 


IA002 - Tese de Doutorado (Turma A)

Dados da Disciplina

*       Professor: Pró-Reitoria de Pós-graduação

*       Créditos: Atividades relacionadas à elaboração da tese de Doutorado

*       Matrícula automática a partir do 2º período do aluno no curso.

 

 




Disciplinas de Estágio (Para Alunos do Programa PED)


 

INSTRUÇÃO CPG-FEEC 45

 

Define as condições de contabilização das disciplinas CD001 - Estágio de Capacitação Docente PED A, CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B, e CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C.

 

1.    Os créditos referentes às disciplinas CD001, CD002 e CD003 não poderão fazer parte do número mínimo de créditos em disciplinas, estabelecido pelo Regulamento de Pós-Graduação da FEEC, a serem cursados pelos alunos de mestrado e doutorado.

2.    Aos alunos aprovados nestas disciplinas deve ser atribuído exclusivamente o conceito S (suficiente).

 

Aprovada em reunião da CPG/FEEC em 06/06/2011, Parecer 056/2011.

Aprovada em reunião da Congregação/FEEC em 27/06/2011, Resolução 116/2011.

 


 

CD001 - Estágio de Capacitação Docente PED A - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

*       Professor: Coordenador da CPG/FEEC

*       Créditos: 4

 

Ementa

Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.


CD002 - Estágio de Capacitação Docente PED B - Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

*       Professor: Coordenador da CPG/FEEC

*       Créditos: 4

 

Ementa

Esta atividade faz parte do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes regularmente matriculados em cursos de Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência plena, abrangendo planejamento, desenvolvimento e avaliação de disciplinas de graduação.


CD003 - Estágio de Capacitação Docente PED C - Mestrado/Doutorado (Turma V)

Dados da Disciplina

*       Professor: Coordenador da CPG/FEEC

*       Créditos: 2

 

Ementa

Esta atividade é parte integrante do Programa de Estágio Docente (PED) e visa aperfeiçoar os estudantes de Mestrado e Doutorado da UNICAMP no exercício de atividade de docência, abrangendo a elaboração ou correção de listas de exercícios, auxílio ao professor em aulas práticas, aulas teóricas ou de exercícios de reforço, plantão de dúvidas ou outras consideradas correlatas que tenham sido explicitadas no Projeto de Participação no PED.